Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom vou direto ao ponto. Esporadicamente tenho enfrentado erro de hardware aqui. O erro é basicamente este:

Fonte: Windows

Resumo: Erro de Hardware

Data: ‎11/‎03/‎2023 23:23

Status: Não informado

Descrição:

Um problema com o hardware fez com que o Windows parasse de funcionar corretamente.

Assinatura do problema

Nome de Evento de Problema:    LiveKernelEvent
Código:    141
Parâmetro 1:    ffffbc8f5ccba460
Parâmetro 2:    fffff80293536820
Parâmetro 3:    0
Parâmetro 4:    3024
Versão do SO:    10_0_22621
Service Pack:    0_0
Produto:    256_1
Versão do sistema operacional:    10.0.22621.2.0.0.256.48
Identificação da Localidade:    1046

O computador é o seguinte:

• AMD Athlon 3000G
  • placa-mãe AM4 A320
  • 12Gb de RAM DDR4 (8+4)
  • GPU RX 550 4Gb Saphire
  • SSD 480Gb
  • HD 1Tb
  • Fonte: 500W
  • Duas ventoinhas auxiliares
  • Cooler box
  • WIndows 11 22H2 Moment 2
  • Adrenaline Pro e Driver versão 22Q4 atualizado

As anomalias aqui começaram do nada depois que atualizei para o "Moment 2". Piorou depois que fiz uma restauração para os padrões de fábrica do Windows 11 22H2 Moment 2. Antes eu usava o Adrenaline "normal" o da cor vermelha. Agora está esse Pro, de cor azul. Não sei se isso tem haver com as anomalias aqui enfrentadas. Eu fiz esta reinstalação do sistema para os padrões de fábrica por meio da restauração do sistema no Painel de configuração simplesmente porque o meu virtual box tinha parado de funcionar e começou a apresentar erro de memória virtual. Fui pesquisar sobre o que estaria causando isso e o que mais encontrei foi relacionado a alguns programas de antivírus mas no meu caso aqui nem desabilitando tanto o panda quanto o Windows defender surtiu efeito na hora. Então eu acabei optando por fazer uma reinstalação limpa até porque quando eu coloquei ARX 550 eu não tinha feito a devida remoção dos drivers AMD da GPU integrada Vega 3. E na ocasião eu sentia um certo lag no mouse. Depois que fiz a reinstalação o lag do mouse sumiu e o computador parecia estar funcionando a contento até que eu comecei a enfrentar alguns esporádicos congelamento. Não presenciei nenhuma tela azul por enquanto mas tenho presenciado um ou outro erro de hardware. Geralmente ou o sistema congela e eu preciso desligar no botão ou ele fica extremamente lento. Esse erro que eu postei aqui apareceu depois que, ao utilizar uma aplicação que demanda da Placa Gráfica, ter dado problema aparecendo a mensagem de que o driver esgotou o limite ou algo do gênero. No momento em que apareceu a mensagem do Adrenaline a aplicação fechou e o sistema fica ficou com tela preta por alguns segundos voltando em seguida. Daí eu tive a curiosidade de verificar os relatórios de erro do Windows e apareceu esse erro aí. Como apareceu mensagem do Adrenaline dizendo haver problema e eu correlacionou tal erro a Placa Gráfica, por isso que eu vim nesta categoria postar. Não sei se o problema está diretamente relacionado ARX 550 a memória a fonte ou a placa-mãe. Uma coisa curiosa que tem com acontecido aqui é que vira e mexe a minha rede de cabo ela simplesmente cai como se tivesse desconectado o cabo depois ela volta. Pergunto será que o problema que está relacionado a Windows e os drivers da AMD? Será que o problema aqui é físico? O que eu poderia fazer para poder tentar identificar o que pode estar acontecendo aqui sem ter que levar numa assistência?

obrigado.

Postado

@Math.Pi é eu sou adepto dessa filosofia. Mas quando fui instalar o Adrenaline, ocorreu do sistema de instalação da AMD colocar esta versão ai. No caso do Windows ele atualiza sozinho, ou seja automaticamente. Será que se eu fizer como da outra vez, de quando peguei a  placa, ir no site da AMD e fazer uma pesquisa manual da placa em questão, isso faça alguma diferença?

Curioso que eu não lembro onde foi parar o que eu tinha baixado. Ai fui na minha pasta de utilitários na minha unidade de arquivos e peguei o instalador mais recente da AMD que lá está. Dai instalou este. Sinceramente não entendo o que houve.

No caso fazendo o que mencionei mais acima o certo é fazer o que não fiz da primeira vez. Usar o DDU (Display Driver Uninstaller) com o Windows 11 carregado em Modo de Segurança, com rede, para remover completamente o driver AMD. E utilizar o Revo Uninstaller para remoção completa do Adrenaline Pro. Dai ir na página da AMD, pesquisar manualmente pelo dispositivo, baixar e instalar o que a busca me trouxer para o meu sistema. E dai ver se resolve. Esquisito começarem a aparecer estes congelamentos por aqui. E geralmente não deixam registro de erro em lugar nenhum. Só de uns 3 dias pra cá que o sistema passou a apresentar registros de erro de hardware.

Aqui tem apresentado anomalias em situações adversas. Às vezes eu uso o computador o dia inteiro não dá nada. Às vezes eu vou jogar GTA 4 fico aí 1 hora e pouco jogando e ele trava Do Nada. Quando não trava só o aplicativo congela o sistema inteiro. Já aconteceu de eu estar utilizando um obs estúdio fazendo uma live transmitindo um vídeo de 10 minutos em loop com um áudio capturado por meio de uma stream áudio, e lá pelas tantas da live o computador simplesmente reinicia. Ontem quando eu fiz essa postagem reportando o erro o que apareceu nos registros do Windows eu estava utilizando o visualizador Alchemy pra Second Life. Por fim eu mencionou uma outra coisa curiosa que eu comento uma outra postagem aqui há uma semana atrás e ninguém comentou nada, é de que às vezes quando eu desligo a tela ao ligá-la novamente algum tempo depois a parte inferior da tela fica com um tom amarelado parecendo televisão a válvula quando liga e as válvulas estão esquentando. Questão de segundos a coloração fica normal mas sinceramente eu nunca vi isso até então.

Eu gostaria de uma forma de tentar achar um possível causador de problemas aqui porque eu estou, no momento, sem condições ($$$) de levar numa boa assistência. Para que seja feito uma análise mais profunda. Aqui na minha cidade (interior) eu desconheço uma boa assistência que teria competência técnica e ferramental adequado para uma análise mais precisa do meu equipamento. Optando por essa ação terei que levar numa cidade mais próxima que tenha. No meu caso é Brasília, pois estou no estado de Goiás mas Brasília está mais perto do que a capital.

Desde já obrigado.

Postado

É, voltei a sentir um certo lag na utilização do Windows 11 com a RX. Não no mouse exatamente, como ocorria no princípio, mas no sistema como um todo. Que as vezes apresenta um perceptível lag. Como identificar se o problema é a GPU, o processador, placa-mãe, memória, ou fonte? Não estou conseguindo chegar num denominador comum aqui.

Obrigado.

Postado

A nova agora, que passou a acontecer aqui. Vendo vídeo no Youtube o um ou outro fica com a imagem toda deformada. Não consegui registrar ainda, mas passei a presenciar essa anomalia no momento em que escrevo esse post.

Estou usando o Opera GX e só consigo ver vídeo corretamente nele se a aceleração de hardware estiver ativa. Do contrário o vídeo fica com a imagem "engasgando".

No mais, se desligo a tela quando volto a ligar, um tempo depois, a imagem fica com um amarelado na parte inferior. Depois volta ao normal.

Preciso descobrir uma forma de identificar o que ocorre aqui sem ter de levar numa assistência. Há alguma coisa que possa fazer?

Fiz um print do problema com um vídeo rodando. Olhem que esquisito, pois era pra aparecer assim num print de tela????

O que me dizem a respeito?

imagem_2023-03-15_013231125.png

Sim as vezes tem partes do vídeo que fica desse jeito ai e se eu volto pro referido ponto do problema apresenta a mesma anomalia. Se eu dou um reload na página do vídeo o ponto problemático volta ao normal. Só está acontecendo isso nesse PC que está com a RX 550. No outro desktop que tem uma velha GT 210 não acontece isso e no velho notebook de 16 anos também não. Todas as minhas 3 máquinas são AMD. A diferença na GPU do segundo desktop.

Postado

@Math.Pi Já! E parece num ter driver que dê jeito. No meu outro AMD que tem uma simplória N-vidia GT 2010 nunca aconteceu anomalia nenhuma e lá as vezes essa placa é usada ao extremo, pois é o PC da minha esposa e ela usa visualizador da plataforma second life também. E hoje em dia, essa aplicação por exemplo, demanda bem de uma boa placa gráfica para que os visualizadores rodem direito. Eu venho tentando ser bem claro em minhas postagens, para ver se assim consigo alguém que me dê uma luz no fim desse túnel, sem ser eu tendo que levar o PC numa boa assistência. Porque, parece que com o passar dos dias usando a placa ela tem apresentado coisas que não são normais ao meu ver.

Os erros de hardware, tipo os de código 141 nem me surpreende tanto. O que tem me surpreendido são essas novas anomalias como a mostrada no print da postagem anterior. Ah e o fato de que depois que desligo a tela, deixando o PC ligado, ao ligar novamente na parte  inferior fica um amarelado esquisito. Que some logo em seguida, mas fica. Parecendo TV de tubo à válvula quando está esquentando pra dar imagem. Vou ver se uma hora faço uma foto.

Postado

Pessoal meus textos acabam sendo um pouco extensos porque eu tento ser o mais claro possível visto que eu não estou conseguindo identificar o que pode estar me atrapalhando aqui sem ter que levar numa assistência. Pois eu sei que uma boa assistência o orçamento é gratuito mas é extremamente superficial e para que eles de fato ponham a mão no equipamento para tentar encontrar o que acontece eu tenho custo. Custo esse que eu não posso agora porque não é um cafezinho que vai resolver. Não numa boa assistência que tenha credibilidade e que eu sei que vai me dar um diagnóstico preciso e resolver o problema se for possível. Por isso eu tento ser bem claro nos meus textos para ver se alguma pessoa um pouco mais experiente possa me dar uma luz que me ajude aqui a chegar num possível causador de problemas.

Só complementando:

Uma das anomalias enfrentadas por mim aqui eu já descobri a causa razão e circunstância do problema. E a minha TV Samsung LCD de 42 in que já está apresentando um desgaste um pouco maior. Conectando na antena, veja bem que eu não estou falando nem em uma das outras conexões que a TV possui, apenas a antena da TV digital, mesmo sem pegar nada direito quando eu desligo a TV e volto a ligá-la depois de um tempo a parte inferior dela apresenta uma mancha amarelada. Parecendo TV de tubo a válvula que tem esse tipo de sintoma quando as mesmas estão esquentando para dar imagem. Então eu irei providenciar a troca dessa TV por alguma outra tela mais nova. Inclusive coloquei esta televisão à venda porque ela ainda funciona bem tem uma imagem muito boa porém já está apresentando desgastes de uso. Não sei se seria isso o LCD mas o certo é que o amarelado quando liga depois de um tempo é da TV e não da placa de vídeo. Menos um problema sem resposta agora preciso entender porque nas outras questões que eu tenho presenciado aqui.

A respeito de vídeos no opera GX parece ser um problema relacionado ao navegador ópera, que é baseado em chromium. Pelo que andei pesquisando parece que esse problema também tem ocorrido no Google Chrome. No Edge não acontece nada. Resolvi o problema dos vídeos deformando, por hora, seguindo orientações do fórum da ópera software em inglês.

Agora falta entender os demais problemas estranhos que eu tenho enfrentado aqui com a minha AMD RX 550. O mais perceptível deles está relacionado ao funcionamento da ventoinha e a questão da temperatura. Quando uso alguma aplicação que exige da placa é notório, auditivamente, que a ventoinha vai há quase 100% de uso para tentar manter a temperatura na casa dos 45 a 50°. Até aí tudo bem pois eu configurei a curva da ventoinha para ela trabalhar um pouco mais em altas temperaturas e não extrapolar tanto a temperatura da placa, visto que aqui onde o computador está não tem ar-condicionado e é um local demasiadamente quente pois possuo telhas de fibrocimento em área aberta e um forro de PVC sem revestimento térmico. Se bem que por esses dias por conta do alto índice de chuvas a temperatura está bem baixa em relação a outros dias de sol e mesmo assim eu tenho percebido que rapidinho, ao exigir da placa, a temperatura sobe e a ventoinha vai a toda a velocidade. Reforço que eu não fiz igual alguns usuários que colocaram a ventoinha para trabalhar a toda a velocidade o tempo todo então ela só vai aumentar a velocidade drasticamente quando passa dos 40 e poucos graus. Foi assim que eu deixei configurado a minha curva. Porém às vezes ou o computador reinicia Do Nada ou simplesmente a aplicação fecha e não tem registro de problema nenhum em lugar nenhum. Raras às vezes aparecerão um ou outro erro de hardware código 141 aqui. Fica parecendo que eu fechei a aplicação ou mandei reiniciar o computador. A questão que fica é:

Seria isso culpa da minha fonte genérica de 500 watts?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!