Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que mudariam nessa build de R$ 20.000, as peças são compatíveis?


Ir à solução Resolvido por Gustavo Cabral,

Posts recomendados

Fala rapaziada, estou ajudando um conhecido meu a montar o PC Gamer dele. O cara tem por volta de 20k p/ investir num Desktop top de linha, sem periféricos nem nada, só o hardware mesmo. Sei que é um valor relativamente alto, por isso vim aqui pedir auxílio nas especificação da máquina.

Montei essa config. pra ele meio na correria, o que acham? 

Processador: AMD Ryzen 9 7950X - RR$ 4.199,99 [KABUM];
placa-mãeGigabyte X670 Aorus Elite AX, AMD AM5, ATX, DDR5, LED RGB, Bluetooth, Wi-Fi 6E - R$ 3.499,99 [KABUM];
Placa de vídeo: RTX 4080 Trinity OC ZOTAC GeForce, 16 GB GDDR6X, DLSS, Ray Tracing - R$ R$ 8.699,99 [KABUM];
memória RAM: Asgard Valkyrie V5 DDR4 RGB 32GB (8gbx4) 3600MHz - R$ 364,69 -> [Preço de 8gbx2 no ALIEXPRESS (COMPRAR DUAS)];
Armazenamento primário: Samsung 990 Pro 1TB - R$ 890,05 [ALIEXPRESS];
Fonte de alimentação: Corsair RM1000x 1000W 80 Plus Gold - R$ 999,99 [KABUM];
Gabinete: NZXT H510 Branco Fosco Mid Tower Lateral de Vidro ATX Sem Fonte 2 Coolers - R$ 649,90 [KABUM];
Cooler do processador: Water Cooler Corsair iCUE H100i PRO XT Hydro Series, RGB, 240mm, Preto - R$ 749,99 [KABUM];

O valor total das peças fica em R$ 20.954,60.

Estou aberto pra ouvir indicações, substituir peças, qualquer coisa que possa melhorar o desempenho dele. 

Ele vai ser usado para atividades de produtividade, e jogar alguns jogos mais leves (principalmente VALORANT). Sei que nesse caso ele não precisaria de um PC tão caro, mas ele tem condições para bancar um e diz pretende pagar entre 15 e 20k. Qual mudança vocês indicariam, as peças da máquina são compatíveis? 

Estou no aguardo, valeuu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Cabral  PC forte hein.. não tem nem muito o que mudar.. 😆

 

Particularmente, não gastaria tudo isso em uma placa-mãe (acho exagero), investiria em um gabinete melhor, como um Gabinete NZXT H7 Flow ou NZXT H9 Flow e quem sabe um Water Cooler NZXT Kraken X73 360mm (esse processador vai pedir um bom resfriamento).

 

No mais, não compreendi a placa-mãe que quer pegar ser DDR5 e estar pensando nessas memórias RAM DDR4, fique de olho nisso, não será compatível!

 

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo gastar menos com placa-mãe e acomodar uma 4090 ao invés de 4080. A 4080 a quase 9k é um péssimo custo beneficio.

 

Vi 4090 a semana passada por 10K. Tem fácil por 10.5k

https://www.kabum.com.br/produto/397573/placa-de-vídeo-pny-GeForce-RTX-4090-xlr8-gaming-verto-epic-x-RGB-24-gb-gddr6x-dlss-ray-tracing-vcg409024tfxxpb1-o

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, guilherme_dr disse:

 

@Gustavo Cabral Então, tem que dar uma pesquisada nos valores, mas algo como essa ASRock X670E PG Lightning ou uma ASUS ROG Strix B650-A Gaming  já está bom nesse CPU.

Nesse caso a ASUS ROG Strix B650-A Gaming não entraria em conflito com as memórias RAM por serem DDR4?

48 minutos atrás, JotaCF disse:

eu pegaria o Ryzen 7 7800x3D em vez do R9 que só tem sentido em atividades de alta produtividade como renders 3d, edições de vídeo 4k bruto etc.

 

eficiência sinistra, nem vai precisar se preocupar com water cooler...

Acho que ele deve optar pela permanência do water cooler, mas mesmo assim mt obrigado pela indicação, pras atividades dele o Ryzen 7 7800x3D deve performar muito bem.

1 hora atrás, W46n3r disse:

Recomendo gastar menos com placa-mãe e acomodar uma 4090 ao invés de 4080. A 4080 a quase 9k é um péssimo custo beneficio.

 

Vi 4090 a semana passada por 10K. Tem fácil por 10.5k

https://www.kabum.com.br/produto/397573/placa-de-vídeo-pny-GeForce-RTX-4090-xlr8-gaming-verto-epic-x-RGB-24-gb-gddr6x-dlss-ray-tracing-vcg409024tfxxpb1-o

 

 

obrigado pela indicação amigo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Cabral Sim, esse Ryzen é brabo tanto pra jogos quanto pra atividades que também demandam multi-tarefa. R9 só compensa quando realmente o cara vai usar os núcleos todos com atividades bem específicas. o R7 será mais do que suficiente.

 

sobre a ram, 2x16gb em vez de 4 pentes de 8 porque é mais fácil pro controlador de memória deixar o clock no talo e estável com menos pentes.

 

a fonte que listou está esgotada na Kabum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, JotaCF disse:

@Gustavo Cabral Sim, esse Ryzen é brabo tanto pra jogos quanto pra atividades que também demandam multi-tarefa. R9 só compensa quando realmente o cara vai usar os núcleos todos com atividades bem específicas. o R7 será mais do que suficiente.

 

sobre a ram, 2x16gb em vez de 4 pentes de 8 porque é mais fácil pro controlador de memória deixar o clock no talo e estável com menos pentes.

 

a fonte que listou está esgotada na Kabum...


Não existe uma vantagem em se utilizar mais canais de memória em dual channel p/ obter mais performance?

Enfim, aqui está um exemplo da minha teoria de preferir 8x4 a 16x2:
 


Sobre a fonte, bela observação, era um link antigo que eu havia reservado, nem percebi que estava esgotado haha.

Qual modelo de fonte você indicaria para essa máquina (confesso que sou leigo nessa área)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Cabral a diferença é tão pequena que nesse cenário deve considerar que é basicamente igual, apenas com o risco de ter problema no controlador de ter problemas pra manter o clock das 4 rams. com 2 rams é muito difícil não rodar no talo e até fazer overclock quando quiser.

 

se você for usar com esse Ryzen que é super econômico e consome pouquíssimo, você pode economizar uma grana e levar essa baita fonte da XPG de 850W: LINK

 

caso queira algo realmente algo mais over pensando em cenários que pode usar CPUS mais beberrões tipo cpus Intel i9: LINK

 

PS: eu compraria a de 850W, vai dar conta com muita sobra e é EXCELENTE, eficiência platinum apesar de ser vendida como Gold. 10 anos de garantia.

as placas-mãe são o calcanhar de aquiles dos novos Ryzen, ainda bem caras. no cenário de caras, acho que indicar uma X670 com Wifi é uma opção bem tranquila devido o orçamento bem folgado e com a economia na fonte:

 

LINK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gustavo Cabral disse:

Nesse caso a ASUS ROG Strix B650-A Gaming não entraria em conflito com as memórias RAM por serem DDR4?

 

@Gustavo Cabral Não, essa placa-mãe que mandei no link é DDR5, vai funcionar com essas memórias que você está pensando em pegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme_dr @JotaCF @W46n3r

Valeu rapaziada, juntei as dicas de quem ajudou aqui e montei essa build aqui:

Processador: AMD Ryzen 7 7800X3D, 5.0GHz Max Turbo, Cache 104MB, AM5, 8 Núcleos, Vídeo Integrado - R$ 3.499,99 [KABUM]
Placa-mãe: placa-mãe ASUS TUF Gaming X670E-Plus Wi-Fi, AMD X670, AM5, DDR5 - R$ 2.899,99 [KABUM]
Placa de vídeo: PNY GeForce RTX 4090 XLR8 Gaming Verto Epic-x RGB, 24 GB GDDR6X, DLSS, Ray Tracing  - R$ 10.699,99 [KABUM]
memória RAM: Asgard Valkyrie V5 DDR4 RGB 32GB (16GBx2PCS 3600MHz) 3600MHz - R$ 880,90 [ALIEXPRESS]
Armazenamento primário: Samsung 990 Pro 1TB - R$ 890,05 [ALIEXPRESS]
Fonte de alimentação: XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold Modular - R$ 699,99 [KABUM]
Gabinete: NZXT H510 Branco Fosco Mid Tower Lateral de Vidro ATX Sem Fonte 2 Coolers - R$ 649,90 [KABUM]
Cooler do processador: Water Cooler Corsair iCUE H100i PRO XT Hydro Series, RGB, 240mm, Preto - R$ 749,99 [KABUM]

O valor total dos componentes é R$ 20.970.80.

E, agora sim haha, tem alguma mudança que sugeririam? Pincipalmente na parte da compatibilidade, porque na do desempenho acho que conseguimos o maior custo-benefício. 

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Gustavo Cabral disse:

@guilherme_dr @JotaCF @W46n3r

Valeu rapaziada, juntei as dicas de quem ajudou aqui e montei essa build aqui:

Processador: AMD Ryzen 7 7800X3D, 5.0GHz Max Turbo, Cache 104MB, AM5, 8 Núcleos, Vídeo Integrado - R$ 3.499,99 [KABUM]
Placa-mãe: placa-mãe ASUS TUF Gaming X670E-Plus Wi-Fi, AMD X670, AM5, DDR5 - R$ 2.899,99 [KABUM]
Placa de vídeo: PNY GeForce RTX 4090 XLR8 Gaming Verto Epic-x RGB, 24 GB GDDR6X, DLSS, Ray Tracing  - R$ 10.699,99 [KABUM]
memória RAM: Asgard Valkyrie V5 DDR4 RGB 32GB (16GBx2PCS 3600MHz) 3600MHz - R$ 880,90 [ALIEXPRESS]
Armazenamento primário: Samsung 990 Pro 1TB - R$ 890,05 [ALIEXPRESS]
Fonte de alimentação: XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold Modular - R$ 699,99 [KABUM]
Gabinete: NZXT H510 Branco Fosco Mid Tower Lateral de Vidro ATX Sem Fonte 2 Coolers - R$ 649,90 [KABUM]
Cooler do processador: Water Cooler Corsair iCUE H100i PRO XT Hydro Series, RGB, 240mm, Preto - R$ 749,99 [KABUM]

O valor total dos componentes é R$ 20.970.80.

E, agora sim haha, tem alguma mudança que sugeririam? Pincipalmente na parte da compatibilidade, porque na do desempenho acho que conseguimos o maior custo-benefício. 

Desde já, agradeço.

 

@Gustavo Cabral O PC está top, dos sonhos de muita gente.. 😁

 

Seguinte, novamente alerto para as memórias DRR4, não vão ser compatíveis com essa placa-mãe DDR5.. se for mesmo com essa placa-mãe, precisa pegar memórias RAM DDR5 também!

 

O preço fica bem mais alto com memórias DDR5, por exemplo: Kingston Fury Beast EXPO, 32GB (2x16GB), 6000Mhz

 

E continuo achando que seria bacana pegar um water cooler de 360mm como o que eu recomendei anteriormente.

 

✌️

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, guilherme_dr disse:

 

@Gustavo Cabral O PC está top, dos sonhos de muita gente.. 😁

 

Seguinte, novamente alerto para as memórias DRR4, não vão ser compatíveis com essa placa-mãe DDR5.. se for mesmo com essa placa-mãe, precisa pegar memórias RAM DDR5 também!

 

O preço fica bem mais alto com memórias DDR5, por exemplo: Kingston Fury Beast EXPO, 32GB (2x16GB), 6000Mhz

 

E continuo achando que seria bacana pegar um water cooler de 360mm como o que eu recomendei anteriormente.

 

✌️

 

 


acho mt mais negócio trocar a placa-mãe do que a memória RAM em si, recomenda algum modelo?

pensei no watercooler de 360mm também, mas como preferi indicar o gabinete mid tower ele não encaixaria, o de 240mm vai perfeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JotaCF

Acho que escrevi errado haha.

Na verdade o correto seria Cooler para o processador, o Ryzen 7 7800X3D não vem com nenhum tipo de cooler integrado. Acho q seria necessário a adição do water cooler por causa disso, se bem que o gabinete da NZXT já vem com 2 FANS de ventilação, mas mesmo assim acho que ainda não é o suficiente.

 Enfim, a única coisa que ta me pegando é a compatibilidade memória com a placa-mãe, conforme o @guilherme_dr disse, a placa-mãe que está indicada aí suporta memórias DDR5 enquanto as que eu selecionei são DDR4.

Praticamente só falta isso, achar uma placa-mãe que suporte os conectores compatíveis com a placa de vídeo, um ou mais conectores M.2 (p/ memória NVMe) e o processador. Pelo visto o watercooler vai ter que permanecer hahaha.

Isso que ainda diminuiria o preço da mother board, já que na última build quase estouramos o limite kkkkkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Gustavo Cabral disse:

acho mt mais negócio trocar a placa-mãe do que a memória RAM em si, recomenda algum modelo?

 

@Gustavo Cabral Você não está entendendo, com o Ryzen 9 7950X, você não consegue utilizar memórias DDR4, ele é pensando para uso com DDR5, por isso estou indicando placa-mãe e memórias DDR5 desde o início para você. hehe'

 

Peço desculpas se me expressei mal e não consegui lhe fazer entender a questão do tipo de memórias. 😁

 

✌️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, guilherme_dr disse:

 

@Gustavo Cabral Você não está entendendo, com o Ryzen 9 7950X, você não consegue utilizar memórias DDR4, ele é pensando para uso com DDR5, por isso estou indicando placa-mãe e memórias DDR5 desde o início para você. hehe'

 

Peço desculpas se me expressei mal e não consegui lhe fazer entender a questão do tipo de memórias. 😁

 

✌️


Ah sim 🤦🏻‍♂️.

Eu tinha até falado ai em cima que por conta dos upgrades seria mais negócio trocar a placa-mãe. Eu tinha falado isso porque tava quase estrapolando os 20k e pensei que o erro era apenas na relação com a memória.

Não fazia ideia que o Ryzen 9 7950X já era estruturado pensando nas memórias DDR5 haha.

Após trocar as memórias RAM a build ficou assim:
 

Processador: AMD Ryzen 7 7800X3D, 5.0GHz Max Turbo, Cache 104MB, AM5, 8 Núcleos, Vídeo Integrado - R$ 3.499,99 [KABUM]
Placa-mãe: placa-mãe ASUS TUF Gaming X670E-Plus Wi-Fi, AMD X670, AM5, DDR5 - R$ 2.899,99 [KABUM]
Placa de vídeo: PNY GeForce RTX 4090 XLR8 Gaming Verto Epic-x RGB, 24 GB GDDR6X, DLSS, Ray Tracing  - R$ 10.699,99 [KABUM]
memória RAM: Memória DDR5 Kingston Fury Beast EXPO, 32GB (2x16GB), 6000Mhz - R$ 919,90 [TERABYTESHOP]
Armazenamento primário: Samsung 990 Pro 1TB - R$ 890,05 [ALIEXPRESS]
Fonte de alimentação: XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold Modular - R$ 699,99 [KABUM]
Gabinete: NZXT H510 Branco Fosco Mid Tower Lateral de Vidro ATX Sem Fonte 2 Coolers - R$ 649,90 [KABUM]
Cooler p/ processador: Water Cooler Corsair iCUE H100i PRO XT Hydro Series, RGB, 240mm, Preto - R$ 749,99 [KABUM]
 

Total da build: R$ 21.009,80

Acredito que finalmente esteja tudo pronto, já que as memórias extrapolaram só um pouco o valor destinado p/ máquina.

Todos os problemas corrigidos, certo? (Principalmente esse da RAM kkkkkkk)

Falo isso porque o cara está me cobrando aqui querendo saber como que está as especificações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Valeu por todas as dicas ai pessoal, finalizei a build. O cara provavelmente vai comprar as peças do pc segunda, mandar montar e instalar o Windows.

Valeu mt mesmo 🫶🏻🫶🏻

versão final p quem tiver curiosidade
 

Processador: AMD Ryzen 7 7800X3D, 5.0GHz Max Turbo, Cache 104MB, AM5, 8 Núcleos, Vídeo Integrado - R$ 3.499,99 [KABUM]
 

Placa-mãe: placa-mãe ASUS TUF Gaming X670E-Plus Wi-Fi, AMD X670, AM5, DDR5 - R$ 2.899,99 [KABUM]
 

Placa de vídeo: PNY GeForce RTX 4090 XLR8 Gaming Verto Epic-x RGB, 24 GB GDDR6X, DLSS, Ray Tracing  - R$ 10.699,99 [KABUM]
 

memória RAM: Memória DDR5 Kingston Fury Beast EXPO, 32GB (2x16GB), 6000Mhz - R$ 919,90 [TERABYTESHOP]
 

Armazenamento primário: Samsung 990 Pro 1TB - R$ 890,05 [ALIEXPRESS]
 

Fonte de alimentação: XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold Modular - R$ 699,99 [KABUM]
 

Gabinete: NZXT H510 Branco Fosco Mid Tower Lateral de Vidro ATX Sem Fonte 2 Coolers - R$ 649,90 [KABUM]
 

Cooler do processador: Water Cooler Corsair iCUE H100i PRO XT Hydro Series, RGB, 240mm, Preto - R$ 749,99 [KABUM]
 

Total da build: R$ 21.009,80

Valeuu

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!