Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual VGA, compra , temperatura, durabilidade e mineração.


Ir à solução Resolvido por Goner,

Posts recomendados

Beleza galera, quero tirar algumas duvidas se puderem me ajudar valeu!

1- Tenho um Ryzen 5 5600 + 1060 6gb galax, fonte corsair 650w, não sou gamer hardcore, jogo pouco e tenho a VGA a 7 anos e ainda me atende até bem na maioria dos jogos em 1440p, entre médio e alto, sou mais de jogos indies e até alguns AAA, mas quero mudar a VGA pelo que vi não tem tanta diferença entre 3060ti e 3070, claro além do preço absurdo entre elas. A 3060ti se eu for comprar hoje vale a pena e vocês chutam +- quanto tempo ela duraria quantos anos de gameplay ai, 5 anos? 7 anos para jogos como no meu caso, principalmente diablo 4 que logo vai sair.

2- Placa de vídeo pode influenciar a temperatura do processador? Esses dias eu comprei no mercado livre uma 3070 galax 3 fans SG (minerada) de 1 a quase 2 anos pelo que entendi e ainda na garantia da loja, mas pelo que pesquisei lojas não dão garantia em VGA minerada, mas pedi para devolver, a temperatura dela está ok testei todos os jogos que tenho e bate na faixa dos 55 a maximo 70º, estava bem conservada só pouco de sujeira, o cara me disse que não usou poder total dela, quando peguei a placa em mãos cheirei ela e estava com cheiro de queimado, sabe quando um fio ou plastico começa esquentar muito e fica com aquele cheiro bem de leve querendo queimar então, estava assim. Beleza liguei ela rodei os jogos e em menos de 12 horas jogando meu processador começou ir nas alturas com temperatura, com a 1060 não passa de 60º raramente 65º e com essa 3070 sempre e com facilidade chega aos 85º, chegou a 83º em tela de loading do diablo , até mesmo na tela de opções batia 75 a 80º fácil e não fazendo nada no windows 75º, ai de repente até a VGA começou a ir para os 80º. Formatei o PC, comprei uma pasta termica nova da Arctic MX-4, mas não resolveu...eu não quis mexer com tensão e tudo mais para diminuir isso no processador porque não parece algo normal. Resolvi devolver a placa e voltei a minha 1060, esta normal agora, não passa de 60º jogando e no momento que aqui escrevo esta 54º e hoje aqui temperatura na cidade esta bem quente ,ja com a 3070 ficava na faixa dos 67, 70, 75º sem fazer nada. Eu olhei videos da mesma configuração 5600 + 3070 e vi os processadores baterem 70 º, só um eu vi bater 80º mas era um processador mais potente.

É normal isso acontecer, trocando de VGA ou é porque placa de mineração ta zoada mesmo, pois se eu comprar uma VGA nova zerada 60ti ou 70 pode acontecer o mesmo e eu preciso comprar algo a mais, trocar cooler, ter um watercooler?


Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 3060 TI já tá perto do fim de vida pelo calcanhar de aquiles que a nvidia colocou, apenas 8GB de vram. Se quer longevidade recomendo partir direto pra uma 3080 ou se pretende economizar uma 6750 XT (performance de 3070 sendo mais barata que 3060 TI) por ter 12gb

Tanto a 3060 TI quanto a 3070 ainda são ótimas placas, mas você precisa ter em mente que elas não vão durar tanto tempo, ainda mais se planeja rodar os jogos em 1440P. Eu duvido muito que você esteja jogando algo recente com essa 1060 nessa resolução, e se estiver provavelmente é com FSR desempenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda consigo rodar bem alguns jogos como RE4 estou jogando a 45fps, 50fps re4 em FSR qualidade 1440p, diablo 4 pelo menos no beta esta 1440p 60 65fps com tudo no alto menos SSAO ligado..
alguns que testei rodam no médio, spider man 1 e 2 rodei a 55, 60fps no alto, não no ultra. mas ficou bem bonito, plague requiem zerei também rodando a 45, 50fps..bom no meu caso qualquer jogo que ficar no maximo 60fps ja é perfeito, mais que isso pra mim não é necessário.
 Bem complicado ir para 3080 o preço realmente é absurdo demais e creio eu precisaria trocar fonte. No momento para esse caso ou no meu caso não ia valer a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa nenhuma dura 7 anos, sugiro que leia:

https://adrenaline.com.br/artigos/v/70589/placa-de-vídeo-aguenta-quantos-anos-devo-gastar-mais

 

Nessa resolução aí que você joga, em menos de dois anos você já vai ter que reduzir drasticamente as texturas por conta da falta de VRAM. Se tiver pensando em longevidade no 1440p, sugiro que pegue a 4070 ou a 4060 se vier com 10gb. A RX 6700 XT já é uma placa melhor nesse quesito, pois vem com 12gb de VRAM.

 

Sobre a segunda pergunta, a resposta é depende. Dependendo do sistema de refrigeração do seu gabinete, possa ser que se a GPU esquentar muito, o calor vai subir e bater inevitavelmente no dissipador do processador e consequentemente atrapalhar a refrigeração dessa peça. Mas não é algo que você deva se preocupar. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, HenriqueV5 disse:

Placa nenhuma dura 7 anos, sugiro que leia:

https://adrenaline.com.br/artigos/v/70589/placa-de-vídeo-aguenta-quantos-anos-devo-gastar-mais

 

Nessa resolução aí que você joga, em menos de dois anos você já vai ter que reduzir drasticamente as texturas por conta da falta de VRAM. Se tiver pensando em longevidade no 1440p, sugiro que pegue a 4070 ou a 4060 se vier com 10gb. A RX 6700 XT já é uma placa melhor nesse quesito, pois vem com 12gb de VRAM.

 

Sobre a segunda pergunta, a resposta é depende. Dependendo do sistema de refrigeração do seu gabinete, possa ser que se a GPU esquentar muito, o calor vai subir e bater inevitavelmente no dissipador do processador e consequentemente atrapalhar a refrigeração dessa peça. Mas não é algo que você deva se preocupar. 

 

ai que esta, a gpu estava funcionando a 80% em 55º 60º no maximo ,e o processador trabalhando a 30% em 85% em telas de loading..só mexendo no windows, a ventilação aqui nunca foi problema .
mas creio que vou pegar a 6750 xt mesmo, eu nunca fui de AMD, mas pelo que pesquisei vale a pena também pela VRAM....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
44 minutos atrás, MoisesD disse:

 mas creio que vou pegar a 6750 xt mesmo, eu nunca fui de AMD, mas pelo que pesquisei vale a pena também pela VRAM....

Não só pela vram, placas da amd com o tempo conseguem melhorar a performance, tive uma rx 480 que quando foi lançada perdia pra 1060, hoje em dia ganha com uma boa margem, mas tudo tem seu contra.

Placas da AMD na minha experiência são menos estáveis que da nvidia, ano passado adquiri uma 5600 XT e tive problemas com crashes constantes, meu colega tinha uma rx 6600 e o PC dava tela preta. Recentemente resolvi dar outra chance e adquiri essa 6700 XT que está na minha assinatura, comprei usada com NF no meu nome e garantia por 1700, não tive mais problemas de drivers pelo menos por enquanto.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Goner disse:

Não só pela vram, placas da amd com o tempo conseguem melhorar a performance, tive uma rx 480 que quando foi lançada perdia pra 1060, hoje em dia ganha com uma boa margem, mas tudo tem seu contra.

Placas da AMD na minha experiência são menos estáveis que da nvidia, ano passado adquiri uma 5600 XT e tive problemas com crashes constantes, meu colega tinha uma rx 6600 e o PC dava tela preta. Recentemente resolvi dar outra chance e adquiri essa 6700 XT que está na minha assinatura, comprei usada com NF no meu nome e garantia por 1700, não tive mais problemas de drivers pelo menos por enquanto.

Vivendo e aprendendo ...Muito interessante isso, apesar do porém. Vou nessa 6750 então, agradeço muito pela ajuda

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MoisesD Como a primeira pergunta ja foi respondida, vou só dar meu ponto de vista referente a segunda pergunta, sobre a temp do processador.

Por que com a 1060 seu processador esquenta menos que com a 3070?

Acredito que o principal motivo seja justamente por que a 3070 exige muito mais do seu processador, que sofre ate gargalo como você mesmo disse, pois a GPU fica em 80%.

Ja com a 1060, sobra CPU, exigindo menos dele e consequentemente gerando menos calor.

Se for realmente isso, isso vai acontecer com qualquer upgrade de placa que você fizer para uma placa mais moderna e parruda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Aryzonna disse:

@MoisesD Como a primeira pergunta ja foi respondida, vou só dar meu ponto de vista referente a segunda pergunta, sobre a temp do processador.

Por que com a 1060 seu processador esquenta menos que com a 3070?

Acredito que o principal motivo seja justamente por que a 3070 exige muito mais do seu processador, que sofre ate gargalo como você mesmo disse, pois a GPU fica em 80%.

Ja com a 1060, sobra CPU, exigindo menos dele e consequentemente gerando menos calor.

Se for realmente isso, isso vai acontecer com qualquer upgrade de placa que você fizer para uma placa mais moderna e parruda.

Mas estranho porque com a 1060 e Ryzen 5 5600, a 1060 fica sempre em 100% de uso e a temperatura raramente chega a 70º, o que não entendi é como que numa tela de loading preta chega a 85º, eu até joguei spiderman 1 , diablo 4 , plague tale requiem e hellblade e a temperatura estava até boa , 70º e joguei 1hr de boa, isso começou de repente depois de um tempo usando ambas, a placa de vídeo que estava constantemente em 60º de repente não saia dos 80º..e eu vi videos na net da mesma configuração que a minha, temperatura do processador tava bem ok.., de repente comecei a ouvir estalos dentro do gabinete fiquei cismado com isso..já estava porque a VGA chegou com cheiro de queimado, usada de mineração por 2 anos. Mas não quis arriscar e pedi a devolução também..e notei que mortal kombat 11 alguns momentos dava falha nos personagens, como se um personagem e outro ficasse falhando , distorcendo de forma louca. Coisa que nunca aconteceu com a 1060 ,ela é usuario unico , comprei nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MoisesD disse:

Mas estranho porque com a 1060 e Ryzen 5 5600, a 1060 fica sempre em 100% de uso e a temperatura raramente chega a 70º, o que não entendi é como que numa tela de loading preta chega a 85º, eu até joguei spiderman 1 , diablo 4 , plague tale requiem e hellblade e a temperatura estava até boa , 70º e joguei 1hr de boa, isso começou de repente depois de um tempo usando ambas, a placa de vídeo que estava constantemente em 60º de repente não saia dos 80º..e eu vi videos na net da mesma configuração que a minha, temperatura do processador tava bem ok.., de repente comecei a ouvir estalos dentro do gabinete fiquei cismado com isso..já estava porque a VGA chegou com cheiro de queimado, usada de mineração por 2 anos. Mas não quis arriscar e pedi a devolução também..e notei que mortal kombat 11 alguns momentos dava falha nos personagens, como se um personagem e outro ficasse falhando , distorcendo de forma louca. Coisa que nunca aconteceu com a 1060 ,ela é usuario unico , comprei nova.

O fato da placa de vídeo estar em 100% significa que não existe gargalo, logo, esta sobrando processador, isso significa que você não esta usando todo o potencial do seu Ryzen 5 com a placa 1060, por isso com ela seu processador fica mais frio.

Agora quando você colocou a 3070 no seu sistema, existiu um gargalo, fazendo a placa rodar em 80% como você citou, isso significa que seu processador teve 100% de uso para empurrar a placa, logo ele esquentou mais. Posso estar errado mas é assim que eu vejo o seu caso.

 

Sobre o processador chegar a 85 graus em tela de loading, dependendo do jogo é normal, tendo em vista que alguns jogos carregam shaders nessas telas. No hogwarts legacy aqui meu i7 10700k vai a 85ºC na tela de carregamento inicial, mas in game não passa de 75.

Claro, meu CPU está com OC, se estivesse em stock estaria mais frio, mas só pra você ver que dependendo do jogo é normal alta temperatura no CPU na tela de loading, se for só nela tudo bem.

Isso falando da temperatura do CPU, relacionada a troca de placa de vídeo.

 

Agora sobre os problemas gráficos que citou no mortal kombat e temperatura da GPU é outra historia, mas acho que nem convém discutirmos sobre isso tendo em vista que você ja devolveu essa placa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Aryzonna disse:

O fato da placa de vídeo estar em 100% significa que não existe gargalo, logo, esta sobrando processador, isso significa que você não esta usando todo o potencial do seu Ryzen 5 com a placa 1060, por isso com ela seu processador fica mais frio.

Agora quando você colocou a 3070 no seu sistema, existiu um gargalo, fazendo a placa rodar em 80% como você citou, isso significa que seu processador teve 100% de uso para empurrar a placa, logo ele esquentou mais. Posso estar errado mas é assim que eu vejo o seu caso.

 

Sobre o processador chegar a 85 graus em tela de loading, dependendo do jogo é normal, tendo em vista que alguns jogos carregam shaders nessas telas. No hogwarts legacy aqui meu i7 10700k vai a 85ºC na tela de carregamento inicial, mas in game não passa de 75.

Claro, meu CPU está com OC, se estivesse em stock estaria mais frio, mas só pra você ver que dependendo do jogo é normal alta temperatura no CPU na tela de loading, se for só nela tudo bem.

Isso falando da temperatura do CPU, relacionada a troca de placa de vídeo.

 

Agora sobre os problemas gráficos que citou no mortal kombat e temperatura da GPU é outra historia, mas acho que nem convém discutirmos sobre isso tendo em vista que você ja devolveu essa placa.

 

Sim então, mas estranho é o processador não ter ficado a 100% de uso em nenhum momento e sim não passava de 30% de uso, mas respondendo só essa parte, não...era o jogo todo 85º, porém isso começou do nada, so depois de 4hrs testando sem parar ai desenrolou de ficar assim, 75º a 85º ate mexer no windows batia 80º so no zap e Firefox aberto , só..mas sei la agora ja foi e também acabei pegando a rx 6750 xt MS que me falaram ai no tópico, ver como se comporta agora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, MoisesD disse:

Sim então, mas estranho é o processador não ter ficado a 100% de uso em nenhum momento e sim não passava de 30% de uso, mas respondendo só essa parte, não...era o jogo todo 85º, porém isso começou do nada, so depois de 4hrs testando sem parar ai desenrolou de ficar assim, 75º a 85º ate mexer no windows batia 80º so no zap e Firefox aberto , só..mas sei la agora ja foi e também acabei pegando a rx 6750 xt MS que me falaram ai no tópico, ver como se comporta agora!

Boa.

 

Sobre gargalo, o processador não estar a 100% não significa que não tem gargalo, o processador tem outras limitações alem do uso dos threads. Ele pode estar a 30% de uso mas ja entregando o maximo de quadros que ele poderia pra determinada configuração, dai ocorre o gargalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom a minha 6750xt chegou a uns dias, mas ainda estou com pé atrás, de começo o gabinete esquentou muito também, porém menos do que a 3070 mas os dias também estavam com a porta do inferno aberta, 38º nos dias que testei e ficou na casa dos 80º, ai abri o gabinete e deixei aberto e não chega a 60º cpu e nem 70º a VGA rodando +1hr o jogo....mas de certa forma gostei do desempenho, comparado a 1060, tive ganhos enormes de fps e qualidade na imagem, rodando até 4k alguns jogos....mas parece que perdi um pouco ao instalar o adrenaline, fiz o teste com e sem adrenaline e percebi mudanças no desempenho, sem adrenaline parecia fluir mais os jogos, todos eles.

Outra coisa que notei e queria saber se é defeito da AMD , driver, devo devolver a placa, fico com ela ? Jogando Red dead 2 , notei que a agua fica apresentando problemas nas particulas de gotas da agua, tanto na cachoeira como o cavalo passar por cima da agua, como eu mudei para a 1060 e estou com ela agora, porque fiz o teste em ambas e to com preguiça de voltar agora com a amd...pensando se devolvo ou não, então fiz um exemplo de como as goticulas de agua ficam...creio que vocês manjam e vão saber o que estou dizendo.

Tentei mexer nas configurações e tudo mais e não sei o que pode ser...

 

agua.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, MoisesD disse:


Outra coisa que notei e queria saber se é defeito da AMD , driver, devo devolver a placa, fico com ela ? Jogando Red dead 2 , notei que a agua fica apresentando problemas nas particulas de gotas da agua, tanto na cachoeira como o cavalo passar por cima da agua, como eu mudei para a 1060 e estou com ela agora, porque fiz o teste em ambas e to com preguiça de voltar agora com a amd...pensando se devolvo ou não, então fiz um exemplo de como as goticulas de agua ficam...creio que vocês manjam e vão saber o que estou dizendo.

Tentei mexer nas configurações e tudo mais e não sei o que pode ser...

 

agua.PNG

Não consegue gravar esse problema no red dead? Quanto a drivers a AMD deu uma boa melhorada, ano passado tava cheio de problema mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei a placa, mesma coisa. Mas ja encontre ia resposta, é a nova versão do driver amd que deixou red 2 assim!!
 

 

não to conseguindo colocar link com imagem aqui...

https://www.reddit.com/r/RDR2/comments/12097lf/why_does_my_water_look_like_this_pc/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3

É deu certo aqui, não manjo nada de AMD kkk era o driver atual que apresentou problemas a placa, voltei uma antes melhorou muito até, sumiu o bug! Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 27/03/2023 às 08:53, Aryzonna disse:

@MoisesD Como a primeira pergunta ja foi respondida, vou só dar meu ponto de vista referente a segunda pergunta, sobre a temp do processador.

Por que com a 1060 seu processador esquenta menos que com a 3070?

Acredito que o principal motivo seja justamente por que a 3070 exige muito mais do seu processador, que sofre ate gargalo como você mesmo disse, pois a GPU fica em 80%.

Ja com a 1060, sobra CPU, exigindo menos dele e consequentemente gerando menos calor.

Se for realmente isso, isso vai acontecer com qualquer upgrade de placa que você fizer para uma placa mais moderna e parruda.

Não creio que seja por exigência de processador, porque a 1060 não é uma placa das mais fraquinhas.

O problema do calor no processador está no TDP de uma e da outra.

O TDP de uma 1060 é 120w. O TDP de uma 3070 é 230w.

Ou seja, a 3070 gera quase o dobro de calor em relação a uma 1060. 

Inclusive, essa é minha birra com relação aos processadores de 105w, cuja diferença de desempenho não justifica o consumo excessivo. Mas isso é outro assunto...

A questão é que você bota no mesmo gabinete um produto muito mais quente, que vai encher o espaço de ar quente. O teu cooler já não vai ser suficiente, teu gabinete já vai ficar pequeno, o local de instalação do seu water cooler já vai ter que ser alterado, etc.

Uma mudança dessa exige alterações radicais no sistema dissipação de calor do seu PC, porque, antes, o calor ficava só alí em volta da 1060. Agora, tem uma 3070 jogando ar igual uma Air Fryer em cima do seu processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!