Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como desenvolver um circuito com 3 sensores


Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

1 hora atrás, Elisson Hecavei disse:

Cheguei aqui não sei se está correto mais não sei muito bem o que fazer com a entrada a que seria de energia socorro 

IMG_20230309_135420.jpg

Seu circuito está invertido. A entrada de energia é a letra A, mas sem aquele inversor. 

B, C e D são os sensores. 

Está quase certo, porém de acordo com o enunciado ainda falta uma parte:

Em 06/03/2023 às 14:02, Renata De Pontes Crepaldi Briich disse:

Caso sensor 1, sensor 2 e sensor 3 estejam ativos, sirene não deverá tocar.

No caso atual, ao receber o sinal das 3 sirenes ao mesmo tempo a "sirene" toca. 

Então, além do já apresentado tem que fazer um circuito que soma as três entradas simultaneamente e desliga a saída. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, .if disse:

cara esteja plugado analogamente àquele cara que ganhou um campeonato de xadrez onde ele recebia informações via código morse

 

Essa pouca gente percebeu a malícia.... gostei do plugado "analogamente" , encaixa perfeitamente em todos os sentidos  kkkkkk

 

 

@Elisson Hecavei ,

 

Experimente fazer a tabela-verdade desse seu circuito, e veja se a saída com nivel "1" atende todas as condições !

 

Paulo

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato.88 disse:

No caso atual, ao receber o sinal das 3 sirenes ao mesmo tempo a "sirene" toca.

Cara, fiz o raciocínio 2 a 2 na montagem do circuito, não pensei nos 3 acionados. Fiz caca! Caca hapens! Tem que utilizar uma porta de 3 entradas ou mais. 

Por diversão pensei como fazer isso de forma discreta. O xor de n entradas (sem limite, é modular) utiliza 2 transistores por entrada + 3 na análise booleana + 2 na saída totem pole. É simples. Num chute calibrado creio que a transição seja de uns 300ns, o que limita a frequência máxima.

9 horas atrás, .if disse:

a não ser que o cara esteja plugado analogamente àquele cara que ganhou um campeonato de xadrez onde ele recebia informações via código morse. 🤪.

Ganhar um campeonato com a rosca piscando... Dependendo das preferências foi dupla felicidade! Boca maldita! 🤣

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@Renato.88  O erro que você observou existe sim.Se B e C estiverem ativos a saída do primeiro xor é zero. Estando D ativo também o segundo xor dará 1 na saída.

Pois é, as portas trabalham assim mesmo.... 

Por isso, o professor que criou o problema colocou a situação onde se as 4 entradas estiverem acionadas o resultado também será zero. 

Acabei matando a charada por aqui, se resolve com outro conjunto de portas paralelo a esse. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu falando sério e vcs zoando... O cara trapaceou pow! Ouvi dizer que o treco era blue tooth 😁

 

Eu debrucei um pouco sobre o problema (do tópico!) e cheguei a resultados mentais semelhantes aos vossos com porta xor. De fato nem usei a tabela: apenas a imaginação mesmo. Mas me bateu a antiga curiosidade de como criar esta tabela. mapa de "carnô" (preguiça de escrever certo)  e etc. Alguém podia disponibilizar aqui pra nós (mim) com riqueza de detalhes. Nota: a sua seu professor já deve tirar 30% devido a este tópico. Obviamente ele está acompanhando ok?

 

 

5 horas atrás, aphawk disse:

Se fosse para fazer isso que você fez

Paulão...o carinha entrou só pra dar uma cagadinha e saiu vazado 😁

Mas sim.. algo me diz que ele teve boa intenção 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Daniel Zanati disse:

Creio que não seja esse o resultado da tabela verdade,

A tabela verdade apresenta apenas uma saída para cada uma das quatro entradas.

São 16 linhas de conjuntos ABCD. Serão 16 saídas, uma para cada linha ABCD.

Considerando a entrada "A" em "0", sem energia, a saída será "0", independente das outras entradas, certo?

Em tempo: Você esqueceu a condição 0111. Sua tabela só possui 15 linhas.

Agora use o seu pensamento de forma semelhante e continue a preencher a tabela verdade.

Coloque "1" nas saídas que atendem as especificações do enunciado do problema e "0" quando não atender.

Faça isso, que eu poderei lhe auxiliar, corrigindo o que estiver errado e sugerindo no que for necessário.

Você sabe resolver um mapa de Karnaugh 4 linhas por 4 colunas?

Com as 16 saídas, monte o mapa de Karnaugh e use a técnica inerente para simplificar o circuito.

Parece que o circuito até já foi apresentado.

Bons estudos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MOR_AL disse:

Você sabe resolver um mapa de Karnaugh 4 linhas por 4 colunas?

 

kkkkkkk Meu amigo, lembre-se de que somos pré-históricos aqui .... hoje o professor só fala que existe esse método, dá um exemplinho bico, e acabou, quem quiser saber mais vai pesquisar .....

 

Até para isso já tem aplicativo para celular ...

 

Que saudades da época em que o professor realmente ensinava de verdade.... e cá entre nós, eu resolvi este problema do tópico em menos de 5 minutos, mesmo tendo aprendido essa matéria fazem mais de 40 anos .....

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, aphawk disse:

Que saudades da época em que o professor realmente ensinava de verdade.... e cá entre nós, eu resolvi este problema do tópico em menos de 5 minutos, mesmo tendo aprendido essa matéria fazem mais de 40 anos .....

É verdade!

Eu não me preocupei com detalhes. Só indiquei o caminho. 

Se eu quisesse resolver, eu levaria um pouco mais de tempo. Hehehehehe! 😊

MOR_AL

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente cometi um erro no post acima. Fiz a analise 2 a 2 e não percebi que com as 3 entradas de presença em 1 a resposta será positiva. O correto é usar uma porta xor com 3 entradas ou mais. As excedentes (se houver) no nível1. Esqueça a cascata, não funciona como foi proposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@cibele souza ,

 

Se você ler todo este tópico vai ter muito mais informações do que precisa para resolver essa questão!

 

Mais do que já escrevemos aqui , só colocando a resolução da questão, a qual não serve para o aprendizado de todos vocês…

 

Mas mostre o que você já fez, mostre as suas tabelas verdades, mostre onde você chegou ok ?

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenass...

 

Decidi criar uma conta e responder aqui porque vejo que muitos estão com a mesma dúvida que eu tive, e quem está tentando ajudar não entende nossa situação.

 

Vou explicar, somos estudantes EAD, de idades entre 18 e 40+, muitos cursando pela primeira vez e tendo a ''sorte'' de cair de pára quedas nesse tema que pra iniciante é sim complexo. As aulas são semanais, explicando talvez a ponta do iceberg e todo o resto a gente tem que buscar aprender na marra.

 

Então não é de se surpreender que eu, assim como muitos, chegamos nessa atividade mais perdidos que cego em tiroteio. Enfim, não achei lugar algum que explique de uma forma simplificada. E muito menos aqui, a explicação de vocês eu não consegui entender fácil. Porém lendo, relendo, buscando informações em outros locais, livros, etc, eu consegui chegar no resultado que resolveria o problema proposto.

 

O primeiro passo foi realizar a tabela verdade, dica que li aqui nessa postagem. É só seguir o procedimento, a quantidade de linhas necessárias é = a 2 elevado ao número de entradas (A (energia), B (sensor), C (sensor) e D (sensor) = 4), 2 elevado a 4 potencia resulta em 16 linhas. Faça a coluna A onde ficará na vertical os números 0 repetido 8 vezes e o número 1 repetido 8 vezes. Na coluna B, divide por 2 resultando em 0 repetidos 4 vezes, depois 1 repetido 4 vezes, nessa ordem até completar todas as linhas. Coluna C, divide por 2 resultando em 0 repetidos 2 vezes, depois 1 repetidos 2 vezes, nessa ordem até completar todas as linhas. Coluna D, divide por 2, 0 uma vez, 1 uma vez, nessa ordem até completar todas as linhas. Feito isso, acrescente uma nova coluna, a do S (saida) e nessa coluna voce vai preencher, levando em conta os valores das outras colunas, colocando 0 (Falso) onde A (energia) é igual a 0 e onde os sensores BCD sejam 1 consecutivos na mesma linha. Será colocado 1 (Verdadeiro) somente nas linhas onde A (energia) = 1 e B = 1 ou C = 1 ou D = 1 sem que se repita BCD. No final a coluna S terá somente 3 situações Verdadeiras (numeração 1) , as demais serão todas Falsas (numeração 0).

 

Feito isso encontrei a maneira de realizar o circuito utilizando as portas AND, OR e XOR. Em anexo uma imagem simplificada de como ficou, como exemplo.

 

Não posso afirmar se esteja correto ou não, porém foi a maneira lógica que encontrei de chegar no que foi requisitado, utilizei o programa Logisin para verificar se realmente a saída se aciona com um sensor somente e sim funcionou.

 

Boa sorte para os alunos do curso e para quem já entende do assunto favor se puder indicar macetes, vídeos, artigos, que falem do tema de maneira mais fácil para nos ajudar a entender melhor e poder replicar e até mesmo ensinar quem ainda tenha dificuldade.

exemplo.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lRedArrowl Pelas regras do fórum não podemos mostrar as respostas diretamente. Um usuário até chegou a colocar a resposta uns dias atrás, mas teve a postagem apagada pelo administrador. 

Podemos apenas dar dicas, porém percebemos que até agora todos que passaram por aqui ainda não conseguiram pegá-las para resolver o problema. 

 

Um macete interessante pra quem não está familiarizado ao assunto é depois de conseguir fazer a tabela verdade é analisar cada porta lógica, ver o que ela faz e se serve para resolver o problema ou não. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, lRedArrowl disse:

E muito menos aqui, a explicação de vocês eu não consegui entender fácil. Porém lendo, relendo, buscando informações em outros locais, livros, etc, eu consegui chegar no resultado que resolveria o problema proposto.

Mas é assim que se aprende!!!

 

Na postagem #36 eu mostrei o caminho. Parte de sua postagem mostra exatamente o que indiquei. Fazer a tabela verdade com 16 linhas e 5 colunas

Em 10/03/2023 às 09:49, MOR_AL disse:

Aí está a primeira dica

A tabela verdade apresenta apenas uma saída para cada uma das quatro entradas.

São 16 linhas de conjuntos ABCD. Serão 16 saídas, uma para cada linha ABCD.

Aí foi a segunda dica

Considerando a entrada "A" em "0", sem energia, a saída será "0", independente das outras entradas, certo?

Aí foi o auxílio, sempre corrigindo o que foi tentado fazer

Em 10/03/2023 às 09:49, MOR_AL disse:

Em tempo: Você esqueceu a condição 0111. Sua tabela só possui 15 linhas.

Aí foi mais uma dica

Em 10/03/2023 às 09:49, MOR_AL disse:

Agora use o seu pensamento de forma semelhante e continue a preencher a tabela verdade.

Coloque "1" nas saídas que atendem as especificações do enunciado do problema e "0" quando não atender.

 

Em 10/03/2023 às 09:49, MOR_AL disse:

Você sabe resolver um mapa de Karnaugh 4 linhas por 4 colunas?

Com as 16 saídas, monte o mapa de Karnaugh e use a técnica inerente para simplificar o circuito.

Aí foi a última dica. 

Se pesquisar "Mapa de Karnaugh" vai encontrar muita coisa.

 

Mais do que isso, só mesmo o que cabe à parte do aluno, que quer aprender. Ou seja, fazer o que você fez.

Eu não conheço outra forma de aprender.

MOR_AL

SEGUE UM EXEMPLO FICTÍCIO PARA APENAS 3 ENTRADAS E UMA SAÍDA.

Como não é a solução do exercício, acredito que possa ser postado.

Fiz rapidamente e pode haver erro, mas a sequência dos eventos é a mesma.

1212180961_ExemploFictcio.thumb.jpg.a55d37eb15b9f1a83981b6e2e69de2a2.jpg

Qualquer dúvida é só postar.

MOR_AL

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem tem dúvidas, tem centenas de aulas de eletrônica digital no google, você só precisar mapear os conteúdos e ir assistindo e entendendo um assunto por vez (se ficou dúvida pegue o mesmo assunto em outros lugares até não ter mais!).

offtopic:
Já cursei essa disciplina faltando 3 meses para o semestre acabar, virtual também e tendo 1 aula por semana, eu aprendi tudo a base de forma online e fazendo exercícios sozinho. Equações booleanas, teoremas, simplificação de circuitos, portas lógicas, latch, flip flops, contadores, clocks, sistemas assíncronos com e sem memória, etc..

Pena que esqueci boa parte do conteúdo já que não foi minha área escolhida. 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/03/2023 às 19:58, lRedArrowl disse:

Então não é de se surpreender que eu, assim como muitos, chegamos nessa atividade mais perdidos que cego em tiroteio. Enfim, não achei lugar algum que explique de uma forma simplificada. E muito menos aqui, a explicação de vocês eu não consegui entender fácil. Porém lendo, relendo, buscando informações em outros locais, livros, etc, eu consegui chegar no resultado que resolveria o problema proposto.

 

Mas é isso mesmo que todos tem de fazer para aprender !!! Tem de ir pesquisar, e aprender como gerar a equação do problema a partir das variáveis, e num segundo passo minimizar a equação para podermos reproduzir o circuito mais simples possível.

 

A técnica do mapa de Karnaught é simples e apresenta bons resultados, e para se familiarizar com ela tem de praticar alguns exemplos, facilmente encontráveis na Internet.

 

Hoje em dia a Internet substitui os livros do passado, temos tudo praticamente de graça para aprendermos, mas ainda é necessário o esforço por parte dos alunos.

 

Como em tudo na vida, a prática leva à perfeição. Lembram dos famosos exercícios ao final dos capítulos nos livros ?  É a mesma coisa que tem de ser feita hoje, o conhecimento só se fixa a partir da prática dos exercícios.

 

Paulo

 

 

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo que entendi da atividade a tabela verdade deveria ser: 

 |energy (A)|B|C|D|Sirene| 

 |0                |0|0|0 |  0       |                      

 |0                |1|0|0|  0        |                      

 |0                |0|1|0|  0        |                    

 |0                |0|0|1|  0        |                      

 |0                |1|1|0|  0        |                      

 |0                |0|1|1|  0        |                      

 |0                |1|0|1|  0        |                      

 |0                |1|1|1|  0        |    

 |1                |0|0|0|  0        |

 |1                |1|1|1|  0        |

 |1                |1|0|0|  1        |

 |1                |0|1|0|  1        |

 |1                |0|0|1|  1        |

 |1                |1|1|0|  0        |

 |1                |0|1|1|  0        |

 |1                |1|0|1|  0        |

 

com algo que identifique se apenas um dos sensores está acionado juntamente com a energia

Sendo acionada apenas nas combinações A-B, A-C, A-D

agora como representar isso é com vocês kkk

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, gabrielesplech disse:

pelo que entendi da atividade a tabela verdade deveria ser: 

 |energy (A)|B|C|D|Sirene| 

 |0                |0|0|0 |  0       |                      

 |0                |1|0|0|  0        |                      

 |0                |0|1|0|  0        |                    

 |0                |0|0|1|  0        |                      

 |0                |1|1|0|  0        |                      

 |0                |0|1|1|  0        |                      

 |0                |1|0|1|  0        |                      

 |0                |1|1|1|  0        |    

 |1                |0|0|0|  0        |

 |1                |1|1|1|  0        |

 |1                |1|0|0|  1        |

 |1                |0|1|0|  1        |

 |1                |0|0|1|  1        |

 |1                |1|1|0|  0        |

 |1                |0|1|1|  0        |

 |1                |1|0|1|  0        |

 

com algo que identifique se apenas um dos sensores está acionado juntamente com a energia

Sendo acionada apenas nas combinações A-B, A-C, A-D

agora como representar isso é com vocês kkk

 

 

Vou dar uma ajuda : esse circuito pode ser feito com um único CI : CD4067 .

 

Agora tá mais fácil do que empurrar bêbado na ladeira kkkk

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gabrielesplech disse:

agora como representar isso é com vocês kkk

Agora use o mapa de karnaugh com 4 variáveis (que são as entradas). Vai dar uma matriz 4x4.

Coloque "1" nas combinações retiradas da saída que valem "1" e "0" nas combinações retiradas da saída, que valem "0".

Já até deve haver isso mastigado na Net.

Em tempo:

Não é necessário, mas apenas como facilidade de entender, utilize a sequência ABCD em ordem numericamente crescente. Desde 0000 igual a zero decimal, até 1111, igual a 15 decimal.

Observar, que no mapa de Karnaugh, ocorre apenas uma variação das entradas para elementos adjacentes da matriz.

Entre no link abaixo e insira o que você obteve na saída (Sirene).

https://www.profelectro.info/mapa-de-karnaugh-onlie-para-simplificacao-de-funcoes-booleanas-a-partir-da-tabela-da-verdade/

O link vai colocar a função "Sirene" em função de portas AND e OR.

O certo seria vocês nem precisarem do link, mas já vi, que está sendo um "parto" para vocês, então... Ruim com, pior sem o link.

Em tempo 2:

Na minha época, não parava aí, com portas AND e OR. Tinha que montar com portas NAND e NOR, o que exigia mais uma etapa.

Bons estudos.

MOR_AL

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!