Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, amigos. Queria uma ajudinha sobre Antisserilhado. Como vocês podem ver nas imagens, ficam esses "pontos" nas pelagens, folhagens, em torno dos personagens algumas vezes, e já não sei o que pode ser isso, ativei Antialising mas mesmo assim continua isso.

Desde quando eu tinha uma 1050Ti tinha esse probleminha, agora possuo uma 3060 e ainda continua 😕

Ficaria feliz pra quem pudesse me dar uma luz.

ELDEN RING™ 16_03_2023 11_17_01.png

baixados.jpg

ELDEN RING™ 16_03_2023 11_16_48.png

Postado

Isso é um problema que quase todos os jogos tem, fios de cabelo e roupas com tecido nesse estilo sempre sofrem com esse "serrilhado". Ele consegue ser amenizado jogando em resoluções maiores

• Curtir 1
Postado

@Goner Pois então, eu vi vários vídeos de como mexer nisso de resolução mas não adiantou. Mexi no Painel da Nvidia e tal, ativava o FXAA e todo tipo de coisa, mas não surgia efeito, e por algum motivo, quando eu estava jogando, o painel da Steam ficava toda estranha com resolução meio pixelada. Você tem ideia mais ou menos o que mais posso fazer pra tentar diminuir esses serrilhados? muito obrigado.

Postado
17 minutos atrás, Joel A. disse:

@Goner Pois então, eu vi vários vídeos de como mexer nisso de resolução mas não adiantou. Mexi no Painel da Nvidia e tal, ativava o FXAA e todo tipo de coisa, mas não surgia efeito, e por algum motivo, quando eu estava jogando, o painel da Steam ficava toda estranha com resolução meio pixelada. Você tem ideia mais ou menos o que mais posso fazer pra tentar diminuir esses serrilhados? muito obrigado.

Se seu monitor é 1080P você não vai aumentar a resolução e se fizer a imagem vai ficar borrada, esses problemas com fios de cabelo como eu disse são presentes em diversos jogos, não tem relação com o antiserrilhado que você usa e só é amenizado com resoluções nativas maiores

• Amei 1
  • Moderador
Postado

Geralmente dentro do próprio jogo nas opções gráficas deve ter algo para antialiasing. 

Por exemplo, quando possível, defino para o DLSS nos jogos, com a opção de qualidade. 

Mas por exemplo pode existir o DLAA.... que é uma suavização com deep learning.. um exemplo de jogo que usa isso é o Elder Scrolls Online.

As vezes, dependendo do jogo é possível combinar o FXAA com  TXAA...  

Tem coisas que não se deve definir direto na placa de vídeo como é o caso... quando você faz isso, sobrescreve o recurso do jogo, que muita das vezes o resultado é pior nesse cenário.

E como o colega ali disse, aumentar a resolução faz com que melhore um pouco... porém fica mais pesado...  Eu joguei o Diablo 3 em 4K, com um monitor de 1080p..  eu senti melhora nos gráficos, mas pelo custo do desempenho...   No man's sky, usando o DLSS em qualidade,  é capaz do jogo rodar bem e com uma qualidade absurdamente lindo se aumentar a resolução, mesmo não tendo um monitor  com resolução maior.

Enfim, quanto maior a resolução, mais definido será as coisas... porém vai ser a custo de desempenho...  por isso sempre que possível  ative o DLSS com o nivel de qualidade... já que você usa uma RTX 3060...

• Amei 1
Postado
14 minutos atrás, DiF disse:

Geralmente dentro do próprio jogo nas opções gráficas deve ter algo para antialiasing. 

Por exemplo, quando possível, defino para o DLSS nos jogos, com a opção de qualidade. 

Mas por exemplo pode existir o DLAA.... que é uma suavização com deep learning.. um exemplo de jogo que usa isso é o Elder Scrolls Online.

Tem coisas que não se deve definir direto na placa de vídeo como é o caso... quando você faz isso, sobrescreve o recurso do jogo, que muita das vezes o resultado é pior nesse cenário.

E como o colega ali disse, aumentar a resolução faz com que melhore um pouco... porém fica mais pesado...  Eu joguei o Diablo 3 em 4K, com um monitor de 1080p..  eu senti melhora nos gráficos, mas pelo custo do desempenho...   No man's sky, usando o DLSS em qualidade,  é capaz do jogo rodar bem e com uma qualidade absurdamente lindo se aumentar a resolução, mesmo não tendo um monitor  com resolução maior.

Enfim, quanto maior a resolução, mais definido será as coisas... porém vai ser a custo de desempenho...  por isso sempre que possível  ative o DLSS com o nivel de qualidade... já que você usa uma RTX 3060...

DLSS em 1080P na maior parte dos jogos dá um resultado ruim e a imagem fica borrada e com mais ghosting que TAA nativo, essa opção só é boa pra quem tem monitores QHD e UHD ou em alguns jogos especificos como Portal RTX, Minecraft, Quake, Red Dead, etc

• Moderador
Postado

@Goner

10 horas atrás, Goner disse:

DLSS em 1080P na maior parte dos jogos dá um resultado ruim e a imagem fica borrada e com mais ghosting que TAA nativo, essa opção só é boa pra quem tem monitores QHD e UHD ou em alguns jogos especificos como Portal RTX, Minecraft, Quake, Red Dead, etc

Discordo.   Eu jogo em 1080p  No Man's Sky,  Elder scrolls online e diversos outros jogos com  DLSS ativado,  graficamente falando é extremamente lindo jogar no ultra, e o DLSS ajuda demais a deixar o FPS estável. Depois que ativei, não tive mais nenhum problema de travamento, ghosting, bordas serrilhadas. 

Meu monitor é um samsung normalzinho de 75Hz...    Só a única COISA que deixa "feio"  é quando se tira um print do jogo pela steam.    Isso porque o jogo tecnicamente está rodando em uma resolução menor, e é feito um upscale no render.   Então no print, pega a real resolução.    Mas quando eu vou tirar um print,  eu troco o DLSS por qualquer outro antialiasing, o máximo da placa no jogo. 

Mas para jogar, o DLSS  cumpre demais o que é proposto.

Postado

@DiF Testei isso de aumentar a resolução e deu certo, vários jogos como Cyberpunk, Borderlands e Elden Ring tiveram um resultado bom na qualidade de imagem e perderam aquele aspecto estranho com os serrilhamentos/pontinhos em torno das pelagens e dos personagens. 

Desculpa ser folgado, mas queria tirar mais uma dúvida, apliquei isso no Red Dead Redemption 2 também mas não está dando certo por algum motivo, por exemplo, coloco ele numa resolução acima e assim que dou Alt+Tab pra ir para uma outra janela, quando volto o jogo tá todo desproporcional, a tela tá num zoom absurdo e não consigo enxergar as configurações nem nada, e quando dou Shift+Tab o Painel da Steam congela e não sai da tela de jeito algum. Sabe de alguma forma de mexer nisso? Se é bom as vezes usar o Painel da Nvidia ou há outras formas melhores? Obrigado.

• Moderador
Postado

Não sei como resolver isso, pois não tenho o jogo para testar. Acredito que isso em específico, possa ser um problema diretamente do jogo nesse aspecto do Alt + Tab,  Quanto ao Shift + Tab do painel da steam, realmente não deveria congelar. Eu uso esse recurso toda hora e nenhum dos meus jogos congelaram. Então é um pouco estranho ter esse tipo de comportamento.

Quanto ao painel Nvidia, você pode definir algumas opções diretamente nele que as vezes são benéficos.. como por exemplo definir o consumo de energia para o "máximo", ativar oclusão ambiental quando disponível( onde o jogo não tem opção diretamente), definir um DSR( aumento de resolução forçada, por exemplo deixar em 2.5K ou 4K,), ativar Vsync e etc..   O que eu jamais mexo é nos antialiasis da placa, pois deixa mais feio do que o próprio jogo  kkk

Tenta mudar de tela cheia para tela cheia sem bordas.  ( talvez isso resolva a questão do alt + tab, porém é possível que não permita usar resolução maior.. eu não tenho certeza, por isso não vou afirmar)

Eu geralmente jogo sempre em tela cheia, pois dar exclusividade para o jogo, acaba sempre melhorando o desempenho...  se trocar para tela cheia sem bordas, o jogo é renderizado, e o windows também é renderizado junto... mas, para quem joga com 2 monitores por exemplo, e fica sempre alternando a telas, ou para procurar algo como dicas no youtube enquanto joga... não vai precisar ficar usando o alt tab..  ou se precisar usar o alt tab, ele vai mais rápido, diferente do tela cheia.

Postado
Em 18/03/2023 às 18:31, DiF disse:

como fazer para rodar um jogo em 4k mas em um monitor 1080p?

Postado
24 minutos atrás, ParadiseLost disse:

como fazer para rodar um jogo em 4k mas em um monitor 1080p?

Ativa DLSR ou DLDSR no painel da nvidia se tiver uma RTX

Postado
12 minutos atrás, Goner disse:

Ativa DLSR ou DLDSR no painel da nvidia se tiver uma RTX

Por enquanto não dá porque meu notebook não é de RTX, é uma GTX 1060.

Mas já ví software que aumenta a resolução em monitores de resolução baixa.

Mas não lembro qual e não conseguí achar. Tinha um tópico sobre isso em outro fórum mas também não conseguí achar este tópico.

Postado
55 minutos atrás, ParadiseLost disse:

Por enquanto não dá porque meu notebook não é de RTX, é uma GTX 1060.

Mas já ví software que aumenta a resolução em monitores de resolução baixa.

Mas não lembro qual e não conseguí achar. Tinha um tópico sobre isso em outro fórum mas também não conseguí achar este tópico.

DLSR não precisa de RTX, só DLDSR

• Moderador
Postado

@Goner @ParadiseLost Vocês querem dizer o DSR(Dynamic Super Resolution).   É um recurso das placas Nvidia, pelo que eu sei não precisa ser RTX.  Mas também não é toda placa que suporta isso.

Abre o painel de controle da Nvidia

Gerenciar as configurações em 3D > DSR > Marcar a caixa de 4.00x (3840 x 2160 )

spacer.png

Postado
3 horas atrás, ParadiseLost disse:

Mas para ser ativado este DLDSR deve vir no jogo né?!

Ou seja, se o jogo não tém DLDSR ele não poderá ser ativado.

Não, DSR é só um upscale. Não tem motivo pra você usar isso com uma 1060 de notebook que já sofre em 1080p

Postado
Em 21/03/2023 às 18:26, DiF disse:

@Goner @ParadiseLost Vocês querem dizer o DSR(Dynamic Super Resolution).   É um recurso das placas Nvidia, pelo que eu sei não precisa ser RTX.  Mas também não é toda placa que suporta isso.

Abre o painel de controle da Nvidia

Gerenciar as configurações em 3D > DSR > Marcar a caixa de 4.00x (3840 x 2160 )

spacer.png

Já procurei isso aí. No drive da minha GTX 1060 não aparece este DSR. Obviamente não posso ativá-lo no meu notebook.

• Moderador
Postado

@ParadiseLost Isso é bem estranho, pois o recurso DSR foi introduzido nos drivers a partir da placa GTX 970 pra cima.  Naturalmente a GTX 1060 suporta o DSR....

é imprescindível que você esteja usando o driver mais recente...   E ainda para facilitar, use o GeForce experiece para definir a resolução personalizada nos jogos que quer aumentar.

Aqui na própria página da Nvidia tem toda instrução de como fazer isso.

https://nvidia.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/3587/~/how-to-enable-dynamic-super-resolution-in-games.

Postado
Em 23/03/2023 às 03:13, DiF disse:

@ParadiseLost Isso é bem estranho, pois o recurso DSR foi introduzido nos drivers a partir da placa GTX 970 pra cima.  Naturalmente a GTX 1060 suporta o DSR....

é imprescindível que você esteja usando o driver mais recente...   E ainda para facilitar, use o GeForce experiece para definir a resolução personalizada nos jogos que quer aumentar.

Aqui na própria página da Nvidia tem toda instrução de como fazer isso.

https://nvidia.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/3587/~/how-to-enable-dynamic-super-resolution-in-games.

Não estou com último drive da nvidia, deve ser por causa disso. A última vez que atualizei o drive da nvidia foi a mais de 1 ano. Pra mim quando está rodando tudo bem eu não atualizo, só s atualizações automáticas do windows que eu deixo atualizar.

• Moderador
Postado

@ParadiseLost 

10 minutos atrás, ParadiseLost disse:

A última vez que atualizei o drive da nvidia foi a mais de 1 ano.

Eita.. então está bem defasado...  é sempre bom atualizar, pois  muitos drivers trazem recursos novos e estabilidade.

Use o GeForce experience para atualizar.  E teste...  caso dê problema é só fazer um rollback.   Você pode fazer um ponto de restauração também...  ademais, você pode baixar o instalador da sua versão no site da nvidia.. qualquer coisa você reeinstala a versão que usa.

Só não dá para ficar desatualizado.  

A versão mais recente é essa:

spacer.png

NO site lá, consta que sua placa de vídeo ainda suporta essa versão e provavelmente as futuras versões também. 

O driver tras diversas melhorias em vários aspectos... como por exemplo em NVIDIA OpenCL Vulkan Interop... dentre outras..  eu senti pelo menos uma estabilidade melhor nos jogos...  enfim.. a GTX 1060 ainda é uma boa placa, claro não vai rodar no ultra alguns jogos mais recentes... mas ainda é uma boa placa para jogar.. meu irmão tem uma dessas e joga bem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...