Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC PIC12F675, Recebendo erros na hora de compilar


Visitante

Posts recomendados

Em 23/03/2023 às 11:20, aphawk disse:

Tem um módulo pronto para inversores no mercado que muita gente já postou inversores de mais de 3KW com ele, tem centenas de vídeos na Internet sobre isso ! Ele gera o sinal SPWM, tem como tratar a amplitude gerada, tem pronto o tratamento do dead-time, enfim tudo o que você precisa está dentro dele e prontinho!

 

Segue o link :

 

https://www.smartkits.com.br/gerador-de-onda-senoidal-spwm-egs002-eg8010-ir2113

 

image.png.21532d7dc5734598aaac29a468d77ed1.png

 

 

Paulo

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Show França. A vontade ter este driverzinho aumenta.  Por alguns segundos achei que você estava usando a bateria como fonte do inversor.😁 Tive que ver seu vídeo de novo kk .. obs to sem som. O pulo do gato é o indutor. Fale mais sobre ele, qual toroide, quantas espiras, qual bitola e etc. Ok.. inútil pro autor mas nem tanto pra posteridade...Obs: tópico meio descarrilado.. nada contra se esperar nova oportunidade, ok? 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, .if disse:

Show França. A vontade ter este driverzinho aumenta.  Por alguns segundos achei que você estava usando a bateria como fonte do inversor.😁 Tive que ver seu vídeo de novo kk .. obs to sem som. O pulo do gato é o indutor. Fale mais sobre ele, qual toroide, quantas espiras, qual bitola e etc. Ok.. inútil pro autor mas nem tanto pra posteridade...Obs: tópico meio descarrilado.. nada contra se esperar nova oportunidade, ok? 

 

 

 

Site pra calcular o toroide:

http://pigeonsnest.co.uk/stuff/core-saturation.html

 

O núcleo você compra o  de material S26, Sendust modelo MMTS26T7716.

Compra na Magmattec Vai custar uns R$37,00 + frete. 

https://www.magmattec.com.br/

 

Vai precisar de uns 600uH que nesse núcleo vai dar na faixa de umas 120 espiras. Coloca os dados aí na calculadora para saber melhor. 

 

O condutor, você escolhe com densidade de corrente da ordem 2A até 6A por Cm², sendo que se usar 6A por Cm² do fio, vai precisar de ventilação no indutor para esfriar ele. De 2A para baixo por 2A Cm² do fio, não precisa de ventilação. 

 

Esse indutor meu é do tipo que precisa de ventilação. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, albert_emule disse:

Vai precisar de uns 600uH que nesse núcleo vai dar na faixa de umas 120 espiras

16 minutos atrás, albert_emule disse:

os dados do núcleo: 

Na minha extrema pobreza a minha ideia era aproveitar um núcleo E de fonte de pc que tenho às pencas. Na minha cabecinha [de bagre]  ia focar apenas nos 600uH com um fio mais grosso possível. Mas tenho ciência que há forças ocultas envolvidas... literalmente. Mas diz aí... você se importa se eu tentar caso monte isso algum dia? 🤪

 

Abç meu velho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, .if disse:

Na minha extrema pobreza a minha ideia era aproveitar um núcleo E de fonte de pc que tenho às pencas. Na minha cabecinha [de bagre]  ia focar apenas nos 600uH com um fio mais grosso possível. Mas tenho ciência que há forças ocultas envolvidas... literalmente. Mas diz aí... você se importa se eu tentar caso monte isso algum dia? 🤪

 

Abç meu velho.

 

É possível fazer esse indutor até com lâminas de trafo aço-silício.

Veja que muitos inversores de nobreak usa a própria indutância do trafo para filtrar o PWM, muitas vezes em alta tensão, direto da rede 220 retificada. O trafo funciona sem problema com o PWM lá de 10Khz. Logo é possível fazer um indutor com lâminas de trafo aço-silício.

Mas acredito que precise de um Gap.

 

Com esses núcleos de ferrete também vai precisar de um gap.

Tente usar a mesma lógica desse núcleo Sendust: Coloque umas 120 espiras no carretel. Depois ai aumentando o gap até dar 600uH.

 

Em enrolamentos compactos para transformadores de grande porte, recomenda-se utilizar um condutor com uma densidade de corrente abaixo de 2,5 amperes por milímetro quadrado. Em transformadores menores, nos quais, a dissipação de calor se dá mais facilmente, recomenda-se uma densidade de corrente de 3 amperes por milímetro quadrado. Em indutores pequenos com poucas camadas de fio, pode-se utilizar uma densidade de corrente de 6 amperes por milímetro quadrado, e nesse caso é necessário uma ´ ventilação forçada.    

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, albert_emule disse:

corrente abaixo de 2,5 amperes por milímetro quadrado

2 horas atrás, albert_emule disse:

a dissipação de calor se dá mais facilmente, recomenda-se uma densidade de corrente de 3 amperes por milímetro quadrado

2 horas atrás, albert_emule disse:

uma densidade de corrente de 6 amperes por milímetro quadrado, e nesse caso é necessário uma ´ ventilação forçada. 

Estranho.. a capacidade de corrente aumenta e aumenta a temperatura... ou seria a corrente aumenta e aumenta a temperatura? aí sim...

 

Melhor parar por aqui.. apesar de técnico, está ficando atópico com zero ganho. Já estou sentindo o franzir de olhos do Brunão kk .. só + isso...

 

 Me fez lembrar.. na infância coloquei uma bobina - o estator de um liquidificador dentro de uma lata dágua pra esquentar a água ..  kk .. consigo fechar os olhos e sentir o calor da lata e o cheiro que dava 😁

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

O problema do transformador.

Isso impede que a placa de controle monitore 100% da forma de onda da saída em tempo real. 

 

 

 

Fluke1.jpg

 

 

Esses 30 graus de atraso, faz com que o sistema de correção entre em oscilação ao tentar corrigir em tempo real, pelo seguinte motivo: 

 

Vamos imaginar que o sistema de controle inicie a senoide do zero. Na saída só vai aparecer senoide 30 graus atrasado. Com isso o sistema de controle vai enviar uma potência maior para forçar a senoide a aparecer no tempo certo. Quando a senoide aparecer, vai estar com muita energia, pois recebeu muita potência antes para aparecer. Agora o sistema vai fazer de tudo para diminuir essa energia e vai cortar a potência, mas como a resposta no trafo é sempre atrasada 30 graus, o sistema vai cortar demais a energia. Nisso a senoide acaba entrando numa espécie de oscilação. 

 

 

 

Daí que entra o controle Pid. 

Na representação gráfica abaixo, o gráfico preto, representaria a saída do transformador, que tem uma inércia de resposta e iria entrar em oscilação.

No gráfico abaixo a oscilação diminui até sumir, pois seria representação de algo semelhante a um elevador indo parar num andar específico. Uma hora a oscilação acaba. Balança até parar 😁

 

Mas na senoide o controle tenta corrigir o tempo inteiro, pois a senoide é um sinal que nunca para de se movimentar, a oscilação também seria constante.

O que fazer para não oscilar? Tem que fazer o tal controle Pid, que consiste em três tipos de controles: 

Proporcional, derivativo e integral. 

 

O resultado do controle é o gráfico vermelho que corrige sem oscilar. 

É preciso fazer uma sintonia de Pid para que dê certo. É algo meio complexo.   

 

PID-BASICS.png

 

 

 

 

 

O controle Pid geralmente costuma ser implementado na forma digital no Micro-controlador. 

Mas pode ser representado na forma analógica conforme o circuito abaixo. 

Circuit-for-analog-PID-controller-ka-for

Observando o circuito analógico, vemos que o primeiro amplificador operacional que faz o papel do controle Proporcional, faz apenas uma amplificação no sinal, mas não filtra nada.

 

O segundo amplificador operacional que faz o papel do controle Integrativo, ele tem um filtro com capacitor que forma um integrador. Esse tipo de filtro atenua variações rápidas de sinal e só deixa passar sinais com variações lentas.

 

Já o terceiro amplificador operacional que faz o papel do controle derivativo, parece que dá um ganho no sinal com variação rápida e atenua os sinais com variação lenta.    

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!