Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul do windows após trocar a placa-mãe


EduardoMS
Ir à solução Resolvido por Mega Blaster,

Posts recomendados

Salve galera boa noite.

 

Estou com um pequeno grande problema depois que troquei a placa-mãe, vamos a historia...kkkkkkkkkkk

 

Antes usava uma placa-mãe Gigabyta GA-AB350M-DS2 com as seguintes config:

- Ryzen5 1600 (sem oc)

- Placa de vídeo GeForce GTX 1660ti

- Ram 2x 8gb 2400mhz

- Fonte Corsair 750w 80 plus

- SSD Kingspec 512gb

 

Todas as peças tirando o processador e a placa-mãe foram compradas da Aliexpress (ponto importante, usei por 2 anos esse pc), e recentemente comprei uma placa-mãe da ASUS tuf gaming 450m pro II (pois futuramente quero subir para o Ryzen 7 5600) passei todas as peças para a nova placa porém ela não me da a opção de instalar a BIOS via internet, o que já achei estranho pois nos videos q vi dela principalmente do TitoTech (COMO ATUALIZAR A BIOS DA ASUS TUF B450 PRO GAMING E OUTRAS ASUS TAMBÉM - YouTube) ela tem ambas opções tanto pendrive quanto internet.

Pois bem, instalei a BIOS 3211 da placa-mãe direto pois vi q era a mediana e que não precisava seguir o padrão de ir instalando uma a uma, não sei se foi isso mas quando tento instalar o windows ele encerra com 4% de instalação e da o erro de que os arquivos do windows estão faltando ou corrompidos (não lembro ao certo), pesquisei e vi q poderia ser ou memória RAM ou o pendrive utilizado, ok, troquei os slots limpei os contatos e nada, era realmente a pendrive. Deu certo o windows, mas depois disso na area de trabalho fica dando tela azul com erros que variam desde "pfn_list_corrupt" ou "kernel_security_check" e o q mais ocorre "memory_management". Pesquisei novamente e apontou sendo a memória RAM (o que não bate as informações pois ja usava essas memórias de boa e nunca deu problema) troquei por uma genérica q tenho aqui 8gb 1866mhz e agora afirmou.

 

Alias, fiz o memtest depois com os 2 pentes e o memtest não apontou erro nelas, estão 100%. Minha pergunta é: realmente pode ser o ou "os" 2 pentes de ram q deu problema? ou talvez a BIOS q esteja não está lendo corretamente?

Preciso de uma luz pois agora estou só com um pente genérico de 1866mhz e com receio de pegar o Ryzen 7 5600 e gastar dinheiro a toa. Quanto a BIOS dessa placa como no vídeo ela não deveria ter a opção de inslatar via internet também, porque não está aparecendo? E como vou atualizar a BIOS via pendrive qual marca vcs aconselham pois a instalação do windows pela pendrive Sandisk tava dando problema, então não vou arriscar instalar a BIOS por ela.

 

Agradeço demais pelo help se alguém tiver paciência de ler essa historia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! Que novela! Mas vamos lá! Referente à atualização do BIOS, a ASUS raramente tem essas pegadinhas de atualizar tal versão antes de seguir para a próxima. Isso é típico da Gigabyte. Entretanto, na versão 3002 tem uma atualização de bugs referente à memória. Então, é de se supor que haja alguma incompatibilidade que possa ter causado isso, apesar de funcionarem perfeitamente em outro equipamento. Veja, parece que resolveste o caso, já que relata que agora funciona. Logo....  Quanto atualizar o BIOS via internet, do meu  (meu, OK?) ponto de vista, é até bom. Já pensou se falha internet e a energia? Só dor de cabeça. Compre um pendrive de boa qualidade em qualquer loja de sua confiança. Se for ruim, acione a garantia. Não vejo maiores problemas no seu setup.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster kkkkkkkkkkkkk..novela triste amigo...cada k uma lagrima.

 

Resolvi entre aspas, porque estou com uma memória generica de 8gb e 1866mhz, e não estou jogando mais nada alem de genshin pra não correr o risco de fritar os componentes, enquanto tenho 2 pentes "bons" de 2400mhz pra fazer 16gb.

 

Quanto a BIOS então significa q posso colocar direto a BIOS 4002 que é a ultima q consta no site deles direto e sem correr o risco de dar pau no processador? pois a descrição dela é a seguinte: 

TUF GAMING B450M-PRO II BIOS 4002

Versão 4002

15.84 MB

2023/03/21

"1. Update AGESA version to ComboV2PI 1208
2. Mitigate the AMD potential security vulnerabilities for AMD Athlon™ processors and Ryzen™ processors

Before running the USB BIOS Flashback tool, please rename the BIOS file (TB450MR2.CAP) using BIOSRenamer

 

esse esquema de renomear a BIOS ja aprendi vendo uns tutorial, é suave, mas a questão é: posso colocar ela direto então? E segundo, quanto ao pendrive qual marca você recomenda, aqui onde moro só tem sandisk (q agora vou passar longe...kkkkkk), multilaser e atome (ou uma coisa assim), você recomenda alguma marca especifica q posso pegar via internet?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, EduardoMS disse:

Quanto O BIOS então significa q posso colocar direto a BIOS 4002 que é a ultima q consta no site deles direto e sem correr o risco de dar pau no processador?

Sim, pode. Até onde fiz isso nas ASUS, nunca tive problemas.

3 minutos atrás, EduardoMS disse:

posso colocar ela direto então?

Sim, pode.

4 minutos atrás, EduardoMS disse:

qual marca você recomenda

Por padrão, não faço recomendações de nada, nunca.

 

Ninguém liga para  a lista de compatibilidades do fabricante, mas isso deve ser levado em consideração:

 

https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/tuf-gaming/tuf-gaming-b450m-pro-ii/helpdesk_cpu/?model2Name=TUF-GAMING-B450M-PRO-II

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster poxa nenhuma, nem uma exceção?...kkkkkkkk...mas tudo bem, vou comprar da multilaser, pelo menos sandisk eu sei q nem encosto mais...heuheuheuheuheuh

 

Essa lista de compatibilidade não entendi, eu sei q ela suporta os Ryzen 5 7 e 9, se bem q foi uma surpresa não estar nessa lista especificamente o Ryzen 7 5600 (q estava pensando em pegar), mas o meu atual q é Ryzen 5 1600 ta na lista. Isso pode ocasionar tela azul de windows também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 minutos atrás, EduardoMS disse:

nem uma exceção?

Rígido como aço com nióbio! sem exceções!

 

3 minutos atrás, EduardoMS disse:

pelo menos sandisk eu sei q nem encosto mais

Considere ter pego um falso. Meu melhor é Sandisk de 8 GB (Ops!)....

 

5 minutos atrás, EduardoMS disse:

Isso pode ocasionar tela azul de windows também?

Quem compôs a lista de compatibilidade? Pense. Aqui vai muito de interpretação. Entretanto, estar na lista e ser compatível, leva a questões do restante do setup. Sempre tem um senão que pode dar resultados ruins. Reutilizar nem sempre dá resultados positivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster kkkkkkkkkkkkkkkkkk...suave...agradeço demais pelo tempo e pela ajuda.

 

Ainda tem mais essa de pendrive falso...*****😓

 

Mas beleza irmão...agradeço realmente pela ajuda, por enquanto vou usando assim mas não desistirei, vou att a BIOS pra 4002 e testar de novo, já estou tão pu** q se não queimar eu mesmo jogo o pc pela janela....hueheuheuhuehueheueuehu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Rio McCloud @Mega Blaster Não sei se o tópico já foi fechado mas gostaria de deixar meus muito agradecimentos ao clube, comprei novas memórias e deu certo, provavelmente as 2 anteriores deu pau, o que é um tanto estranho porque ela é identificada na placa e como disse funciona por uns 5 a 10 minutos e depois vem tela azul. 

 

E MegaBlaster, quanto a lista de compatibilidade eu setei a memória da placa em 3000mhz porque pelo q vi na lista a juhor só lê no maximo isso (acredito que vi certo) mas tudo bem, tudo tranquilo e tenho de volta meus 16gb agora com 3000mhz....agradeço demais a ajuda e apoio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!