Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SO Linux é bom?


Pedr01
Ir à solução Resolvido por hc09,

Posts recomendados

Sistema Linux é bom? quero saber se é difícil aprender a mexer em Linux, se é consideravelmente mais leve que Windows e também se é difícil instalar programas 

Me interessei nesse SO porque dizem que ele é mais leve (eu sei que existe varias distribuições de Linux, mais qual?) lembrando que eu nunca usei Linux na minha vida e quero colocar no meu PC kkk A minha maior preocupação é a compatibilidade que esse SO vai ter com alguns programas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Distros Linux no geral são bem mais leves que windows, é uma boa opção pra quem tem hardware mais antigo que sofre pra rodar versões recentes do Windows 10.

Agora sair por nenhum motivo sem ter conhecimento é meio sem sentido, ainda mais se não precisar das ferramentas que a plataforma oferece, já que mesmo com algumas distros oferecendo instalação de programas de forma simplificada ainda é necessário usar o terminal pra diversas coisas e que você vai demorar pra começar a aprender a fazer sozinho

O motivo principal para evitar essas distros é se você for jogar, apesar de ter compatibilidade com diversos jogos a performance é muito inferior do que rodando nativamente no Windows e você precisa fazer várias "gambiarras" para títulos que não tem suporte nativo funcionarem

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 30/03/2023 às 13:34, Pedr01 disse:

Sistema Linux é bom? quero saber se é difícil aprender a mexer em Linux, se é consideravelmente mais leve que Windows e também se é difícil instalar programas 

Me interessei nesse SO porque dizem que ele é mais leve (eu sei que existe varias distribuições de Linux, mais qual?) lembrando que eu nunca usei Linux na minha vida e quero colocar no meu PC kkk A minha maior preocupação é a compatibilidade que esse SO vai ter com alguns programas. 

Sim, é bom.

 

Linux na verdade é uma parte de um SO, ele é um kernel. O que existe por aí para instalarmos no PC são as distribuições. A primeira distribuição que eu usei foi a Conectiva Linux (não existe mais). Depois eu fui pro Debian, em seguida experimentei um monte e voltei pro Debian.

 

Pra você, recomendo o Zorin OS. Ele é bem fácil, bem "windowsão". 

 

O importante é saber que o sistema operacional é apenas um lugar para você estacionar seus aplicativos e arquivos. A diferença é básica; o Windows custa em média 1.2k reais por edição (tudo bem que hoje em dia você pode atualizar gratuitamente pra uma nova versão, mas de alguma forma é pago), já uma distro Linux é grátis desde sempre.

Usar linux, te faz não ser cumplice da pirataria (stonks).
Já a grande maioria dos usuários Windows, tem SO pirata ou programas piratas no computador.

Isso remete a segurança, e falando em segurança a taxa de vírus para distro linux é muito baixa e cada distro funciona de uma maneira, o que cai ainda mais a taxa de vírus por distro linux.

E enfim, vou deixar um canal no youtube para você ir aprendendo mais sobre Linux.

Mesmo se você não se tornar um usuário linux, pelo menos você vai ter propriedade para falar sobre, depois que aprender bem.
Diolinux - YouTube: https://www.youtube.com/@Diolinux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!