Ir ao conteúdo

Placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus com LED DRAM aceso

Ir à solução Resolvido por hc09,

Posts recomendados

Postado

Montei meu PC e quando liguei, um LED de DRAM na placa-mãe permaneceu aceso. Todas as fans e até mesmo o LED das memórias ligaram, e já tentei todas as soluções que encontrei na internet.

Limpei as memórias com borracha, troquei a posição das memórias, tentei deixar apenas uma memória, atualizei a BIOS, entre outras coisas. Já se passaram dois dias com esse problema e eu gostaria de saber se vocês poderiam me dar algumas outras maneiras de tentar resolver isso.

Ou ate mesmo se isso não pode ser alguma ocasião das memórias estarem com defeito ou ate mesmo a placa-mãe.

MINHA CONFIG:

fonte corsair CV550, 550W

SSD Kingston 500GB

placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus, AMD AM4, mATX, DDR4

Memória XPG Spectrix D50 RGB, 8GB, 3200MHz, DDR4 (2x8)

Processador AMD Ryzen 5 5600g 

WhatsApp Image 2023-04-02 at 23.47.47.jpeg

• 4 meses depois...
Postado

Sei que este post já tem algum tempo, mas, como passei por um problema semelhante em uma placa "ASUS TUF B550M PLUS WIFI II" onde o Dual Channel das memórias não funcionava, e a solução foi tão improvável, achei que valia deixar aqui o registro, pois acho que pode ser útil para alguém enfrentando situação parecida.

Montei o meu PC no último domingo e, ao ligá-lo, tudo funcionou perfeitamente. Planejei organizar os cabos no dia seguinte, mas na segunda-feira à noite, após concluir a tarefa, adivinhem: apenas o LED DRAM acendia e o PC não inicializava.

• Abri novamente o gabinete, revisei todas as conexões e constatei que estavam corretas.
  • Iniciei testes nas memórias e, resumidamente, percebi que o dual channel não estava funcionando. As memórias somente operavam em duas configurações: ou apenas um módulo em B2, ou dois módulos, desde que estivessem ambos nos slots "B", ou seja, um em B2 e o outro em B1. Qualquer outra configuração resultava no LED DRAM aceso e a falha na inicialização. Em resumo, os slots A1 e A2 não estavam funcionando.
  • Executei todos os procedimentos convencionais, como limpar as trilhas, os slots, utilizar borracha para limpeza, conferi os contatos e revisei a alimentação da placa. Pesquisei exaustivamente na internet em busca de soluções. Porém, nada resolveu o problema.
  • Entrei em contato com o vendedor, que sugeriu testar com memórias da Samsung ou Kingston (as minhas eram Corsair e Kllisre).
  • Neste ponto, estava em dúvida se o problema estava na placa-mãe ou no processador. Ambos novos e eu já estava cogitando adquirir novos módulos de memória.
  • Na quarta-feira, quando estava prestes a remover o processador para testar a placa com outro emprestado, deparei-me com três publicações na internet descrevendo problemas semelhantes. Uma delas, no Reddit, detalhava exatamente a mesma situação. A solução apresentada nesse post, no entanto, parecia tão improvável que inicialmente duvidei. No entanto, como não me restavam muitas opções, decidi seguir a orientação do post: afrouxar ligeiramente o cooler do processador. E, adivinhe só: o problema foi solucionado.

Por alguma razão, a pressão exercida pelo cooler estava impactando o funcionamento dos slots A1 e A2 e, por consequência, o dual channel.

Outro aspecto curioso é que o problema parece ocorrer tanto na plataforma intel como AMD.

Os links:

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!