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Conserto de placa eletrônica: Lava louça industrial Hobart FX 40


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Saudações,

 

Tenho uma placa para ver se consigo reparar. Sou leigo em eletrônica, mas me defendo bem. Tenho boa noção para entender os princípios. Consigo consertar se souber o que e onde procurar. Então, abaixo vou descrever o que a máquina faz e como a placa deve funcionar:

 

1) Lava a louça por tempo determinado. Esse tempo só é alterado com programação fixa, que é acessado por placa de comando, que fixa outros tempos maiores com valores pré-determinados;

2) A porta tem sensor magnético. Com a a máquina ligada, abrir e fechar, aciona o ciclo;

3) Após o enchimento, a parada é por nível d´água, que se dá por pressostato mecânico;

4) Esvaziamento do tanque de lavagem é manual, retirando-se tubo de dreno da cuba com esvaziamento por gravidade;

5) Ciclo de lavagem e enxágüe dura 1:30 minutos, aproximadamente (há alguma imprecisão). Lava por 1 minuto e enxágüe por 30 segundos;

6) Tem um booster (caldeira) com resistência elétrica de 9,0 KW, que aquece a água à 80°C e uma resistência menor de 2,0 KW no tanque de lavagem para 60°C com um sensor de temperatura para cada. Há 2 termostatos de segurança em série com os sensores de temperatura, um para cada aquecimento;

7) A entrada de água é por válvula solenóide comum com acionamento simultâneo da bomba de enxágüe;

8) Ao acionar o ciclo, inicia a lavagem pelo tempo. Faz uma curta pausa e inicia o enxágüe. Durante o enxágue é aberta a válvula de entrada d´agua, que entra pelo booster. O excesso vai pelo ladrão no tubo do dreno por transbordamento;

9) Uma bomba para lavagem e uma para enxágüe;

10) Tensões de funcionamento: 220V (fase/neutro) para comando, 380V para potência (só para resistência de enxágüe), demais componentes operam em 220V.

 

Código de erro / falha Hobart FX40 / FE30 / Ecomax 900 / AMB
E1: Falha na comunicação serial entre o módulo e a interface;
E2: Porta Aberta;
E3: Falta água no tanque de lavagem;
E4: Falha no conjunto termostato do Booster;
E5: Falha no conjunto termostato do tanque de lavagem;
E6: Não atingiu o nível do tanque de lavagem em 8 minutos de enchimento.
E7: Após 5 (cinco) ciclos de operação a temperatura de enxágüe não diminuir
de 88°C (Falta de água na rede);
E8: Após 10 (dez) ciclos de operação a temperatura de enxágüe inferior a
60°C (Resistência queimada ou falha na leitura do sensor do booster);

 

O defeito:

 

A placa não desliga a resistência do booster ao chegar nos 80°C, sendo desligada pelo termostato de segurança. No display passa a informar erro (E04) ao invés da temperatura. Se houver alguns ciclos em erro, a placa impede novos acionamentos. Como a entrada de água é pelo booster, a temperatura cai e volta a mostrar no display. O erro não impede o funcionamento por alguns ciclos (5 se não me engano). Então, o defeito é na leitura da resistência do sensor (que já foi trocado, é novo). É um Termopar se não me engano. O termostato de segurança é tipo moeda bimetálico. Em resumo, é isso. Informações mais detalhadas é só pedir. 

Não tive oportunidade ainda de retirá-la. Talvez amanhã. O cliente fica numa cidade vizinha a 40 KM. Vou lá amanhã.

Então o que preciso saber é quem, na placa, que deve reconhecer o diferencial de resistência do sensor para substituir, se eu conseguir encontrar à venda.

 

As fotos  são da placa montada na máquina. 

 

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  • Coordenador

A temperatura é reconhecida pelo próprio processador da placa através desse sensor que você menciona, mas a resistência é acionada através de um ou mais relés ou Triacs, siga os fios da resistência de aquecimento e troque os relés ou triacs responsáveis, um deles pode estar colado (Relé) e deixando a resistência ligada direto.

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Prezado @BCP! Não era os relés! Mas mantenho os chopps! Rssssss. Seguinte: A resistência explodiu. É de 3 filamentos, só um funcionando. As pontas dos outros 2 estava injetando tensão na água. Interessante que não fechou curto por ser 2 fases em aberto. 

 

Pergunta: Essa tensão estava na carcaça. Pode ser que o sensor injetou na placa e ela apresentou problemas? Pode acontecer de bugar a lógica dela? Enquanto estava medindo a corrente antes de tirar, momento em que tomei o choque na carcaça, ela fez 3 acionamentos sem que se tocasse no botão ou abrisse e fechasse a porta. Apenas mexendo nela (placa). Ela funciona normalmente, apenas não para de aquecer, abrindo o termostato de segurança.

 

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  • Membro VIP

Pode ter colado algum relé ou algo do controle está mantendo ele fechado. Suponho que além do segurança tem algum sensor tipo termopar ou do gênero acoplado ao controle..

Puts.. vi agora que Brunão já mencionou.. Mas como escrevi sem ler o dele, agora deixa... 🙃

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  • Coordenador

Que bom de descobriu o problema.

O que causou isso pode ser realmente o fato da resistência estar rompida e energizando a água e consequentemente provocando falha na placa de controle.

Espero que não precise de trocar a placa, ficando só da resistências mesmo...

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  • 1 ano depois...

@Marcelosantuzzi Deve ser defeito da boia do tanque ou válvula de entrada d'água que não fecha.

 

 

Boia.webp

 

@.if@BCP : A propósito, a um mês atrás cliente decidiu retomar esse conserto. Depois de quebrar a cabeça um tempo, descobri que era o termostato de segurança bimetálico do booster, que estava desligando antes da temperatura atingir o set point. Talvez tenha estragado quando deu o curto na água na explosão da resistência. Está funcionando perfeitamente agora. Tinha esquecido deste tópico.

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