Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, tudo bem?

Comprei um SSD Kingston em Janeiro (modelo SA400S37480G) e quando o testei com o Crystal Disk Info, HD Tune Pro e HD Sentinel, todos mostraram que o Bad Block Count era 10. Com receio de usá-lo, solicitei a troca junto à loja. Essa semana recebi o novo SSD e para minha surpresa, ao testá-lo com os mesmos programas, o problema se repetiu: o atributo Bad Block Count dele também é 10...

Isso é normal ou a loja onde fiz a compra recebeu um lote de SSDs com problema?

Estou com receio de usá-lo assim e ter problema a médio ou longo prazo...

Outra coisa que me chamou a atenção foi o atributo (F2) Life Time Reads que no HD Tune Pro está 446. O que isso significa?

Diante desse cenário pergunto: devo solicitar a devolução do dinheiro? (já que aparentemente todos os SSDs desse modelo não virão com esse atributo zerado, como seria de se esperar)

Agradeço a todos que puderem ajudar.

PS: fiz o scan com o HD Tune Pro e ele não encontrou nenhum bad block (pelo menos, todos os retângulos estavam verdes).

CrystalDiskInfo_New_SSD_Kinsgton.png

HD_Sentinel_SMART_Novo_SSD_Kingston.png

HD_Tune_Pro_HEALTH_SSD_Kingston.png

Postado

Olá!

Tem alguém que por favor poderia me ajudar nessa questão?

Obrigada

Olá!

Tem alguém que por favor poderia me ajudar nessa questão?

Obrigada

Postado
15 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@a.silvas

Bad block pode ocorrer com qualquer HD ou SSD e o seu está dentro do normal.

Esse atributo F2 se deve talvez ao uso do HDTune que leu todo o SSD pra saber se haviam bad blocks.

Esse teu SSD está normal.

@Henrique - RJ Obrigada Henrique.

14 horas atrás, mick 07 disse:

@a.silvas atualizou o firmware do SSD? Não creio que ele esteja com algum bad block, afinal me parece nunca foi usado, pelo tempo ligado.

@mick 07 Não atualizei não, Mick. Não sabia que tinha de fazer isso...
O scan do HD Tune não detectou nenhum bad block. Minha preocupação é o Threshold do atributo Bad Block Count que está 10 ao invés de estar zerado... Meu receio é esse número começar a aumentar com o uso do disco.

PS: você acertou, ele nunca foi usado. Chegou semana passada.

Postado
9 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@a.silvas

Esse valor 10 é o limite mínimo que o fabricante do SSD estabeleceu como normal para o atributo.

@Henrique - RJ Na coluna Data do HD Tune a contagem está em 9. Isso quer dizer que, ao chegar em 10 terá alcançado o limite considerado normal pela Kingston? Obrigada!

Postado
53 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@a.silvas

Não não, 9 é um valor em hexadecimal, precisa converter em decimal e este pode não significar um número de bad blocks ( setores )

e sim de clusters ou bites acho eu.

@Henrique - RJ Converti em decimal e o valor é 9 mesmo. Imagino que seja a quantidade de bad blocks mesmo, porque se não fosse, o valor estaria zerado, igual ocorre com os valores de outros atributos...

Postado
7 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@a.silvas

Estaremos apenas em conjecturas, sem termos certeza. Perceba que o " pior valor " é 100 e que o " valor " também é 100, então é possível que sejam apenas 9 bits e não nove setores que são muitos bits.

@Henrique - RJ Verdade. Mandei mensagem para o suporte da Kingston no Domingo para esclarecer esse ponto mas até agora não tive retorno. Tentei ligar no 0800 para falar com eles mas "todos os atendentes estavam ocupados"... Pelo jeito vou ter de recorrer ao PROCON ou ao Reclame Aqui para ver se eles se mexem.

Esse SSD é uma troca da loja. O primeiro que comprei em Janeiro estava com o mesmo "problema". A única diferença é que neste o campo Data está com 000000000009 e no anterior o valor era 000000000072 (114 em decimal) - vide imagem anexo.

Primeiro_SSD_Kingston_HD_Sentinel.png

• Coordenador
Postado

@a.silvas todos os programas indicam que o SSD está 100% saudável, além de nunca ter sido utilizado. Creio que sua interpretação dos dados esteja equivocada. Baixe o programa da Kingston e verifique se tem firmware pra atualizar e se está saudável: https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager.

Em último caso, entre em contato com o suporte dos programas pra saber como interpretar os dados mostrados, se ele realmente indica que existem 9 bad blocks ou se é outro tipo de interpretação.

Abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...