Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 9 5900X Reiniciando aleatoriamente.


Posts recomendados

Bom dia galera, beleza?

 

Seguinte, montei um pc no sábado com as seguintes configs:

 

- Ryzen 9 5900x

- placa-mãe Aorus B550M

- memória DDR4 XPG D10 2x8GB 3200Mhz

- GPU Radeon RX 6750XT Mech 2x 12GB

- SSD NVMe M2 ADATA LEGEND 850 1TB

- Fonto Riotoro 600W.

 

Depois de montar tudo e instalar o windows, o computador começou a reiniciar sozinho do nada. Nas primeiras vezes ele aparecia uma tela azul com o erro WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR, e depois reiniciava, contudo, depois de atualizar todos os drivers, ele não da mais a tela azul e simplesmente reinicia sozinho. 

 

Hoje vou testar ele com outra fonte e memórias. Tentei procurar na internet e não achei nada que desse alguma solucao para o problema, inclusive no forum da AMD.

Fiquei suspeitando muito da fonte, mas não tenho certeza que e ela, contudo testarei hoje mais tarde.

não e temperatura, estou usando um water cooler da Cooler Master, 120mm. Temperatura maxima ate agora foi de 68 graus, jogando.

Ele não da nenhum aviso, trava ou algo parecido antes de reiniciar, simplesmente reinicia.

Desabilitei o XMP na BIOS e nada muda.

 

Pode ser algum erro de montagem? (creio que não)

alguém ja passou pelo problema? As pecas sao todas novas e não tenho ideia do que pode ser.

Ja passei por algo parecido so que com um i5 8600k, tive que diminuir a tensão das memórias para que ele parasse de dar tela azul, so que neste caso não esta dando tela azul logo meio que descartei trabalhar as tensoes.

 

Caso alguém puder me ajudar, ficarei muito grato.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começando pela parte fácil, a RAM está nos slots corretos (2 e 4, da esquerda para a direita)? A BIOS está na versão mais recente? Você formatou o windows do zero? Ativou XMP?

Começando pela parte fácil, a RAM está nos slots corretos (2 e 4, da esquerda para a direita)? A BIOS está na versão mais recente? Você formatou o windows do zero? Ativou XMP?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, SilentPowerr disse:

alguém ja passou pelo problema? As pecas sao todas novas e não tenho ideia do que pode ser.

 

 

pra comecar, teste as memórias com o memtest: https://www.memtest86.com/

 

mesmo novas, se com defeitos, o pc fica louco reiniciando sem motivos...

 

teste cada pente isoladamente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Imakuni disse:

Começando pela parte fácil, a RAM está nos slots corretos (2 e 4, da esquerda para a direita)? A BIOS está na versão mais recente? Você formatou o windows do zero? Ativou XMP?

Começando pela parte fácil, a RAM está nos slots corretos (2 e 4, da esquerda para a direita)? A BIOS está na versão mais recente? Você formatou o windows do zero? Ativou XMP?

 

Windows instalado do 0, SSD novo.

Ram no slot correto.

BIOS atualizada F17b.

Testei com XMP ativado e desativado. O recomendado e deixar sempre ativado?

1 minuto atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

pra comecar, teste as memórias com o memtest: https://www.memtest86.com/

 

mesmo novas, se com defeitos, o pc fica louco reiniciando sem motivos...

 

teste cada pente isoladamente

 

Hoje a noite vou testar com outros dois pentes que tenho da hyperx que tenho certeza que estão funcionando pois estão rodando em outra maquina, tambem aproveito e rodo o memtest.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, SilentPowerr disse:

Testei com XMP ativado e desativado. O recomendado e deixar sempre ativado?

Em tese você quer ativar para ganhar o desempenho pelo qual pagou.

 

Mas enfim. Se você já estava com problemas antes, muito provável que seus pentes que sejam os culpados. Você pode tentar apenas ativar o XMP e depois aumentar um pouco a tensão para 1.4v; veja se ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, SilentPowerr disse:

@Imakuni

 

Vou tentar hoje a noite deixar um so e trabalhar na tensão. Sera que pode ser ela?

Às vezes um pouco mais de tensão na RAM pode ajudar o pente a se livrar de alguma instabilidade no OC sim, principalmente se for DDR4 antiga que deteriorou com o tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mensagem do Windows indica que tem alguma peça com defeito. O certo é testar peça por peça, começando por 1 pente e vídeo onboard. Se já nesse começo deu pau, aí vai ter mais uma memória só pra testar, se der pau de novo é placa-mãe. F

 

Edit: Monta o PC com o básico;

 

  1. Apenas 1 pente de memória
  2. Sem GPU
  3. 1 SSD Sata, sem M.2 ou NVMe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hc09 @Imakuni  Boa noite!

 

Seguinte: Hoje a noite quando comecei a fazer os testes, o computador não estava dando boot. Tirei as memórias, coloquei outras, tirei gpu e nada. Apos muita montagem e desmontagem consegui fazer ele bootar e reinstalei o windows, dessa vez o 10 ao invés do 11.

 

Após instalar o windows, deixei ele apenas com a gpu e um pente de memória no primeiro slot da esquerda pra direita.

Instalei tudo, atualizei tudo o que tinha que atualizar e até então ele não havia reiniciado. Baixei o cpuz, hwmonitor e fiz benchmarks, estressei o cpu, gpu e nada de reiniciar, sendo que fiz os testes com apenas um pente no primeiro slot da esquerda. Sendo assim, fui alternando este mesmo pente. No segundo slot, fiz a mesma coisa e nada de reiniciar. Quando coloquei no terceiro slot, ele nem bootava, ele tentava, desligava de novo e ficava nesse loop de reiniciar sozinho. No quarto slot, ele ligou, passou uns 2 minutos ele deu tela azul e reiniciou sozinho e assim repetia esse loop novamente. Peguei o outro pente e fiz o mesmo teste, e, nos mesmos slots, ocorreu o mesmo problema. Então parti para testar o dual channel, sendo assim, cheguei a conclusao que ao ligar em dual channel ele não bootava e ficava reiniciando, independente da disposição dos pentes. Tirei as memórias da xpg que estava utilizando, pegsuei  as kingston que rodava em outro pc e repeti o teste. Cheguei a conclusao que as memórias estavam boas e o problema realmente era nos dois ultimos slots da esquerda para a direita, assim como nas memórias da xpg. Contudo, com as memórias apenas nos 2 primeiros slots, sem configurar o dual channel, ele funciona perfeitamente, não reinicia, não trava.

 

Detalhe que independente de travar ou não, a placa-mãe reconhecia os pentes (2x8 totalizando 16) em quaisquer slots que estavam.

 

Agora a minha dúvida. O problema que tenho agora é na placa-mãe ou no processador???? Sei que caso tenha algum problema no processador pode ocorrer isto de dar problema nos slots, contudo a placa-mãe tambem pode apresentar o mesmo problema. Como faco para saber qual e o hardware defeituoso sem ter um processador para testar? Devolvo os dois e alego problema? 

 

Ficarei muito grato se puderem ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, SilentPowerr disse:

Agora a minha dúvida. O problema que tenho agora é na placa-mãe ou no processador???? Sei que caso tenha algum problema no processador pode ocorrer isto de dar problema nos slots, contudo a placa-mãe tambem pode apresentar o mesmo problema. Como faco para saber qual e o hardware defeituoso sem ter um processador para testar? Devolvo os dois e alego problema? 

É muito mais provável que seja na placa-mãe do que no processador. Para descobrir, precisa de uma segunda placa e CPU para testar seus componentes, mas eu chutaria que é a placa-mãe mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, hc09 disse:

A mensagem do Windows indica que tem alguma peça com defeito.

Como havia dito, era problema de Hardware, nesse caso placa-mãe...

 

@SilentPowerr tudo o que você puder trocar na devolução, troque tá bom!?

seguindo com as tratativas, o problema é na placa-mãe, é muito raro dar problema no processador, quase impossível.

 

Mas que bom que solucionou o mistério, qualquer coisa já sabe.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

É o processador, Ryzen 9500X veio com problema de fábrica e só percebi muito tempo depois, ele reiniciava aleatoriamente, então pensei que pudesse ser a fonte, depois comprei memória, depois placa de vídeo, e por fim placa-mãe, só aí percebi que era o processador, é algo muito difícil de testar porque as vezes ficava meses sem reiniciar. Prejuízo esse processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!