Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bem?

Estou com problema de temperatura no meu processador, ele passa dos 90°C quando vou fazer um render de vídeo no DaVinici Resolve, ou de um modelo 3D no blender com o renderizador em Cylces e em alguns jogos.

Isso não é normal.

Meu PC esta montado da seguinte forma. Duas fans na frente, uma fan atrás e duas fans em cima(water cooler).

Peças do meu PC

Processador Ryzen 7 5800x

placa-mãe: ASUS TUF Gaming X570 PLUS BR

20gb DDR4 Ram

RTX 3060

WC 240mm Gamdias

Fonte Thermaltake Smart Series 700w

Gabinete Gamdias Argus E4 Elite

Eu uso o processador em Stock porque eu não sei mexer nos clocks e posso piorar a situação. Em anexo um print do HW Monitor

ryzen.png

Postado
9 minutos atrás, modexto__ disse:

Eu uso o processador em Stock porque eu não sei mexer nos clocks e posso piorar a situação. Em anexo um print do HW Monitor

Então né... esse é o seu problema, você não controlou a tensão manualmente, então a placa-mãe está autorizada a mandar ver e exagerar na tensão. Você não colocou um print relevante dos sensores do seu PC para sabermos se esse é o único motivo, mas certamente que é o fator principal.

Postado

@Imakuni Certo, e quais são os caminhos para resolver isso? Como eu identifico a tensão ideal para um render e a tensão ideal para uma game play? Existe algum local em que eu consiga encontrar instruções?

Postado

Roda o Curve Optimizer no Ryzen Master, modo "per core". Vai levar mais de 1h e o PC deve reiniciar várias vezes durante o processo (a cada vez você deve abrir o Ryzen Master novamente que ele segue tocando o algoritmo), mas no final você vai ter um undervolt relativamente estável ajustado individualmente pra cada núcleo.

• Curtir 1
Postado

Esse gabinete Gabinete Gamdias Argus E4 Elite também não ajuda, tem pouca entrada de ar frontal, só as pequenas frestas na lateral.

Quando for renderizar teste  removendo o painel frontal para ver o quanto influência, supondo que o gabinete tenha pelo menos 4 fans - 3 de entrada, 2 de saidas.

Postado
1 hora atrás, modexto__ disse:

@Imakuni Certo, e quais são os caminhos para resolver isso? Como eu identifico a tensão ideal para um render e a tensão ideal para uma game play? Existe algum local em que eu consiga encontrar instruções?

Basicamente é o mesmo processo que fazer overclock, só que ao em vez de aumentar o clock e tensão, você só vai diminuir a tensão. Veja vídeos e tutoriais de OC com Ryzen 5xxx; quanto menor, melhor, mas vai chegar algum momento que o PC para de funcionar, então é tentativa e erro até descobrir.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...