Ir ao conteúdo

Como diminuir sensibilidade do sensor de toque TTP223?

Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

Posts recomendados

Postado

Achei muito bom os sensores TTP223 (sensor de toque), entretanto eles são muito sensíveis (o que é bom em certos pontos e ruim em outros, por exemplo:

Com eles nus, basta chegar com o dedo perto (1CM) e já aciona o comando, o que é bom pois para colocar dentro da carcaça de algum aparelho ele consegue passar o "sinal" através da parede do aparelho...

Mas para outras coisa fica sensível demais, por exemplo:

Pretendo ligar um destes em uma maçaneta (ou algo semelhante), mas quero que dispare somente se o usuário colocar a mão de fato na maçaneta, e não se simplesmente chegar perto.

Acham que se eu cortar a trilha do "TOUCH" e acrescentar um resistor (a ser calculado) em paralelo, pode diminuir a sensibilidade e funcionar da maneira que pretendo?

Obrigado.

sensor_touch_capacitivo_ttp223_680_1_201

• Solução
Postado

Blumer, diz o manual (clique aqui) para acrescentar um capacitor de até 50pF ali, nos terminais "Sensitivity Adjustment Terminal". Mas mesmo com 100pF ainda funciona. Tem que tocar na superfície, mas ainda funciona.

TP223-touch-sensor-pinout.png

Se você chutar esse C para bem mais que 100pF (eu testei com 47nF), e colocar uma chave sem trava entre o primeiro terminal desse novo capacitor (aquele em que esse capacitor se conecta ao capacitor que já vem na plaquinha) e o VCC, vira um flip-flop comum, de botão, com a vantagem de suprimir os tremiliques (bounces) da chave...

Postado

Só completando que aquela hora, quando eu ia completar perdi a conexão...

Se você for conectar a maçaneta em algum lugar, depois de "dessensibilizar" com o cap extra, experimenta conectá-la na entrada do capacitor que já vem na plaquinha, acho que não precisa resistor...

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
14 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Se você for conectar a maçaneta em algum lugar, depois de "dessensibilizar" com o cap extra, experimenta conectá-la na entrada do capacitor que já vem na plaquinha, acho que não precisa resistor...

Valeu a dica, obrigado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...