Ir ao conteúdo

Tela azul do windows após trocar a placa-mãe

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Salve galera boa noite.

Estou com um pequeno grande problema depois que troquei a placa-mãe, vamos a historia...kkkkkkkkkkk

Antes usava uma placa-mãe Gigabyta GA-AB350M-DS2 com as seguintes config:

- Ryzen5 1600 (sem oc)

- Placa de vídeo GeForce GTX 1660ti

- Ram 2x 8gb 2400mhz

- Fonte Corsair 750w 80 plus

- SSD Kingspec 512gb

Todas as peças tirando o processador e a placa-mãe foram compradas da Aliexpress (ponto importante, usei por 2 anos esse pc), e recentemente comprei uma placa-mãe da ASUS tuf gaming 450m pro II (pois futuramente quero subir para o Ryzen 7 5600) passei todas as peças para a nova placa porém ela não me da a opção de instalar a BIOS via internet, o que já achei estranho pois nos videos q vi dela principalmente do TitoTech (COMO ATUALIZAR A BIOS DA ASUS TUF B450 PRO GAMING E OUTRAS ASUS TAMBÉM - YouTube) ela tem ambas opções tanto pendrive quanto internet.

Pois bem, instalei a BIOS 3211 da placa-mãe direto pois vi q era a mediana e que não precisava seguir o padrão de ir instalando uma a uma, não sei se foi isso mas quando tento instalar o windows ele encerra com 4% de instalação e da o erro de que os arquivos do windows estão faltando ou corrompidos (não lembro ao certo), pesquisei e vi q poderia ser ou memória RAM ou o pendrive utilizado, ok, troquei os slots limpei os contatos e nada, era realmente a pendrive. Deu certo o windows, mas depois disso na area de trabalho fica dando tela azul com erros que variam desde "pfn_list_corrupt" ou "kernel_security_check" e o q mais ocorre "memory_management". Pesquisei novamente e apontou sendo a memória RAM (o que não bate as informações pois ja usava essas memórias de boa e nunca deu problema) troquei por uma genérica q tenho aqui 8gb 1866mhz e agora afirmou.

Alias, fiz o memtest depois com os 2 pentes e o memtest não apontou erro nelas, estão 100%. Minha pergunta é: realmente pode ser o ou "os" 2 pentes de ram q deu problema? ou talvez a BIOS q esteja não está lendo corretamente?

Preciso de uma luz pois agora estou só com um pente genérico de 1866mhz e com receio de pegar o Ryzen 7 5600 e gastar dinheiro a toa. Quanto a BIOS dessa placa como no vídeo ela não deveria ter a opção de inslatar via internet também, porque não está aparecendo? E como vou atualizar a BIOS via pendrive qual marca vcs aconselham pois a instalação do windows pela pendrive Sandisk tava dando problema, então não vou arriscar instalar a BIOS por ela.

Agradeço demais pelo help se alguém tiver paciência de ler essa historia.

Postado

Nossa! Que novela! Mas vamos lá! Referente à atualização do BIOS, a ASUS raramente tem essas pegadinhas de atualizar tal versão antes de seguir para a próxima. Isso é típico da Gigabyte. Entretanto, na versão 3002 tem uma atualização de bugs referente à memória. Então, é de se supor que haja alguma incompatibilidade que possa ter causado isso, apesar de funcionarem perfeitamente em outro equipamento. Veja, parece que resolveste o caso, já que relata que agora funciona. Logo....  Quanto atualizar o BIOS via internet, do meu  (meu, OK?) ponto de vista, é até bom. Já pensou se falha internet e a energia? Só dor de cabeça. Compre um pendrive de boa qualidade em qualquer loja de sua confiança. Se for ruim, acione a garantia. Não vejo maiores problemas no seu setup.

Postado

@Mega Blaster kkkkkkkkkkkkk..novela triste amigo...cada k uma lagrima.

Resolvi entre aspas, porque estou com uma memória generica de 8gb e 1866mhz, e não estou jogando mais nada alem de genshin pra não correr o risco de fritar os componentes, enquanto tenho 2 pentes "bons" de 2400mhz pra fazer 16gb.

Quanto a BIOS então significa q posso colocar direto a BIOS 4002 que é a ultima q consta no site deles direto e sem correr o risco de dar pau no processador? pois a descrição dela é a seguinte: 

TUF GAMING B450M-PRO II BIOS 4002

Versão 4002

15.84 MB

2023/03/21

"1. Update AGESA version to ComboV2PI 1208
2. Mitigate the AMD potential security vulnerabilities for AMD Athlon™ processors and Ryzen™ processors

Before running the USB BIOS Flashback tool, please rename the BIOS file (TB450MR2.CAP) using BIOSRenamer

esse esquema de renomear a BIOS ja aprendi vendo uns tutorial, é suave, mas a questão é: posso colocar ela direto então? E segundo, quanto ao pendrive qual marca você recomenda, aqui onde moro só tem sandisk (q agora vou passar longe...kkkkkk), multilaser e atome (ou uma coisa assim), você recomenda alguma marca especifica q posso pegar via internet?

Postado
1 minuto atrás, EduardoMS disse:

Quanto O BIOS então significa q posso colocar direto a BIOS 4002 que é a ultima q consta no site deles direto e sem correr o risco de dar pau no processador?

Sim, pode. Até onde fiz isso nas ASUS, nunca tive problemas.

3 minutos atrás, EduardoMS disse:

posso colocar ela direto então?

Sim, pode.

4 minutos atrás, EduardoMS disse:

qual marca você recomenda

Por padrão, não faço recomendações de nada, nunca.

Ninguém liga para  a lista de compatibilidades do fabricante, mas isso deve ser levado em consideração:

https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/tuf-gaming/tuf-gaming-b450m-pro-ii/helpdesk_cpu/?model2Name=TUF-GAMING-B450M-PRO-II

Postado

@Mega Blaster poxa nenhuma, nem uma exceção?...kkkkkkkk...mas tudo bem, vou comprar da multilaser, pelo menos sandisk eu sei q nem encosto mais...heuheuheuheuheuh

Essa lista de compatibilidade não entendi, eu sei q ela suporta os Ryzen 5 7 e 9, se bem q foi uma surpresa não estar nessa lista especificamente o Ryzen 7 5600 (q estava pensando em pegar), mas o meu atual q é Ryzen 5 1600 ta na lista. Isso pode ocasionar tela azul de windows também?

• Solução
Postado
2 minutos atrás, EduardoMS disse:

nem uma exceção?

Rígido como aço com nióbio! sem exceções!

3 minutos atrás, EduardoMS disse:

pelo menos sandisk eu sei q nem encosto mais

Considere ter pego um falso. Meu melhor é Sandisk de 8 GB (Ops!)....

5 minutos atrás, EduardoMS disse:

Isso pode ocasionar tela azul de windows também?

Quem compôs a lista de compatibilidade? Pense. Aqui vai muito de interpretação. Entretanto, estar na lista e ser compatível, leva a questões do restante do setup. Sempre tem um senão que pode dar resultados ruins. Reutilizar nem sempre dá resultados positivos.

Postado

@Mega Blaster kkkkkkkkkkkkkkkkkk...suave...agradeço demais pelo tempo e pela ajuda.

Ainda tem mais essa de pendrive falso...*****😓

Mas beleza irmão...agradeço realmente pela ajuda, por enquanto vou usando assim mas não desistirei, vou att a BIOS pra 4002 e testar de novo, já estou tão pu** q se não queimar eu mesmo jogo o pc pela janela....hueheuheuhuehueheueuehu

Postado
2 minutos atrás, EduardoMS disse:

se não queimar

Irmão, não vai queimar, Fica tranquilo. São só inconsistências. Analisa tudo com calma e um ítem por vez.

• 2 semanas depois...
Postado

@Rio McCloud @Mega Blaster Não sei se o tópico já foi fechado mas gostaria de deixar meus muito agradecimentos ao clube, comprei novas memórias e deu certo, provavelmente as 2 anteriores deu pau, o que é um tanto estranho porque ela é identificada na placa e como disse funciona por uns 5 a 10 minutos e depois vem tela azul. 

E MegaBlaster, quanto a lista de compatibilidade eu setei a memória da placa em 3000mhz porque pelo q vi na lista a juhor só lê no maximo isso (acredito que vi certo) mas tudo bem, tudo tranquilo e tenho de volta meus 16gb agora com 3000mhz....agradeço demais a ajuda e apoio.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!