Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tenho uma A520M ASUS TUF GAMING PLUS II e queria saber sobre possiveis upgrades


Ir à solução Resolvido por HenriqueV5,

Posts recomendados

Fala pessoal, eu fiz um setup com a placa-mãe A520M ASUS TUF GAMING PLUS II 

 

meu setup: 

 

Ryzen 5 5500 

8X2 ram dual channel 2666mhz husky 

SSD 1TB M2 kingston 

Fonte MSI MAG A650BN, ATX, 650W, 80 PLUS Bronze

GTX 1660 SUPER MSI GAMING X 

 

eu queria futuramente trocar de placa de vídeo e talvez processador, mas não sei exatamente se a fonte que tenho pode suportar uma 3060ti por exemplo, não só a fonte mas também a placa-mãe. 

E também no site da fabricante diz que a placa-mãe suporta um Ryzen 7 5700x por exemplo (que é uma que eu penso em substituir meu Ryzen 5 5500) mas minha prioridade esta em pegar uma RTX 3060ti, sei que minha placa de vídeo é PCI 3.0 e que a 3060ti ja é 4.0 se não me engano. Enfim vou deixar os links aqui abaixo da Kabum onde comprei e também da fabricante para que vcs possam me ajudar por favor:

 

https://www.kabum.com.br/produto/165133/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-a520m-plus-ii-amd-am4-matx-DDR4

https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/tuf-gaming/tuf-gaming-a520m-plus-ii/helpdesk_cpu/?model2Name=TUF-GAMING-A520M-PLUS-II

 

fonte: https://www.kabum.com.br/produto/369658/fonte-msi-mag-a650bn-atx-650w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2b22-ce0

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começando pela parte fácil, a placa de vídeo, tanto a fonte quanto a placa-mãe suportam. Não se preocupe com PCIe 4.0

 

Sobre o processador, aí já é um pouco mais complicado. Você deu tiro no pé comprando uma A520, o que significa que vai capar os melhores processadores (5600 e 5700x). Sua outra opção seria um 5800x3D, que já é naturalmente o melhor processador AM4 e não vai ser tão afetado pela placa... ele só é caro.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Imakuni disse:

Você deu tiro no pé comprando uma A520, o que significa que vai capar os melhores processadores (5600 e 5700x)

Capar em que sentido? OC?, o Ryzen 5600 e 5700x conseguem rodar, com diferença mínima (margem de erro), não chega a 5% de diferença. Só se estiver falando de forçar o VRM da placa... mas de qualquer forma, não vai capar a performance base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Alexsandro Krzj disse:

Capar em que sentido? OC?, o Ryzen 5600 e 5700x conseguem rodar, com diferença mínima (margem de erro), não chega a 5% de diferença. Só se estiver falando de forçar o VRM da placa... mas de qualquer forma, não vai capar a performance base.

Sim, o 5600 e 5700x valem tanto justamente porque você pode mudar o clock e fazer ficar melhor que o 5600x / 5800x. Todos os processadores AMD são liberados, você paga por isso mas não usufrui porque a placa-mãe não permite... não tem como chamar isso de outra coisa além de capar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Fazer OC pra ter 3% a mais de desempenho em cenários específicos?

Estamos em que ano, 2008?

 

Usuário casual não tem que preocupar com essas coisas. Sua placa-mãe te atende bem, você pode botar um Ryzen 5600 ou 5700x nessa configuração que vai durar muitos anos. Esses processadores levam qualquer placa de vídeo com tranquilidade. O PCI-E 3.0 não faz tanta diferença para o 4.0.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No momento, upgrades pra esse setup seriam somente VGA, pular dessa 1660 pra uma 3050 ou 3060.
memória, o upgrade mais barato, subir para 32gb., essa placa de 4 slots de memória, então facilita muito sua vida.

O processador seria a ultima coisa, porque o Ryzen 5500 já é um processador forte, vale a pena somente pular pra um 5800X3D, mas aí depende do tamanho do teu bolso.

Quanto a fonte, ela segura esse setup todo, fica meio no limite das recomendações, mas ok. Eu somente trocaria se notasse que está aquecendo muito

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!