Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, galera! 

Gostaria que vocês recomendassem um bom ac pro meu processador. 

Eu estou usando um redragon thor e não estou feliz com a temperatura. Com oc, em testes de estresse ele pegou 96 graus e em jogos 82. Sem oc, 77 em testes de estresse e 70 em jogos. A temperatura ambiente do meu quarto beira os 30 graus em dias de calor. Meu gabinete tem um bom air flow, com 4 fans. 

Estou pensando em pegar um ak400 ou um gammax v2. O que vocês acham? Compensa trocar? Posso gastar até 200 reais.

Postado
32 minutos atrás, Lucas Trevisani da Silva disse:

Estou pensando em pegar um ak400 ou um gammax v2. O que vocês acham? Compensa trocar? Posso gastar até 200 reais.

Não compensa... Você já tem um cooler de 4 heatpipes e 120 mm, trocar pra outro de mesmas especificações vai dar uma diferença mínima. Temperatura em stock tá boa, tem que ver qual é a desse OC que você está fazendo. Usou o Curve Optimizer? Meu 5600G segura o OC automático máximo em todos os núcleos (4.65 GHz) sem aumento de tensão, só na base do undervolt que o CO fez.

• Obrigado 1
Postado

@Shaman93 Então, eu usei uma configuração de um vídeo de um canal daquele Tito Tech. Aí usei o CO, aumentei o PBO, coloquei aqueles 200mhz a mais. Mas o processador virou uma churrasqueira, aumentou uns 20 graus.

Minhas temperaturas sem OC, em idle ficam assim:

proc.jpg

Postado
44 minutos atrás, Lucas Trevisani da Silva disse:

@Shaman93 Então, eu usei uma configuração de um vídeo de um canal daquele Tito Tech. Aí usei o CO, aumentei o PBO, coloquei aqueles 200mhz a mais. Mas o processador virou uma churrasqueira, aumentou uns 20 graus.

Ficou em quanto os valores do CO? Aqui deu -14/-12/-13/-17/-10/-18. Como mencionei, é suficiente pra bater o OC constante em todos os núcleos, sem aumento dos limites do PBO. Se eu libero o PBO, mesma coisa, temperatura vai pra casa do *****, sendo que desempenho, pontuações em benchmarks, etc., ficam iguais (na verdade, até pioram levemente).

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Rapaz, não sei dizer, eu usei a configuração já pronta. Ficou exatamente assim igual no anexo.

Ele "otimizou" esse setup, aí por ser o mesmo processador e placa-mãe que eu tenho, resolvi fazer essas configurações também.

No cinebench deu 11000, sem essas configurações geralmente fica entre 9800/10000. 

Mas o processador esquentou demais.

Edit: O dynamic vcore e o dynamic vcore soc ficaram em -0,0054 e +0,0054. Esqueci de mencionar.

oc.jpg

Postado
8 minutos atrás, Lucas Trevisani da Silva disse:

@Shaman93 Rapaz, não sei dizer, eu usei a configuração já pronta. Ficou exatamente assim igual no anexo.

Ele "otimizou" esse setup, aí por ser o mesmo processador e placa-mãe que eu tenho, resolvi fazer essas configurações também.

Tenta fazer pelo Ryzen Master, aplica o CO e Auto OC, mas deixa os limites do PBO no padrão de fábrica. Ali na sessão do CO você também consegue ver quanto ele aplicou de UV em cada núcleo. Se for parecido com os meus, você também deve conseguir pegar o OC de +200 MHz sem aumento dos limites do PBO.

8 minutos atrás, Lucas Trevisani da Silva disse:

No cinebench deu 11000, sem essas configurações geralmente fica entre 9800/10000. 

Sinal de que provavelmente dá pra melhorar isso daí. Meu 5600G faz 11550 e estabiliza nuns 80 graus em 1.35 V.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Lucas Trevisani da Silva disse:

Eu estou usando um redragon thor e não estou feliz com a temperatura. Com oc, 

Estou pensando em pegar um ak400 ou um gammax v2. 

Como você quer cooler para overclock, o AG400/AK400 vai fazer pouca diferença do seu atual cooler - equivalente ao Gammaxx 400 V2; talvez baixe uns 3 graus, ou seja, vai continuar quente.

Como seu limite é R$ 200,00 só tem DeepCool AG500 (5 heatpipes) - R$ 190,00 mas não espere milagres.

• Obrigado 1
Postado

@1lokos Eu vou usar ele em stock mesmo, peguei medo de overclock depois que eu vi que atingiu 96 graus. 

Pra usar em stock um ag400 é suficiente?

Sem falar que com o oc que tava, peguei 11000 no cinebench. Com ele em stock, 10000. Diferença mínima, vou usar ele em stock mesmo.

Postado
19 minutos atrás, Lucas Trevisani da Silva disse:

Pra usar em stock um ag400 é suficiente?

Veja neste teste, o AG400 e AK400 refrigeram bem até um Ryzen 5700X sem e com PBO ativado, o 5600X tem o mesmo TDP - 65W (nominal), esquenta um pouco menos por ter 2 núcleos a menos que o 5700X.

• Amei 1
Postado

Meu Ryzen 5600 em jogos quase não passa de 65ºC.

A única vez que passou foi quando usei o Cinebench, pegou 80ºC.

A temperatura limite, salvo engano, é 95ºC.

É um processador bem frio, somente o cooler box já dá conta do recado. Se mesmo com cooler torre você não está tendo boas temperaturas, sinal que o problema não tá no cooler.

Postado

@HenriqueV5 Aí é que tá, meu 5600x só atingiu 96 quando estava com overclock. Sem overclock, no Cinebench, ele não chegou nem a 80 graus, travou no 77, em média ficou em torno de 74.4 no cinebench, sendo usado a 100%.
Troquei de cooler porque resolvi optar por uma opção mais segura, de uma marca mais conhecida.

Agora discordo sobre o cooler box ser suficiente, em testes de estresse ele chegou a 90 graus. E outra, depende muito da refrigeração da casa também. Minha casa é bastante quente durante o verão, é um calor danado. Optei por um cooler de torre pra ficar mais seguro a longo prazo.

Postado
4 horas atrás, Lucas Trevisani da Silva disse:

@HenriqueV5 Aí é que tá, meu 5600x só atingiu 96 quando estava com overclock. Sem overclock, no Cinebench, ele não chegou nem a 80 graus, travou no 77, em média ficou em torno de 74.4 no cinebench, sendo usado a 100%.
Troquei de cooler porque resolvi optar por uma opção mais segura, de uma marca mais conhecida.

Agora discordo sobre o cooler box ser suficiente, em testes de estresse ele chegou a 90 graus. E outra, depende muito da refrigeração da casa também. Minha casa é bastante quente durante o verão, é um calor danado. Optei por um cooler de torre pra ficar mais seguro a longo prazo.

E eu moro no Recife, brother.

O que você tá usando/jogando que tá usando tanto o seu processador a ponto de fazer overclock? A única vez que o meu ficou suado foi quando testei o Battlefield 2042, ficou quase 100% de uso, mas ainda sim empurrou mais de 80 fps no alto. 

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, HenriqueV5 disse:

E eu moro no Recife, brother.

O que você tá usando/jogando que tá usando tanto o seu processador a ponto de fazer overclock? A única vez que o meu ficou suado foi quando testei o Battlefield 2042, ficou quase 100% de uso, mas ainda sim empurrou mais de 80 fps no alto. 

Então, cara, não foi bem uma necessidade kkkkkkkkkkk. Eu vi em um vídeo daquele tito tech, ele tava "otimizando" o Ryzen 5 5600x pra ganhar mais performance. Eu fiz na inocência achando que não ia mudar muito, porque a configuração parecia ser meio universal. Como eu sou leigo nessa questão de OC, aí fiz achando que ia mudar alguma coisa.

Só o que mudou mesmo foi a temperatura do pc, de desempenho ficou quase idêntico. O Ryzen stock empurra minha placa de vídeo tranquilamente também, fica sempre 98%/99%. 

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!