Ir ao conteúdo

Internet no desktop não passa de 10/10 Mbps

Ir à solução Resolvido por Marcos_Silva,

Posts recomendados

Postado

boa tarde, pessoal, já faz muito tempo que estou enfrentando este problema vou descrever detalhadamente o que esta havendo, peço que leiam atentamente.

A mais ou menos dois meses troquei de internet (para uma de 200 megas), a velocidade mantêm-se sempre alta nos equipamentos aqui de casa, nos 3 smartphones a net sempre bate os seus 180 ou 190 megas, porém no meu desktop a internet nunca passa de 10 megas. No primeiro dia que a internet foi instalada fui nas configurações de rede do computador e vi que a velocidade estava 100/100mbps, após uma semana a velocidade estancou nos 10/10, vi milhares de pessoas dizendo para ativar a configuração 1.0gigabit full duplex, mas desde que eu troquei de internet essa config ja estava ativada (ate mesmo antes, quando estava com a net antiga).

vi alguns dizendo para trocar de porta lan o cabo de internet, fiz isso e ate funcionou... por apenas um dia, pois no dia posterior lá estava os mesmos 10/10mbps. ontem havia voltado de viagem e como de costume fui ao pc e notei que a conexão estava mais rápida, fui novamente nas configurações de propriedades de rede e lá estava os 100/100mbps, mas hoje voltou novamente para os 10/10, já não sei mais o que faço, não consigo identificar qual o problema, já testei o cabo de internet e não aparenta ter problema, a placa-mãe tem suporte para rede 1 gigabit e o roteador também, o drivers estão com as ultimas atualizações, se puderem me ajudar a acabar com isso de uma vez por todas eu agradeço skkssksk.

Nota: quando estava de viagem fui na casa de um colega e usei o pc dele, ele estava pegando 560megas e o pc dele é relativamente mais antigo que o meu, o cabo de internet que ele usava era o mesmo que o meu (cat5e) mas curiosamente a opção 1.0gigabit full duplex não estava ativada no pc dele e mesmo assim estava pegando essa velocidade absurda.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@Marcos_Silva Bom dia

Para que a placa de rede opere no seu máximo desempenho, nem uma configuração da placa de rede precisa ser realizada.

Mantenha o padrão "Auto Negociação".

image.png

É claro alguns pre requisitos são fundamentais.

Se a sua placa de rede suporta no máximo 1Gbps, o roteador ou modem também precisa suportar 1Gbps.

Cabo precisa ser cat5e ou mais.

Qual modelo do seu roteador e a configuração do seu PC principalmente modelo da placa-mãe.

E o cabo precisa ter 4 pares de fios para operar em 1 Gbps, se apenas 1 único fio falhar já cai para 100Mbps.

90f7dfff3b433e66ef19f3ce68fee3ea1499f134

Se o cabo de rede for apenas de 2 pares vai operar como 100Mbps, se apenas um deles falhar a rede já cai para 10Mbps.

2p-4.png

Mesmo usando o cabo e roteador e placa de rede corretos, o próprio conector RJ45 podem fazer com que a rede opere em velocidade errada, famoso mau contato.

Postado

cara.. atualmente estou com mesmo problema que o seu, antes a velocidade ficava 1000/1000, sempre usei assim, de um tempo pra cá , começou a minha internet a ficar lenta e ficar na configuração 10/10, fiz de tudo, troca de cabos, entrada do modem, mexi nas configurações, sem sucesso. se alguém souber como resolver isso, por favor diga a nos...

OBS: notei que minha internet só fica lenta e reduz para 10/10 quando eu vou acessar algum jogo, para navegar, assistir videos e filmes roda normal, so basta eu entrar em algum jogo online, que a internet fica lenta e vai para configuração 10/10.

Postado
2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

E o cabo precisa ter 4 pares de fios para operar em 1 Gbps, se apenas 1 único fio falhar já cai para 100Mbps

Não exatamente. Se for um dos fios 1 2 3 ou 6 não vai conectar nem a 100. Pela norma seriam os fios verde, verde e branco, laranja e laranja e branco mas é melhor não confiar e ver no conector com a presilha a virada para baixo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, arfneto disse:

Não exatamente. Se for um dos fios 1 2 3 ou 6 não vai conectar nem a 100. Pela norma seriam os fios verde, verde e branco, laranja e laranja e branco mas é melhor não confiar e ver no conector com a presilha a virada para baixo.

Por isso é bom ter um testador de cabo de rede que não custa uma fortuna e ajuda bastante.

D_NQ_NP_2X_760263-MLB50626440064_072022-

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico

as configurações do pc são: 

placa-mãe: a320mh biostar

processador: Ryzen 3 3200g

ram: 8gb dual channel

o roteador é este da imagem 

rot1.jpg

rot 2.jpg

8 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Marcos_Silva Bom dia

Para que a placa de rede opere no seu máximo desempenho, nem uma configuração da placa de rede precisa ser realizada.

Mantenha o padrão "Auto Negociação".

image.png

É claro alguns pre requisitos são fundamentais.

Se a sua placa de rede suporta no máximo 1Gbps, o roteador ou modem também precisa suportar 1Gbps.

Cabo precisa ser cat5e ou mais.

Qual modelo do seu roteador e a configuração do seu PC principalmente modelo da placa-mãe.

E o cabo precisa ter 4 pares de fios para operar em 1 Gbps, se apenas 1 único fio falhar já cai para 100Mbps.

90f7dfff3b433e66ef19f3ce68fee3ea1499f134

Se o cabo de rede for apenas de 2 pares vai operar como 100Mbps, se apenas um deles falhar a rede já cai para 10Mbps.

2p-4.png

Mesmo usando o cabo e roteador e placa de rede corretos, o próprio conector RJ45 podem fazer com que a rede opere em velocidade errada, famoso mau contato.

o me cabo ta clipado como na imagem abaixo. tenho um testador de cabo, posso testar novamente e ver no que dá

cabo.jpg

• Curtir 1
Postado
50 minutos atrás, Marcos_Silva disse:

cabo ta clipado como na imagem abaixo. tenho um testador de cabo

Se

• a distância for curta (poucos metros mesmo)
  • a outra ponta estiver igualzinho

Então não importa muito.

Mas entenda que normas existem por razões objetivas...

Os pares verde e laranja tem mais metal por metro, e os sinais mais importantes trafegam neles. 

A menos de alguma superstição ou mania por cores e estilo em faixas  não há razão para mexer nisso.

E se o cabo for longo ou passar por dentro de dutos é melhor mesmo não fazer isso.

Postado

@arfneto no meu caso ele passa por dutos mesmo, o roteador fica na sala aí o cabo passa por dutos da parede (eu acho) e chega ao meu escritório.

Seria necessário mudar o padrão de cores do cabo então? E clipa-lo novamente?.

Lembrei que tirei a foto do cabo lá da casa do meu amigo quando fui viajar e o padrão dele não é igual ao meu e como falei lá no começo do post ele tava pegando a velocidade quase máxima da Net dele.  A foto de cabo dele é a segunda (ficou meio ruim por causa da câmera mas acho que dá pra ver)

IMG_20230411_181809_332.jpg

IMG_20230408_180441_994.jpg

Postado
15 minutos atrás, Marcos_Silva disse:

Se leu o que eu escrevi sabe que 

24 minutos atrás, arfneto disse:

Se

Então não importa muito.

Mas entenda que normas existem por razões objetivas...

Os pares verde e laranja tem mais metal por metro, e os sinais mais importantes trafegam neles. 

A menos de alguma superstição ou mania por cores e estilo em faixas  não há razão para mexer nisso.

Pois é.

Mas tem algo errado já que não está funcionando. 

Entenda que não é boa ideia sair com os cabos pelas paredes afora. Como eu disse também, normas existem por uma razão.

image.png.de941ee2310fca0f45a98d3aef1cace1.png Procure usar um soquete na parede. É mais seguro e  custa uns 20 reais se tanto. E aí pode usar qualquer cabo se tiver um problema com o seu. Ao usar um cabo direto fica só com o problema: se um dos terminais morrer você fica sem nada. E isso na parede não dá problema nunca...

Se seu cabo é longo e fora da norma vai conectar mas vai ter perda e uma latência grande (demora) mas funciona. Como não está funcionando desconfie dos cabos e conectores e troque as duas pontas. Aproveite para usar a norma. O mais comum como pode ver em qualquer lugar é vd/br vd lar/br az az/br lar mar/br mar. As cores sólidas nos pinos pares... E como eu disse tem muito mais metal nos pinos mais importantes, onde trafegam os sinais de dados, então não é esperto mexer com isso.

Postado

@alexandre.mbm É o mesmo caso das tomadas: em geral os problemas acontecem nos cabos de força das tomadas, porque é ode tem manipulação e esforço mecânico e coisas como vassouras, cães e aspiradores de pó. Os cabos de força sempre terminam dentro das paredes.

Pela mesma razão os cabos de rede são sempre internos --- infraestrutura --- e terminam em conectores fêmea (keystones). E os chamados patch cords, os cabos com os terminais macho, são usados para ligar os equipamentos dos dois lados. 

Assim não há manipulação nem esforço nos cabos, que usam até acessórios para eliminar folga e guias para evitar tensionamento dentro dos racks.

E os cabos de rede dão problema toda hora. Por exemplo aquela presilha que as pessoas quebram, a oxidação, exposição a líquidos e animais e vassouras....

Um cabo de rebe custa poucos reais e você pode ter vários de reserva. Agora se tem a ideia boa de deixar o cabo direto com os terminais saindo pela parede tem mais dois pontos de falha e quando der problema vai ficar sem a conexão até trocar o terminal...

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Caique Negreiros disse:

@Edvaldo J. Frederico obrigado! mesmo a internet ficando ruim apenas em um jogo especifico ainda o problema pode ser mau contato?

OBS: atualmente minha internet está 1000/1000 (normal ) só basta eu acessar o game, para a magia acontecer e ficar 10/10.

Tarde

você teria algum parente ou amigo para testar seu PC em um internet diferente para ver o mesmo problema acontece, com esse jogo em questão.

19 horas atrás, Marcos_Silva disse:

@arfneto no meu caso ele passa por dutos mesmo, o roteador fica na sala aí o cabo passa por dutos da parede (eu acho) e chega ao meu escritório.

Lembrei que tirei a foto do cabo lá da casa do meu amigo quando fui viajar e o padrão dele não é igual ao meu e como falei lá no começo do post ele tava pegando a velocidade quase máxima da Net dele.  A foto de cabo dele é a segunda (ficou meio ruim por causa da câmera mas acho que dá pra ver)

IMG_20230411_181809_332.jpg

cabo.jpg

@Marcos_Silva

Esses é o cabo de rede da sua casa?

Que padrão é esse de crimpagem é esse?

Um lado é o padrão A já a outra ponta não é o padrão A e nem o B.

cabo-crossover1.jpg

Esse cabo pelo visto está passando junto com energia elétrica o correto é ser cabo blindado.

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Caique Negreiros disse:

OBS: atualmente minha internet está 1000/1000 (normal ) só basta eu acessar o game, para a magia acontecer e ficar 10/10.

Mostre-nos isso em imagem. Suspeito que você esteja "inferindo" (errado).

Postado
Em 11/04/2023 às 18:13, arfneto disse:

Se

Então não importa muito.

Desculpas, mas importa sim. Os padrões de crimpagem foram criados justamente para diminuir as interferências externas que o cabo recebe. As chances de problemas por radiofreqüência ou forças eletromagnéticas diminuem drasticamente usando o padrão, principalmente em ambientes poluídos com celulares, roteadores, rádios, bluetooth e instalações de cabos UTP junto com cabos de energia. Sugiro adotar o padrão 568 A ou B. Isso já irá diminuir as interferências. De resto, é qualidade do alicate, do cabo e do conector.

padr%C3%B5es.jpg

Provavelmente é um cabo Cross, usado para conectar 2 equipamentos diretamente, ponto a ponto.

6 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Um lado é o padrão A já a outra ponta não é o padrão A e nem o B.

• Membro VIP
Postado

Bom dia

Como nosso colega acima falou o padrão das cores tem que ser levado em conta, você tem que usar o padrão A e A nas duas pontas, ou padrão B e B nas duas pontas, ou padrão A em um ponta e B na outra ponta (crossover).

Esse da foto é o padrão A e está correto.

Agora a foto de baixo não é nem padrão A e nem o B, por isso que não funciona a internet.

cabo.jpg

Postado
15 horas atrás, Mega Blaster disse:

Desculpas, mas importa sim. Os padrões de crimpagem foram criados justamente para diminuir as interferências externas que o cabo recebe. As chances de problemas por radiofreqüência ou forças eletromagnéticas diminuem drasticamente usando o padrão, principalmente em ambientes poluídos com celulares, roteadores, rádios, bluetooth e instalações de cabos UTP junto com cabos de energia. Sugiro adotar o padrão 568 A ou B. Isso já irá diminuir as interferências. De resto, é qualidade do alicate, do cabo e do conector.

Não há razão para se desculpar. Aqui é apenas um forum onde pessoas participam de graça, perguntando, respondendo ou lendo.

Eu expliquei porque não faz diferença e quando não faz diferença. Os padrões foram criados de modo a identificar facilmente dentre os 8 cabos os que tem mais metal, mais voltas por metro que é o T de UTP, o nome desses cabos. O U quer dizer que ele NÂO é blindado. E o P quer dizer que eles são trançados aos pares.

Para curtas distâncias e para patch cords, aqueles cabos que tem duas pontas com terminais RJ45, macho, não é decisivamente importante. Mas nessa escolha pessoal de cores usar sinais para os pares 1-2 3-6 que não estejam trançados no mesmo par é um tiro no pé. Não há razão pra fazer isso, como eu disse, exceto por alguma superstição. E pode sim ser problemático. Usar vias dos cabos azul ou marron nos pinos 1236 e com os pares fora do par trançado é péssimo. Mas... para curtas distâncias e instalações sem grandes interferência não é decisivo.

image.png.b31c887d920af14e7fb67ea34914c63a.pngNesse cabo mostrado o par 12 está invertido mas não é nada importante. Mas o pino 3 laranja está associado ao pino 6 marrom/branco que tem menos metal e está em outro par. 

E isso é uma ideia ruim.

E não está claro na foto mas pode ser que esses cabos passem pelo mesmo duto dos cabos de força que os fios elétricos que estão na mesma tomada...

É muito mais simples seguir a norma, mas não é decisivo. Como não está funcionando é algo para cosiderar afial, porque está sabidamente errado.

Se os cabos passam por dutos é mais importante ainda seguir a norma, por essas mesmas razões e porque em geral de uma ponta não dá pra ver a outra e muitas vezes não é o mesmo cara que pode ir lã numa ponta trocar um conector.

image.png.d99d8822a7a5d5e6fb0e7c795a1eeb2a.png

Não seguir a norma é mais raro no caso de cabos que passam por dutos pela simples razão de que em geral os cabos terminam em soquetes, conectores fêmea que ficam dentro da caixa e que já tem as cores estampadas na lateral. Por inércia mesmo os leigos seguem as cores como estão lá.

Agora a foto de baixo não é nem padrão A e nem o B, por isso que não funciona a internet.

esse cabos nada tem a ver com internet. São cabos de rede e ethernet é o padrão dos pacotes que trafegam por esses cabos em geral. Mas são ó cabos e podem ser usados por exemplo para levar 4 ramais de telefone em um escritório, na falta de outro cabo na hora. Ou duas conexões fast ethernet --- 100 mbps --- a curtas distâncias...

21 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Esse cabo pelo visto está passando junto com energia elétrica o correto é ser cabo blindado

em especial se tem pares de sinal passando por cabos que não estão trançados, como é o caso do cabo mostrado. STP é o nome do cabo blindado.

Como nosso colega acima falou o padrão das cores tem que ser levado em conta, você tem que usar o padrão A e A nas duas pontas, ou padrão B e B nas duas pontas, ou padrão A em um ponta e B na outra ponta (crossover).

essa distinção de AA AB ou BB não é mais relevante. Há muitos anos praticamente todos os equipamentos tem auto-sensing e se entendem com cabos comuns e crossover --- MDI/MDIX compliant. Distante a época em que tinha que se manter um cabo crossover para ligar duas máquinas direto uma na outra sem switch ou hub.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, arfneto disse:

são [s]ó cabos e podem ser usados, por exemplo, para levar 4 ramais de telefone em um escritório, na falta de outro cabo na hora. Ou duas conexões fast ethernet  — 100 mbps — a curtas distâncias

Há quem os use para alimentação de múltiplas câmeras 12V em CFTV. Geralmente essas câmeras pedem menos do 500 mA. Um dos poréns é que isso se mostra já muito "apertado" na tabela AWG; para 100 metros, pelo menos.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, arfneto disse:

Essa distinção de AA AB ou BB não é mais relevante. Há muitos anos praticamente todos os equipamentos tem auto-sensing e se entendem com cabos comuns e crossover --- MDI/MDIX compliant. Distante a época em que tinha que se manter um cabo crossover para ligar duas máquinas direto uma na outra sem switch ou hub.

Sim, isso é verdade, porém a crimpagem nas duas pontas precisa pelo menos ser iguais.

Se a ordem dos fios no cabos se não fizessem diferença, os fios vinham todos de uma única cor. 

Mais é bom seguir o padrão das cores para não ter dores de cabeça como a do nosso colega.

Seguindo certinho as vezes da problema, quantas vezes no serviço tive que fazer mais de uma fez a crimpagem do cabo de rede.

• Curtir 1
Postado

@arfneto Entendo o que quer dizer. Mas na prática não é bem assim. Sou eletricista e meus últimos trabalhos ano passado e este ano foram uma montagem de TI para um parque aqui na cidade, que finalizei terça passada. Montei toda infra do TI e todo o sistema de monitoramento com 225 câmeras. Lhe garanto: TODOS os cabos que deram problema estavam com falhas de crimpagem. Seja por defeito do alicate, por defeitos nos RJ's mas, principalmente e em maior quantidade (85%), por erros de montagem. Tinha uma empresa que ajudou no auge da pressa e a equipe deles tinha pouca experiência. Houve essa situação em 3 pontos de mesa com 1,0 m de cabo em que usaram a sequência do cabo e não o padrão para os patch cords da máquina para tomada. Nenhum funcionou. Cabo aéreo do PC para tomada. Sem interferências maiores. Refiz no padrão e subiu imediatamente a rede. Então, nem sempre funciona. O que mudou muito foram os equipamentos, que agora estão mais exigentes neste quesito de qualidade do cabo e modo de montagem. As negociações entre o switch e os adaptadores requerem pareamento exato e de qualidade para que as melhores velocidades sejam atingidas. Tivemos inclusive, que comprar fontes PoE's melhores do que as que vieram junto com equipamentos. Por isso que insisto na tecla da padronização e nunca menciono que pode funcionar, pois mais cedo ou tarde, vai dar problemas. Basta ver a longa lista de tópicos de pessoas reclamando de velocidade e conexões de internet e rede dando problemas aqui no Fórum. Lhe garanto, maior parte delas é cabo, crimpagem e RJ com problemas. Não quero polemizar, mas isso é meu dia-a-dia. Fico resolvendo esse tipo de problemas como ganha pão. E tem bastante.

• Membro VIP
Postado
33 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Se a ordem dos fios no cabos se não fizessem diferença, os fios vinham todos de uma única cor. 

Você está defendendo o correto, mas usou um argumento falho. As cores são convenientes, pelo menos para que se crimpem duas pontas iguais. Já o padrão de cores, ele se torna necessário para a otimização da posição dos pares. É essa organização o que permite mais altas frequências (e velocidades).

16 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Tivemos inclusive, que comprar fontes PoE's melhores do que as que vieram junto com equipamentos.

A partir de quantos metros?

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Você está defendendo o correto, mas usou um argumento falho. As cores são convenientes, pelo menos para que se crimpem duas pontas iguais. Já o padrão de cores, ele se torna necessário para a otimização da posição dos pares. É essa organização o que permite mais altas frequências (e velocidades).

É que estamos falando apenas de um ponto de rede, imagine em um empresa com 100 computadores e 4 caras do TI e cada um usasse uma sequencia de cores ao fazer o cabo de rede.

Mais o problema do auto do tópico é tão simples de resolver.

Só cortar a ponta que está fora de padrão e refazer um novo conector.

Se possível compre um testador de cabo de rede que é barato não é desperdiçado.

O que me deixa intrigado é que vejo um monte de gente nesse setor com o mesmo problema e todos começam do item menos provável que seja o problema.

Na placa de rede só precisa manter o básico, driver instalado e a placa habilitada e mais nada, depois que o básico funcionou ai pode ser feito alterações.

O pessoal fica alterando configurações na placa de rede, que muitas das vezes é problema físico.

É igual fazer jogo, para se fazer fogo é necessário "oxigênio, calor e combustível", não adianta querer que o jogo aconteça se um desses itens esteja faltando.

• Curtir 1
Postado
23 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

A partir de quantos metros?

Em todas as distância. Não foi por essa razão e sim pela forma de transmissão e recepção das fontes. Mas, sobre isso, tivemos distâncias de mais de cem metros na parte do estacionamento. Nessas situações, só funcionaram a até 90 m. Usamos switchs PoE em que as últimas portas tem gerenciamento de energia. A controladora negocia a tensão com o equipamento, compensando a perda no caminho. Onde não funcionou passamos fibra óptica. O cabo usado foi Furukawa CAT6 em toda a planta e, no estacionamento, SFTP CAT6e (Dupla blindagem, dupla isolação, com alma de metal) próprio para uso subterrâneo (duto enterrado no chão). Internamente em eletrocalhas, distâncias similares variando de 20 a 100 m. Tudo que era menor que isso, dizia respeito a pontos de mesa, com até 10 m. Tudo gigabit. As negociações entre os switchs e agregation são com Gbic's de 1 ou 10 Gbit's. Todas as câmeras são IP/PoE, onde os 8 fios devem ser crimpados de forma correta e sem erros. 

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Se possível compre um testador de cabo de rede que é barato, não é desperdiçado.

Existem dois tipos principais. Há modelos que testam coaxial, pelo que vi.

1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Na placa de rede só precisa manter o básico: driver instalado e a placa habilitada, e mais nada. Depois que o básico funcionou, aí pode ser feito alterações.

Mas sempre interessa checar o status, ver a quantas a conexão está sendo negociada, e se apresenta-se estável conforme as posições (jeitos) de cabos e conectores.

A propósito...

38 minutos atrás, Mega Blaster disse:

no estacionamento, SFTP CAT6e (dupla blindagem, dupla isolação, com alma de metal) próprio para uso subterrâneo (duto enterrado no chão)

Esses cabos, se forem do que estou pensando (com cobertura de PVC), não são nada flexíveis. Qual é a melhor estratégia para implementar suas terminações?

Não me refiro apenas a conectores, mas a qualquer sorte de ancoragem — para lidar com a rigidez do cabo frente à necessidade de contatos prefeitos ainda que sejam em keystones.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...