Ir ao conteúdo

Computador apresentando telas azuis

Ir à solução Resolvido por Lima Chagas,

Posts recomendados

Postado

Galera,  Boa Dia!

Estou com o PC um pouco instável... ele vem apresentando BSOD "Tela Azul" com tarefas que não faço ideia do porque kks... recentemente deu um BSOD no Login, antes de iniciar o Windows, a unica coisa que fiz foi a troca do monitor para TV, DP para HDMI e o segundo BSOD foi na hora de finalizar uma simples tarefa do Windows " Widgets", que estava consumindo muito a memória no processo. Windows 11 22h2 Limpo e atualizado, apenas com alguns programas que uso, drives e Chipset atualizado.
Obs: passei o mentest86 por quase 3horas em 3200mhz e não encontrou nenhum erro na memória. Jogando com uso intenso não tenho problemas nenhum, temperaturas estão ok, a unica coisa que tenho certeza são os drives da GPU NVIDIA que está causando muitos problemas recentemente, tela preta e outros problemas...

Meu PC
Cpu: Ryzen 5 5600x padrão sem OC
placa-mãe: B550 MSI MAG
Ram: D30 2x8 16GB XPG 3200mhz Está em XMP
FONTE: Corsair CX750 Bronze
Gpu: RTX 3070 ASUS Dual
2 NVMe Samsung E XPG
Windows 11 22h2 atualizado , update Moment 2 não
BIOS Atualizada

Antes desses 2 BSOD, tive outros BSOD , referente ao Ntfs.sys, eu creio que foi devido algum drive problemático, formatei a máquina e agora está como na descrição.. O engraçado é que eu jogo de tudo que é jogo pesado, faço teste de estresse e não dá problemas! 
Vamos desvendar esse B.O!

IMG-20230309-WA0004(1).jpg

IMG-20230309-WA0003(1).jpg

IMG-20230309-WA0005.jpg

20230309_120929.jpg

• Moderador
Postado

@Lima Chagas Amigo, foi pedido para que você respondesse as perguntas que foram feitas e postasse as respostas aqui, além de rodar o coletor de logs e anexasse todos os arquivos coletados aqui para que eu pudesse analisar. Você não fez nada disso...

Por gentileza, execute o coletor de logs abaixo e me envie todos os logs que serão coletados.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Perdão amigo, não tinha reparado!

OBS: Eu desativei o agendamento de gpu acelerado por hardware, desinstalei o update moment 2 do Windows 11 e coloquei um drive mais antigo da NVIDIA! até o momento sem telas azuis.

Há quanto tempo ocorre este problema?

R:Faz uns15 Dias 

Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?

R:NÃO!

Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?

R: Fonte Corsair CX750 Bronze

Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?

R:Não!

O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?

R:Direto na tomada com filtro de linha icampler + um bom aterramento

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?

R:Apenas os perifericos como teclado, mouse, Fone.

O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?

O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?

O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?

R:Não

O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?

Algum overclock foi feito no computador?

R: Apenas o XMP da memória RAM, 3200mhz

LogsColetados.7z

• Moderador
Postado
16 minutos atrás, Lima Chagas disse:

@GabrielLV Perdão amigo, não tinha reparado!

OBS: Eu desativei o agendamento de gpu acelerado por hardware, desinstalei o update moment 2 do Windows 11 e coloquei um drive mais antigo da NVIDIA! até o momento sem telas azuis.

Fez bem com os drivers, porém ao desativar a aceleração via hardware, você está impedindo que as aplicações usem a GPU para acelerar suas tarefas pois vários recursos e programas conseguem usar a GPU para realização de determinadas tarefas, como gerenciamento da interface gráfica, exatamente para que ela funcione com mais velocidade. Ao desativar a aceleração via hardware, eles deixarão de usar a GPU para usar apenas a CPU, o que é mais lento. Recomendo que reative, pois se os problemas persistirem com ela ativada, isso indica que estamos lidando com um defeito físico na placa de vídeo.

image.png.0eb4131bb213eabfa36a9c119b0c3528.png

image.png.f3351e455582c397a0b1e99e0096d89a.png

Os dumps não estão dando informações o suficiente. Porém, existem vários erros apontando para falha na placa de vídeo.

Verifique por mais algum tempo se, com o procedimento realizado nos drivers, se o problema irá ser resolvido. Caso ele persista, rode o BurnInTest, teste todas as peças com todos os testes disponíveis e veja se é detectado alguma falha de hardware:

https://www.passmark.com/products/burnintest/index.php

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV @GabrielLV

Amigo, teve um detalhe que não expliquei kkkks, esses Logs do dia 09/03/2023, pode ignorar... isso foi devido a Demo do jogo Resident Evil 4, todas essas falhas foi devido a isso,... do dia 07 a 08 pode considerar referente ao BSOD do ntoskrnl.exe

esse erro do nvlddmkm foi porque o jogo fechava inúmeras vezes por questões de alteração de gráficos ingame. no período do BSOD não tinha nada relacionado com a GPU. infelizmente o arquivo de Logs pegou tudo referente até hj dia 10! tanto é que se voce perceber, os BSOD deu no dia 07 e 08 como mostra o BlueScreenView.

Dois detalhes pra ficar mais especifico

*1 BSOD no dia 07/03/2023 foi na tela de Login, na troca entre o monitor e DP para TV em HDMI 

*2 BSDO foi no dia 08/03/2023 devido a uma execução de finalização em processos do serviço Wigdjet do Windows, pôs o mesmo estava consumindo muito processo de Ram!

• Moderador
Postado
19 minutos atrás, Lima Chagas disse:

@GabrielLV @GabrielLV

Amigo, teve um detalhe que não expliquei kkkks, esses Logs do dia 09/03/2023, pode ignorar... isso foi devido a Demo do jogo Resident Evil 4, todas essas falhas foi devido a isso,... do dia 07 a 08 pode considerar referente ao BSOD do ntoskrnl.exe

ntoskrnl.exe é nada menos que o kernel do Windows. Isso não quer dizer que é o Windows (ou este arquivo em si) que está causando a tela azul, mas sim, que alguma instabilidade ocorreu no sistema que fez o kernel do Windows "travar", e por isso ocorreu uma tela azul.

Continue testando nos próximos dias, e caso o problema persista, verifique o hardware com o BurnInTest, conforme mencionei no outro post.

• Curtir 1
Postado

Engraçado, a única coisa que eu fiz foi apenas ligar o pc na tv via HDMI , a tv é uma TCL C725, assim que ligou, na tela de Login deu o BSOD com o aviso "DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL", já usei o Verifier durante umas 10horas também, Zero BSOD.
a um tempo atras, presenciei BSOD acusando o ntfs.sys... na época lembro de ter feito apenas um update do drive de Rede, fiz o downgrade e resolveu. Minha placa-mãe é da MSI, uma B550 MAG, eu uso o Software MSI Center pra controlar o RGB da placa-mãe... Porém meu H115i é da Corsair e tenho que usar o ICUE pra controle do RGB e controle das Fans e Bomba, eu percebi que o Icue não estava muito estavel na maquina e o removi por completo. será que pode ser ele a causa? algum conflito com o MSI? 

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Lima Chagas Faça o seguinte: Volte no BurnInTest, em Dashboard, e selecione os seguintes itens para testar:

CPU, Disk, PCI-E, TPM.

Rode os testes novamente e poste o resultado aqui. Independente dos resultados serem positivos ou negativos. Após isso, tente desativar a funcionalidade do chip TPM no setup da sua placa-mãe.

Eu não encontrei exatamente onde fica essa opção, mas achei este vídeo que pode ajudar a localiza-lo, caso sua BIOS seja a mesma.

https://www.youtube.com/watch?v=LpcHLSsd4vo

Vá para o minuto 8:35. Na configuração "Settings\Security\Trusted Computing", ele pedirá para você ativar. Para o seu caso, você deve desativa-lo caso esteja ativo. Salve as configurações e teste o PC. Veja se o problema persistirá.

EDIT: Ignore o que eu mencionei acima pois poderá causar problemas no seu Windows 11. Faça somente o teste do BurnInTest

12 minutos atrás, Lima Chagas disse:

Porém meu H115i é da Corsair e tenho que usar o ICUE pra controle do RGB e controle das Fans e Bomba, eu percebi que o Icue não estava muito estavel na maquina e o removi por completo. será que pode ser ele a causa? algum conflito com o MSI? 

Se você já o removeu, então não.

Postado
2 minutos atrás, GabrielLV disse:

@Lima Chagas Faça o seguinte: Volte no BurnInTest, em Dashboard, e selecione os seguintes itens para testar:

CPU, Disk, PCI-E, TPM.

Rode os testes novamente e poste o resultado aqui. Independente dos resultados serem positivos ou negativos. Após isso, tente desativar a funcionalidade do chip TPM no setup da sua placa-mãe.

Eu não encontrei exatamente onde fica essa opção, mas achei este vídeo que pode ajudar a localiza-lo, caso sua BIOS seja a mesma.

Vá para o minuto 8:35. Na configuração "Settings\Security\Trusted Computing", ele pedirá para você ativar. Para o seu caso, você deve desativa-lo caso esteja ativo. Salve as configurações e teste o PC. Veja se o problema persistirá.

Se você já o removeu, então não.

mas eu só removi depois do BSOD, antes tinha os 2 instalados... outra coisa, atualizei a BIOS hj, no site da AMD informa que tinha uma BIOS Beta. tudo isso bem depois do BSOD

• Moderador
Postado

@Lima Chagas Eu recomendei um procedimento ali que não é mais necessário, atualize a página para ver a resposta (e desculpe o engano).

Se você removeu depois que deu tela azul, então é importante testar nos próximos dias para verificar a funcionalidade.

E faça o teste que mencionei acima com o BurnInTest, pois analisando os logs do Windows novamente, existem diversos registros apontando para erros relacionados ao chip TPM que é necessário para o funcionamento da criptografia do Sistema, e também para a execução do Windows 11.

Postado
18 minutos atrás, GabrielLV disse:

@Lima Chagas Eu recomendei um procedimento ali que não é mais necessário, atualize a página para ver a resposta (e desculpe o engano).

Se você removeu depois que deu tela azul, então é importante testar nos próximos dias para verificar a funcionalidade.

E faça o teste que mencionei acima com o BurnInTest, pois analisando os logs do Windows novamente, existem diversos registros apontando para erros relacionados ao chip TPM que é necessário para o funcionamento da criptografia do Sistema, e também para a execução do Windows 11.

E referente ao BSOD que deu? Não tem informação de nada que pode ter causado né?

• Moderador
Postado

@Lima Chagas Existem registros informando que ocorreu a BSOD, e também existem registros informando que não foi possível gerar corretamente o log delas (coisa que geralmente acontece quando é falha de hardware). A minha suspeita no momento é que o chip TPM (que é um chip da placa-mãe) é o culpado. Faça o teste para analisarmos.

image.png.b7c62343b66dc16c71de12ed913a0b67.png

O Credential Guard é um recurso do Windows que serve para proteger as credenciais do usuário durante o login. E para este recurso funcionar, é necessário o chip TPM...

https://learn.microsoft.com/en-us/windows/security/identity-protection/credential-guard/credential-guard-requirements

image.png.be3a0fba1d03252997e4d7a2b05e6124.png

OBS: Em alguns casos, já vi falhas extremamente específicas do tipo serem resolvidas com a atualização do BIOS. Você fez bem em atualiza-la pois era justamente uma das próximas recomendações hehe.

E uma dúvida. Com a sua instalação do Windows 11, você chegou a mexer em alguma configuração ou fazer alguma instalação relacionada ao Hyper-V?

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, GabrielLV disse:

@Lima Chagas Existem registros informando que ocorreu a BSOD, e também existem registros informando que não foi possível gerar corretamente o log delas (coisa que geralmente acontece quando é falha de hardware). A minha suspeita no momento é que o chip TPM (que é um chip da placa-mãe) é o culpado. Faça o teste para analisarmos.

O Credential Guard é um recurso do Windows que serve para proteger as credenciais do usuário durante o login. E para este recurso funcionar, é necessário o chip TPM...

https://learn.microsoft.com/en-us/windows/security/identity-protection/credential-guard/credential-guard-requirements

OBS: Em alguns casos, já vi falhas extremamente específicas do tipo serem resolvidas com a atualização do BIOS. Você fez bem em atualiza-la pois era justamente uma das próximas recomendações hehe.

E uma dúvida. Com a sua instalação do Windows 11, você chegou a mexer em alguma configuração ou fazer alguma instalação relacionada ao Hyper-V?

Não, nada relacionado ao Hyper-V, sobre o TPM... vou analisando com o tempo.. se serve de dica... antes dessa minha placa-mãe, eu tinha uma igual a ela e passei pra frente e comprei essa igual junto com a CPU também igual, Ryzen 5600x, a única coisa que mudou foi a RAM e um novo NVMe na construção do PC, detalhe que antes não ocorria esses BSOD e sempre dava esse mesmo aviso do ftpm no visualizador de eventos na placa-mãe anterior. 
outra coisa, a BIOS que coloquei é uma BIOS beta lançada dia 03 de Março

e sim man, Muito obrigado pelo auxilio!!! Vamos descobrir a causa pra servi de dica. 

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Bom dia.

6 dias hoje e até o momento nada de BSOD.

Coisas que eu fiz, que pode ter sido a solução.

*Atualizei a BIOS para última versão

*Atualizei o Chipset pelo site da AMD

*Tirei o ICUE 4 da Corsair ( Possível conflito com o MSI Center)

*Removi alguns programas de SSD e NVMe.

(Magician Samsung e Sandisk Dashboard)

*Removi um teclado + mouse wireless de marca duvidosa.

Lembrando que todos os comandos de reparo como por exemplo o (sfc/scannow) não resolvia.

Na minha opinião, o motivo pode ter sido a BIOS ou Chipset, mas tenho 90% de certeza que foi a BIOS.. o Sistema não caiu desde o update da mesma.

Vou esperar 15 dias, e em sequência 30 Dias! Até lá se não cair, pode finalizar como resolvido!

Postado
Em 16/03/2023 às 22:59, GabrielLV disse:

Amigo, Resolvido! Creio que o problema foi devido a BIOS mesmo, update removeu os BSOD até o exato momento.

pode fechar o tópico como resolvido. Obrigado...

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

@Lima Chagas Olá amigo, acompanhei aqui seu tópico, com a atualização da BIOS os problemas foram resolvidos? Acho que já passaram quase uns dois meses né dessa atualização que você fez.

• 4 meses depois...
Postado
Em 12/05/2023 às 14:05, Nightsy disse:

@Lima Chagas Olá amigo, acompanhei aqui seu tópico, com a atualização da BIOS os problemas foram resolvidos? Acho que já passaram quase uns dois meses né dessa atualização que você fez.

Olá meu amigo, sim, os BSOD eram devido a BIOS, depois do update tudo voltou a funcionar normalmente 😄

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!