Ir ao conteúdo

Como desenvolver um circuito com 3 sensores

Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Postado
  Em 28/03/2023 às 19:22, MOR_AL disse:

O link vai colocar a função "Sirene" em função de portas AND e OR.

Expandir  

E vai precisar de uns inversores também ....

Ou se usa um monte de portas lógicas e inversores , ou se usa um CD4051 e um inversor, ou se usa apenas um CD4067.

Paulo

• Curtir 1
Postado
  Em 28/03/2023 às 18:51, aphawk disse:

Vou dar uma ajuda : esse circuito pode ser feito com um único CI : CD4067 .

Expandir  

Mas aí foge da proposta do exercício que é usar o caminho já apontado pelo @MOR_AL para criar um circuito só com as portas lógicas. 

Essa ideia seria útil somente em um circuito prático, tendo que montar de verdade e fazer funcionar. 

Indo por esse lado, o CD4067 hoje em dia deve ser caro e difícil de achar, então eu iria em algo mais barato: CD4028 e 3 diodos. :lol:

Em 28/03/2023 às 19:22, MOR_AL disse:

Entre no link abaixo e insira o que você obteve na saída (Sirene).

https://www.profelectro.info/mapa-de-karnaugh-onlie-para-simplificacao-de-funcoes-booleanas-a-partir-da-tabela-da-verdade/

O link vai colocar a função "Sirene" em função de portas AND e OR.

Expandir  

Me lembrou de um programa que eu tinha, veio num CD junto com uma revista de eletrônica que comprei. O programa transformava qualquer tabela verdade ou expressão booleana em um circuito com somente portas NAND. 

Já o caminho mais fácil para resolver esse problema, acho que seja terminar o que foi proposto no início do tópico e desenhado por um dos alunos:

(sabe se lá porque ele mandou a foto invertida). 

IMG_20230309_154416.jpg

Aqui formou um circuito simples e faltou pouco pra funcionar corretamente, dado o enunciado apenas uma situação não é atendida:

"Caso sensor 1, sensor 2 e sensor 3 estejam ativos, sirene não deverá tocar." 

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
  Em 29/03/2023 às 03:15, Renato.88 disse:

circuito com somente portas NAND. 

Expandir  

De fato eu quase mencionei que usaria apenas porta nand pois acho que já mencionei num passado que porta nand é a célula tronco de toda a eletronica digital e computacional: todas as d+ são deriváveis dela. NOT, OR, AND, etc e muito mais: memória de 1 bit, flip-flop, e se existisse... porta MAY BE ou PERHAPS 🤪

Em 29/03/2023 às 12:46, aphawk disse:

timing para evitar spikes na saída do circuito ).

Sinceramente tenho a impressão que nem ensinam nada sobre tempos de propagacao dessas portas hoje em dia mas …..

Expandir  

Penso não ser a proposta da coisa do momento deles, mas ... ... tá valendo. De fato nem me lembro se isso me foi passado no passado  😁... Mas .. na prática há outra teoria mesmo 🤪

• Curtir 1
Postado
  Em 29/03/2023 às 03:15, Renato.88 disse:

Já o caminho mais fácil para resolver esse problema, acho que seja terminar o que foi proposto no início do tópico e desenhado por um dos alunos:

(sabe se lá porque ele mandou a foto invertida). 

IMG_20230309_154416.jpg

Aqui formou um circuito simples e faltou pouco pra funcionar corretamente, dado o enunciado apenas uma situação não é atendida:

"Caso sensor 1, sensor 2 e sensor 3 estejam ativos, sirene não deverá tocar." 

Expandir  

O problema desse circuito é que ele permite também o alarme quando os 3 sensores estiverem acionados ….teria de eliminar essa condição com um NAND de 3 entradas e mais uma porta AND de duas ( e mais uma porta AND de duas entradas ligadas juntas servindo apenas de equalizadora de timing para evitar spikes na saída do circuito ).

Sinceramente tenho a impressão que nem ensinam nada sobre tempos de propagacao dessas portas hoje em dia mas …..

Em 29/03/2023 às 12:29, .if disse:

De fato nem me lembro se isso me foi passado no passado  😁

Expandir  

Você conseguiu uma máquina do tempo .... respondeu meu post antes de eu publicar kkkkkkk !!!

Olha, em 1985 estava envolvido em um projeto de um IBM-XT compatível, e tinha a placa de vídeo CGA que era meio grandinha e tinha vários circuitos discretos junto no projeto. Era uma época onde estavam surgindo os 74HCT para substituir os 74LS e 74ALS que eram usados no circuito original.

Claro que o pessoal resolveu usar os 74HCTs ..... e claro que o circuito de vídeo apresentou vários caracteres esquisitos na tela do monitor kkkkkkk .... como a placa era toda soquetada, trocamos os CI´s discretos pelos originais, um a um, até resolver o problema. Quando aparentemente resolveu, deixaram apenas esse original e começaram a repor  os outros, e logo depois surgia um problema diferente. 

Aí resolvi estudar o circuito e começei a fazer contas com os tempos de propagação, e percebi que tinha uma baita diferença entre os circuitos ..... comparando os datasheets, calculei as diferenças, e percebí que surgiam vários spikes quando usávamos todos os 74CHT .....

Resultado final : para evitar refazer a PCB , colocando alguns RC em pontos estratégicos, fizemos um Mix dos 74LS e 74HCT para compensar os tempos de propagação e o problema foi resolvido.

Pena que a corrupção governamental já existia naquela época, e o computador não foi aprovado pela SEI......

Paulo

• Haha 1
Postado

O problema desse circuito é que ele permite também o alarme quando os 3 sensores estiverem acionados

Expandir  

Comentei isso ali em cima. Por isso eu disse que falta terminar. 

( e mais uma porta AND de duas entradas ligadas juntas servindo apenas de equalizadora de timing para evitar spikes na saída do circuito ).

Expandir  

Acho que isso aqui não importa, pelo que já vimos, o importante é a lógica. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!