Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então amigos. História longa. Meu amigo, comprou um daqueles pc do mercado livre gamer a 1 ano e pouco atrás, pc bem ruim, i5 de segunda geração, gt 210, fonte bomba de 500W, etc. Segundo ele, o pc já vinha apresentando problemas, tipo travamentos e congelamentos do nada etc. Então vendi uma 1050ti pra ele, e dei um SSD 120 de presente (ele tinha HD). Fiz toda a instalação pra ele, tudo certinho, ponhei um sistema no SSD, liguei na minha casa, fiz teste de estresse e tudo, não deu nenhum problema. Ele levou pra casa, jogou um pouco (gow 2018) e o pc desligou e não ligou mais. Ele trouxe pra mim ver, mexi em tudo as coisa padrão, apertei os cabos etc etc, e na minha casa ligou normal, fiz teste de estresse e tudo perfeito. Ele levou pra casa, e não ligou. Nessa, ele ficou estressado, mexendo e mexendo tentando fazer funcionar, e acabou ligando a fonte dele (que era chaveada) em 110, sendo que a casa é 220V. Nisso, a fonte explodiu, e compramos uma nova pra ele. Não compramos uma top, pois o dinheiro dele tava curto. Compramos uma Draxen 400W 80plus (apesar de eu insistir pra ele gastar 80 reais a mais e pegar uma XPG 450W). Eu instalei pra ele, fiz teste de estresse na minha casa, tudo perfeito 100% sem defeito nenhum. Ele levou pra casa, agora, com 2 meses passados, o pc desligou, e quando ligou, não dava vídeo. Novamente trouxe pra minha casa pra eu ver. Eu fiz todos os procedimentos padrões. Primeiro removi tudo, limpei tudo com limpa contato, todos os conectores, troquei a pasta térmica do processador etc etc, tirei a pilha da placa-mãe e deixei uns segundos antes de ligar de novo. Testei vídeo direto no processador, funcionou. Com 1 pente de RAm. Com 2 pentes de RAm, funcionou, agora com a placa de vídeo, funcionou perfeito. Fiz teste de estresse e tudo tranquilo e perfeito.

Agora a pergunta. A casa dele não tem aterramento. Tem como isso influenciar no funcionamento do pc a ponto de fazer não dar vídeo? Ele usa um nobreak tshara de 600v, que segundo a fabricante tem um fator de potência de 0,65, pelos meus calculos, por esse nobreak consegue passar pelo menos 390W. Considerando que o sistema dele não gasta 250W nem em full load, será que ainda assim impediria o funcionamento (considerando que o monitor também vai ligado no nobreak)? Por que mesmo quando ele ligava sem o nobreak, não funcionava. Como ele não tem como mudar a rede da casa dele, eu mandei ele comprar um filtro de linha e um protetor de tomada do iclamper e guardar o nobreak e não usar mais. Alguém sabe explicar isso?

Postado

Já vi uns relatos de problemas bizarros assim, de gente que resolveu ao desmontar a tomada e colocar os condutores de fase e neutro na posição correta (porque em muitas instalações os "eletricistas" fazem errado). Pede pra ele testar ligando direto na tomada, se não funcionar, pede pra ligar em outra tomada do mesmo cômodo, se não der certo, pede pra ligar em uma tomada de outro cômodo (de preferência que esteja em um circuito diferente, com outro disjuntor), se der vídeo normalmente, aí você já tem um pista de que o problema pode ser na tomada (mau contato, cabos mal apertados nos bornes da tomada, tomada velha com contatos ruins e oxidados, etc..), ou no circuito onde ele estava usando o PC, ou no no-break. Se ele estiver usando algum adaptador na tomada, pede pra não usar isso (testa com outro adaptador ou troca a tomada para o padrão novo logo).

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...