Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

baixando iso do windows pelo linux


Posts recomendados

  • Membro VIP
2 horas atrás, Mega Blaster disse:

Qualquer um no código aberto pode sobrescrever um sem sabermos origem e validação.

 

Secure Boot foi inventado para evitar isso. Ele garante que o kernel que a Red Hat, a SUSE, a Canonical, etc, compilou não vai iniciar caso seja modificado. É impossível modificar um binário e manter sua assinatura digital válida.

 

É uma cadeia de confiança: o BIOS confia no Shim, que foi assinado pela Microsoft. O Shim confia no GRUB, que foi assinado pela distribuição. O GRUB confia no kernel, que foi assinado pela distribuição. O kernel, confia nos módulos, que foram assinados pela distribuição. Caso um mísero bit nessa cadeia seja alterado, o processo para (com exceção dos módulos, cujo carregamento "só" falhará).

 

Se a pessoa não confiar na distribuição? Bom, daí melhor voltar para o Windows! Ou para o Mac!

 

2 horas atrás, Mega Blaster disse:

Não vejo o Ventoy como uma ameaça em potencial ou que seja um risco a ponto de inibir o uso.

 

Vi agora no site e parece que pode (como exatamente não sei) pedir para adicionar uma soma de verificação SHA-256 ao MOK. Menos pior. Mesmo assim não adiciono. Para mim, o Ventoy tem a deficiência de exigir que eu desative temporariamente Secure Boot para instalar o sistema em questão através dele, mesmo que esse sistema suporte Secure Boot. Eu sei que devo ativar novamente depois. Minha implicância no assunto é por causa da falsa sensação que leigos podem ter que Secure Boot precisa ficar sempre desativado depois, o que geralmente não é o caso.

 

2 horas atrás, Mega Blaster disse:

O Rufus também pula o TPM fácil.

 

Isso é outra coisa. Rufus adiciona aquelas chaves no registro do Windows PE do ambiente de instalação. Inicialização com Secure Boot é suportada sem mexer em nada. Seja sem interferir (quando é possível usar FAT), ou quando o UEFI:NTFS é usado, que é assinado pela Microsoft. Para mim, é um recurso matador, que o coloca numa categoria acima de todas as demais soluções equivalentes.

 

2 horas atrás, hc09 disse:

se alguém estiver usando uma distro Linux, que ao habilitar o Secure Boot, acaba dando crash no sistema, desabilite que o boot volta ao normal.

 

Sim, é um motivo válido. Não é válido quando a distribuição suporta, como é o caso do Red Hat, Fedora, (open)SUSE, Ubuntu, Debian. Distribuição derivadas, em teoria, herdam o suporte. Tem o caso específico do maldito driver proprietário da nVidia, que também precisa desativar. Existe uma chance disso ser resolvido no futuro com o módulo aberto lançado pela nVidia tempos atrás. Caso seja usável algum dia, o módulo passaria a ser compilado pelas distribuições e seria assinado. Vai depender de quão legítimo é o interesse da empresa em levar o open source a sério ou se é apenas jogo de cena para enganar bobo.

 

2 horas atrás, hc09 disse:

 

Aí é bug mesmo. Veja esta maravilha:

 

 

Ou as bruxarias 🧙‍♂️ da Intel como o RST/Optane:

 

 

São dois casos de "bla bla não aceita Linux" que nada têm a ver com Secure Boot. Pela minha experiência, quando a distribuição suporta, nunca tem.

 

1 hora atrás, hc09 disse:

 

Notícia de 11 anos atrás, quando o coitado do Matthew Garrett trabalhava feito louco para tornar o sistema compatível. Não só ele: Steve Langasek da Canonical (mencionado no link), mais o pessoal da SUSE que inventou o MOK, etc. Acompanhei na época; não lembro de todos os nomes. 👴 Pouco depois do lançamento do Windows 8, lembro do Fedora rodando sem modificação alguma com Secure Boot. O Ubuntu também foi um pioneiro, com suporte bem rápido. Retardatário foi o Debian, que apenas na versão 10 (2019) tornou-se compatível. Antes tarde do que nunca.

 

Vejam que a minha cruzada aqui é apenas contra a recomendação indiscriminada de desativar Secure Boot. Quando necessidade, seja por causa da distribuição usada -- Arch Linux, que não suporta, por exemplo -- ou do driver proprietário da nVidia numa que suporta, eu não implico, ok? 🥰 💓

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mega Blaster disse:

Depende do kernel da distribuição. As distros mais estáveis e de maior relevância já tem implementado o recurso. Só o TPM que ainda não é consenso, mas está avançando

estes arquivos são do pendrive botavel do linux, posso copiar e colar aqui no notebook enquanto tento criar o pendrive botavel do windows e depois copiar e colar novamente no pendrive ou este procedimento não é correto e não funciona? 

linux mint.png

2 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

estes arquivos são do pendrive botavel do linux, posso copiar e colar aqui no notebook enquanto tento criar o pendrive botavel do windows e depois copiar e colar novamente no pendrive ou este procedimento não é correto e não funciona? 

linux mint.png

Posso criar uma pasta dentro do pendrive com o nome linux mint e jogar tudo isso aí dentro sem medo de estar fazendo algo errado ou tem que ficar assim tudo solto? 

10 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

estes arquivos são do pendrive botavel do linux, posso copiar e colar aqui no notebook enquanto tento criar o pendrive botavel do windows e depois copiar e colar novamente no pendrive ou este procedimento não é correto e não funciona? 

linux mint.png

Posso criar uma pasta dentro do pendrive com o nome linux mint e jogar tudo isso aí dentro sem medo de estar fazendo algo errado ou tem que ficar assim tudo solto? 

Como deixo as ISOs assim e não esse monte de pasta? 

como deixar as isos assim.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Pode movimentar o pendrive a vontade. Ele é totalmente funcional. A única diferença é que é bootável e se tiver uma imagem ISO, inicia o processo de instalação. Não se preocupe com isso.

Certo. você sabe como deixo a ISO assim, apenas um arquivo? Pois ali no meu são vários arquivos e no dai da foto é apenas um arquivo, várias isos. 

como deixar as isos assim.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Mais uma vez concordo e apoio tudo o que o @Marcos FRM disse. Só quis deixar claro que a comunidade Linux não tem um responsável e nem um CNPJ onde podemos cobrar uma posição. A iniciativa foi da Microsoft e existem canais no Youtube onde experts em Linux provam que não conseguem instalar o Linux de maneira natural. Isso retarda o movimento Livre.

 

Gostaria também de deixar claro, que existe Hardware Livre, e como é Livre não existe Secure Boot.

Também não é novidade (e também não é comum), mas existe uma nova tendência de usar BIOS personalizada. Pois é, até a BIOS estão trocando para que tenham mais liberdade.

 

Em ambiente de produção, onde uma instituição inteira pode sofrer um ataque que resulte em prejuízos enormes ou espionagem, obviamente é obrigatório o uso para evitar códigos maliciosos no ambiente.

 

E de link e link vamos dando forma ao objeto: https://arstechnica.com/information-technology/2013/02/linus-torvalds-i-will-not-change-linux-to-deep-throat-microsoft/

 

Fico por aqui, é cansativo.

PS: Distro não é Linux.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, hc09 disse:

 

Mais uma vez concordo e apoio tudo o que o @Marcos FRM disse. Só quis deixar claro que a comunidade Linux não tem um responsável e nem um CNPJ onde podemos cobrar uma posição. A iniciativa foi da Microsoft e existem canais no Youtube onde experts em Linux provam que não conseguem instalar o Linux de maneira natural. Isso retarda o movimento Livre.

 

Gostaria também de deixar claro, que existe Hardware Livre, e como é Livre não existe Secure Boot.

Também não é novidade (e também não é comum), mas existe uma nova tendência de usar BIOS personalizada. Pois é, até a BIOS estão trocando para que tenham mais liberdade.

 

Em ambiente de produção, onde uma instituição inteira pode sofrer um ataque que resulte em prejuízos enormes ou espionagem, obviamente é obrigatório o uso para evitar códigos maliciosos no ambiente.

 

E de link e link vamos dando forma ao objeto: https://arstechnica.com/information-technology/2013/02/linus-torvalds-i-will-not-change-linux-to-deep-throat-microsoft/

 

Fico por aqui, é cansativo.

PS: Distro não é Linux.

Distro é o quê, camarada? Qual a diferença de distro pra linux? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

Distro é o quê

Chamamos distro quando alguém resolve desenvolver outro sistema baseado em um que já existe. Por exemplo: Ubuntu - saiu Lubuntu, Mint, Elementar, Zorin, etc. É baseada em Linux mas não tem núcleo duro, original, como Debian, Red Hat, Fedora que são os pais da maioria.

 

https://diolinux.com.br/editorial/linux-a-historia-por-tras-dos-29-anos.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Chamamos distro quando alguém resolve desenvolver outro sistema baseado em um que já existe. Por exemplo: Ubuntu - saiu Lubuntu, Mint, Elementar, Zorin, etc. É baseada em Linux mas não tem núcleo duro, original, como Debian, Red Hat, Fedora que são os pais da maioria.

entendi. Aproveitando que você está aqui, em tira esta dúvida. Ao alicar nesse arquivo do win10 ai, ele me leva pra uma pasta com outros arquivos. O que devo copiar para o pendrive são estes 8 ítens ou posso copiar somente aquele ali, o Win10_22H2_BrazilianPortuguese_x64 ?

win10.png

as pastas.png

8 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Chamamos distro quando alguém resolve desenvolver outro sistema baseado em um que já existe. Por exemplo: Ubuntu - saiu Lubuntu, Mint, Elementar, Zorin, etc. É baseada em Linux mas não tem núcleo duro, original, como Debian, Red Hat, Fedora que são os pais da maioria.

O ubundo é alguma distro? Se sim, de qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Só a imagem. Ela é o instalador. É isso que será iniciado quando houver o boot. As pastas contém todos os arquivos e programas que comporão o SO de maneira funcional, o sistema em si.

Ok. vou tentar instalar aqui o win10 no sdd, vê se presta. O securet boot deve estar habilitado? Acho que está desabilitado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Habilita. Dependendo do equipamento, pode ser que se depare com alguns contratempos referente ao fTPM, que é um dos motivos de alguns posts acima/atrás. A MS passou a exigir equipamentos novos, compatíveis com níveis de segurança mais alta. Vai relatando as dificuldades que tiver. Tem farto material aqui no Fórum sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mega Blaster disse:

Habilita. Dependendo do equipamento, pode ser que se depare com alguns contratempos referente ao fTPM, que é um dos motivos de alguns posts acima/atrás. A MS passou a exigir equipamentos novos, compatíveis com níveis de segurança mais alta. Vai relatando as dificuldades que tiver. Tem farto material aqui no Fórum sobre isso.

Não estou conseguindo, tipo, eu entro na BIOS, habilitei lá o security boot, vou lá na opção pra iniciar com o pendrive, só que quando dou enter, nada acontece, tipo, não avança. Ai eu vim aqui num outro pc quem tem windows, utilizei o rufus pra fazer o pendrive bootável do windows, fui lá no notebook de novo mas dá o mesmo problema, tento avançar e não vai.. não sei qual o problema. Agora vou testar outro pendrive aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, hc09 disse:

 

Você continua desenterrando essas notícias velhas e superadas (início de 2013). Essa discussão aconteceu na época em que cogitava-se adicionar, depois de inicializado, chaves ao kernel. Linus não aceitou e a ideia foi descartada. O Shim (um pré-bootloader) do Matthew Garrett continuou firme e forte e é a solução usada até hoje.

 

7 horas atrás, Mega Blaster disse:

pode ser que se depare com alguns contratempos referente ao fTPM

 

As distribuições praticamente não usam-no (infelizmente). Não deve ter contratempo algum.

 

6 horas atrás, Álvaro Dínamo disse:

Não estou conseguindo, tipo, eu entro na BIOS, habilitei lá o security boot, vou lá na opção pra iniciar com o pendrive, só que quando dou enter, nada acontece, tipo, não avança.

 

Com o Ventoy não vai iniciar. Com o Rufus, tem que iniciar (se usou a opção "GPT").

 

Mas você já não instalou o Mint?

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marcos FRM disse:

Você continua desenterrando essas notícias velhas e superadas (início de 2013). Essa discussão aconteceu na época em que cogitava-se adicionar, depois de inicializado, chaves ao kernel. Linus não aceitou e a ideia foi descartada. O Shim (um pré-bootloader) do Matthew Garrett continuou firme e forte e é a solução usada até hoje.

Pois é, lindas palavras do Linus ao Garret. ❤️

Mas é aquilo, saber dançar... Faz parte, daqui a pouco você vem aqui em casa me obrigar a usar o SB.

 

10 horas atrás, Álvaro Dínamo disse:

Distro é o quê, camarada? Qual a diferença de distro pra linux? 

Linux é um Kernel, Distro (Distribuição) é um Sistema operacional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Marcos FRM disse:

 

Você continua desenterrando essas notícias velhas e superadas (início de 2013). Essa discussão aconteceu na época em que cogitava-se adicionar, depois de inicializado, chaves ao kernel. Linus não aceitou e a ideia foi descartada. O Shim (um pré-bootloader) do Matthew Garrett continuou firme e forte e é a solução usada até hoje.

 

 

As distribuições praticamente não usam-no (infelizmente). Não deve ter contratempo algum.

 

 

Com o Ventoy não vai iniciar. Com o Rufus, tem que iniciar (se usou a opção "GPT").

 

Mas você já não instalou o Mint?

Eu consegui. Eu uso o mint e estou adorando o linux mint, acho que não volto mais pro Windows. Eu estava tentando(E consegui) instalar o windows 10 pra uma pessoa, vendi um SSD de 120gb e queria logo instalar o windows, mas não gostei do tanto de burocracia. 

agora, Álvaro Dínamo disse:

Eu consegui. Eu uso o mint e estou adorando o linux mint, acho que não volto mais pro Windows. Eu estava tentando(E consegui) instalar o windows 10 pra uma pessoa, vendi um SSD de 120gb e queria logo instalar o windows, mas não gostei do tanto de burocracia. 

usei a opção gpt no rufus. Mas ainda tinha dado um erro lá na hora da instalação, vi um vídeo no youtube em que ensinou lá um comando pra dar no prompt para converter para gpt, dai foi, avançou. Ele disse que se o nome lá não estivesse com um *, é porque não estava gpt, dai o comando lá que ele ensinou era pra converter pra gpt, coisa que eu aparentemente tinha feito no rufus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Álvaro Dínamo disse:

estou adorando o linux mint

Mint é ótimo. Agora, quando experimentar o Zorin, sua paixão mudará e aumentará! Linux é outro mundo. Tenho 2 notes, um com Lubuntu e Zorin e outro com W11. Tenho vários discos rígidos, Vou pegar um de 1 TB e vou colocar W10, 11, Lubuntu, Mint, Zorin e talvez ou Debian ou Red Hat para aprendizado. Tenho um CD com o famoso Kurumin (que foi abandonado) e o Fabuloso Famelix (este realmente era lindo! Uma pena que pararam também, agora é BRLinux), mas o CD está falhando, acho que não vou conseguir recuperar. O mais incrível é que o Kurumin ainda funciona!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mega Blaster disse:

Mint é ótimo. Agora, quando experimentar o Zorin, sua paixão mudará e aumentará! Linux é outro mundo. Tenho 2 notes, um com Lubuntu e Zorin e outro com W11. Tenho vários discos rígidos, Vou pegar um de 1 TB e vou colocar W10, 11, Lubuntu, Mint, Zorin e talvez ou Debian ou Red Hat para aprendizado. Tenho um CD com o famoso Kurumin (que foi abandonado) e o Fabuloso Famelix (este realmente era lindo! Uma pena que pararam também, agora é BRLinux), mas o CD está falhando, acho que não vou conseguir recuperar. O mais incrível é que o Kurumin ainda funciona!

O zorin é distro de qual linux? Se fiz a pergunta errada me corrija. Um colega disse pra eu dar uma chance ao ubunto. você tem um note com 2 sistemas operacionais? Funciona? Se sim, qual a razão de ter 2 SOs em um notebook? Você disse que vai pegar um disco rígido d 1tb, você irá colocar as isos nele ou vai instalar todos esses SOs e eles irão funcionar em uma máquina só? Se sim, pra mudar de SO tem que ir na BIOS?

1 hora atrás, Mega Blaster disse:

Mint é ótimo. Agora, quando experimentar o Zorin, sua paixão mudará e aumentará! Linux é outro mundo. Tenho 2 notes, um com Lubuntu e Zorin e outro com W11. Tenho vários discos rígidos, Vou pegar um de 1 TB e vou colocar W10, 11, Lubuntu, Mint, Zorin e talvez ou Debian ou Red Hat para aprendizado. Tenho um CD com o famoso Kurumin (que foi abandonado) e o Fabuloso Famelix (este realmente era lindo! Uma pena que pararam também, agora é BRLinux), mas o CD está falhando, acho que não vou conseguir recuperar. O mais incrível é que o Kurumin ainda funciona!

Então as vezes você usa Windows? Sem sim, pra qual utilidade? 

1 minuto atrás, Álvaro Dínamo disse:

O zorin é distro de qual linux? Se fiz a pergunta errada me corrija. Um colega disse pra eu dar uma chance ao ubunto. você tem um note com 2 sistemas operacionais? Funciona? Se sim, qual a razão de ter 2 SOs em um notebook? Você disse que vai pegar um disco rígido d 1tb, você irá colocar as isos nele ou vai instalar todos esses SOs e eles irão funcionar em uma máquina só? Se sim, pra mudar de SO tem que ir na BIOS?

Então as vezes você usa Windows? Sem sim, pra qual utilidade? 

Ainda vou tirar um dia pra revisar tudo que perguntei aqui neste fórum e as respostas dadas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Álvaro Dínamo disse:

O zorin é distro de qual linux?

Ubuntu

2 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

dar uma chance ao ubunto

Muito pesado. Mas é porta de entrada para iniciantes. Usei muito. Não me agrada mais.

3 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

um note com 2 sistemas operacionais? Funciona?

Sim, funciona. E é bem fraquinho e roda de boa.

4 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

qual a razão de ter 2 SOs em um notebook?

A liberdade e o prazer de escolher o que quero e quando quero. Não precisa de motivos.

 

5 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

eles irão funcionar em uma máquina só?

Sim, funciona. Não lembro o limite, mas pode instalar vários SO's em multi boot

 

10 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

eles irão funcionar em uma máquina só?

Sim, irão.

11 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

pra mudar de SO tem que ir na BIOS?

Não. Quando ligar a máquina irá aparecer todos os SO's instalados e você escolhe qual vai usar. Isso é LIBERDADE! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Ubuntu

Muito pesado. Mas é porta de entrada para iniciantes. Usei muito. Não me agrada mais.

Sim, funciona. E é bem fraquinho e roda de boa.

A liberdade e o prazer de escolher o que quero e quando quero. Não precisa de motivos.

 

Sim, funciona. Não lembro o limite, mas pode instalar vários SO's em multi boot

 

Sim, irão.

Não. Quando ligar a máquina irá aparecer todos os SO's instalados e você escolhe qual vai usar. Isso é LIBERDADE! 

se você souber de cabeça algum vídeo no youtube que mostra isso ou se você souber me dizer como pesquiso, escrevo isso no youtube

agora, Álvaro Dínamo disse:

se você souber de cabeça algum vídeo no youtube que mostra isso ou se você souber me dizer como pesquiso, escrevo isso no youtube

você acha o mint muito pesado também? É pesado em que sentido? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

você acha o mint muito pesado

Não. Mint é ótimo. É Lindo. Mas não é único. Pense nisso como se fossem mulheres belas, maravilhosas! Qual escolher? Tem que provar! Beijar, conversar, sentir, experimentar. Uma vai da BINGO!

  

5 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

É pesado em que sentido? 

No quanto exige da máquina. O XP da MS tinha tantas atualizações que era, praticamente, 2 SO's rodando em paralelo. O linux, nesses métodos de otimizações, tiram o melhor dos equipamentos com o mínimo necessário. Por isso máquinas antigas rodam bem com eles. Não há escravidão, você escolhe o que quer e, se souber fazer, otimiza ao teu gosto. É a benção do código aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Não. Mint é ótimo. É Lindo. Mas não é único. Pense nisso como se fossem mulheres belas, maravilhosas! Qual escolher? Tem que provar! Beijar, conversar, sentir, experimentar. Uma vai da BINGO!

mas pra um linux ou distro funcionar, tem que ter gente por trás trabalhando pra manter ele funcionando , atualizando ou é só criar uma distro e pronto? Tipo, qual o linux ou tem algum linux em que o pessoal trabalha mais pra dar continuidade a ele e aprimorar e sofisticar ele cada vez mais? 

10 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

mas pra um linux ou distro funcionar, tem que ter gente por trás trabalhando pra manter ele funcionando , atualizando ou é só criar uma distro e pronto? Tipo, qual o linux ou tem algum linux em que o pessoal trabalha mais pra dar continuidade a ele e aprimorar e sofisticar ele cada vez mais? 

Vou indo dormir! 😪😴

14 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Não. Mint é ótimo. É Lindo. Mas não é único. Pense nisso como se fossem mulheres belas, maravilhosas! Qual escolher? Tem que provar! Beijar, conversar, sentir, experimentar. Uma vai da BINGO!

  

No quanto exige da máquina. O XP da MS tinha tantas atualizações que era, praticamente, 2 SO's rodando em paralelo. O linux, nesses métodos de otimizações, tiram o melhor dos equipamentos com o mínimo necessário. Por isso máquinas antigas rodam bem com eles. Não há escravidão, você escolhe o que quer e, se souber fazer, otimiza ao teu gosto. É a benção do código aberto.

Em que sentido ou como posso identificar quando algum SO exige mais ou menos da máquina? Onde posso verificar ou perceber isto? Por exemplo, em quantos % um linx mint exigiria a menos de hardware em relação a um windows 10? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

tem que ter gente por trás trabalhando pra manter ele funcionando , atualizando

Sim, é um fato. Alguém tem que trabalhar. E, em geral, não são remunerados por isso. Fazem por prazer, ideal, vontade ou que seja que os movam. As doações mantém os projetos por um tempo.

5 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

é só criar uma distro e pronto?

10 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

aprimorar e sofisticar ele cada vez mais? 

 

Pode criar, mas precisa ,lógico, de incentivo e dinheiro, afinal, ninguém vive de vento e sol. É preciso pagar as contas e viver.

 

6 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

tem algum linux em que o pessoal trabalha mais

Claro que tem. São as distros que fazem mais sucesso e que a comunidade mais gosta e se adapta. Caso do Ubuntu, Mint, Zorin e outras.... Quando um grupo de pessoas de relevância destaca a distro, ela faz sucesso e as contribuições aparecem. Aí, quanto mais contribuição, mais empenho e desenvolvimento, mais sucesso, mais estabilidade, mais longevidade. Por isso distros como o Kurumin e Famelix pararam. Apesar de serem formidáveis e brasileiras, faltou o tchã do investimento. Se rolar grana, a MS desaparece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!