Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprar Ryzen 7 5700X ou Ryzen 7 5800X3D?


Ale4psi
Ir à solução Resolvido por Diego Mendes Rodrigues,

Posts recomendados

Olá pessoal, por favor vejam se podem me ajudar:

 

Estou pensando em trocar meu processador para aproveitar o último tempo de vida útil da minha placa-mãe (não queria trocar de placa-mãe agora...). 

 

Minha configuração está assim:

placa-mãe: MSI x370 SLI Plus
CPU: Ryzen 7 1800X + WaterCooler CoolerMaster Masterliquid Lite 120
GPU: Zotac GeForce RTX 3060 Twin Edge, 12GB, GDDR6, 192-Bit
Memória: 2 X 8GB Corsair Vengeance 3200MHz(max) DDR4 CL16
Fonte: EVGA 600B

 

Estou em dúvida entre:

 

Ryzen 7 5700X - Vantagem: Menor TDP: 65W e mais barato - Desvantagem: Menor cache

ou

Ryzen 7 5800X3D - Vantagem: Maior cache e melhor desempenho para jogos - Desvantagem: Mais caro e maior TPD: 105W 
+ Dúvidas sobre o Ryzen 7 5800X3D: Será que teria que trocar a minha fonte? O meu watercooler dará conta?

 

Em suma: Qual devo escolher, considerando que eu setup é para games apenas.

 

Agradeço de antemão!


PS: Não cogitei o Ryzen 7 5800X porque é mais caro, com um TPD de 105W e não vi um desempenho para games que compense isso em minha pesquisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Ale4psi , boa tarde.

 

Sua placa-mãe MSI X370 SLI PLUS, junto com suas memórias RAM 16GB DDR4 3200MHz (2*8GB) e uma boa placa de vídeo RTX 3060 12GB, irão rodar muito bem com o Ryzen 7 5700X.

Como mencionado pelo @Marlão1 , esse processador já irá tirar o máximo da sua placa de vídeo.

Quando você for trocar essa placa de vídeo no futuro, provavelmente, irá comprar uma com PCIe 4.0 ou superior, tendo então que trocar placa-mãe, processador, memória e etc.

 

Quanto a sua dúvida entre comprar um processador Ryzen 7 5700X ou o Ryzen 7 5800X3D, compre o Ryzen 7 5700X, pois:

  • Ambos possuem 8 núcleos / 16 threads
  • A diferença de clock deles é muito baixa, não valendo pela diferença de valor
  • O Ryzen 7 5800X3D possui um cache interno bem maior que os outros da família 5000, mas que faz sentido apenas para quem trabalha com edições e renderizações pesadas de vídeo
  • O Ryzen 7 5800X3D possui um consumo de energia maior que o 5700X, então você provavelmente precisaria trocar sua fonte
  • Seu WaterCooler CoolerMaster Masterliquid Lite 120 faz sentido no 5700X, mas para o 5800X3D você precisará comprar um novo water cooler de 240mm

 

Outra opção mais econômica, mas com um excelente custo/benefício é a com o processador Ryzen 5 5600, com 6 núcleos e 12 threads.

 

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2023 às 16:46, Diego Mendes Rodrigues disse:

@Ale4psi

  • O Ryzen 7 5800X3D possui um cache interno bem maior que os outros da família 5000, mas que faz sentido apenas para quem trabalha com edições e renderizações pesadas de vídeo

 

Na verdade o VCache do 5800X3D beneficia é em jogos - rende até uns 20-25% a mais que o 5700X, para edição e renderização o 5800X sem este cache se sai melhor, por ter mais clock base.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Diego Mendes Rodrigues Acrescentando à explicação do colega @1lokos, vale a pena ressaltar que devemos tomar cuidado ao comparar especificações, mesmo se tratando de processadores de mesma arquitetura. 😉

 

Quem opta pelo Ryzen 7 5800X3D o faz porque o benefício real do cache é completamente voltado a jogos, e não renderizações ou edições. É um processador puramente gamer, lançado para atender ao público que quer jogar em altíssimas taxas de quadros.

 

O Ryzen 7 5700X é que é interessante para quem trabalha com renderizações ou edições, uma vez que o desempenho se aproxima ao do Ryzen 7 5800X3D nesse cenário, mas o custo é muito menor. O Ryzen 9 5900X, que tem custado valor semelhante ao Ryzen 7 5800X3D, acaba sendo muito superior para trabalhar com esse tipo de atividade devido aos núcleos extras.

 

De qualquer forma, mesmo para jogos o Ryzen 7 5700X desempenha muito bem (assim como o Ryzen 5 5600 também desempenharia) e atende à maioria das situações.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!