Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, possuo um i7 10700 e uma placa-mãe MSI b460m mortar wifi e atualmente tenho 16g de ram (2x8) Corsair Vengeance Lpx 3000mhz CL15 funcionando em dual channel, e estou pretendendo adquirir mais 2 pentes de 8gb pra ficar com 32gb de ram, porém estava pensando em comprar os outros 2 pentes de 8gb 3200mhz de uma marca diferente e que possui latência maior, no caso CL16 ou CL18. Se eu fizer isso terei algum problema devido as latências/marca das memórias serem diferentes? Vou conseguir usar o dual channel nos 4 pentes de memória normalmente?

E sobre a frequência das memórias, as minhas atuais utilizo em 2933mhz (máximo que minha placa/processador suportam) via xmp, neste cenário eu conseguiria utilizar as 4 ao mesmo tempo em 2933 sem problemas?

Postado

@The Exterminator Boa tarde,

com quatro pentes de memória, elas funcionam em quad-channel e não em dual channel. Comprar memórias de latencias e marcas diferentes deixará seu sistema instável, e sempre puxará as frequencias de acordo com sua memória mais fraca... Recomendo comprar memórias de mesma quantidade/latencia/marca .

• Curtir 2
Postado

Problema sério isso, não parece mais é.. Eu tenho 3 pentes 2400 cl16 e 1 2400 cl17 e adivinhem com qual configuração ele funciona? ... em Cl18... Até tentei baixar para cl16 aumentando a tensão, mas deu crash...

Postado

@Rodrigo J Polette Caramba, nesse caso parece que o certo era funcionar em CL17 que é a memória com a maior latência né?

Eu vou tentar pegar um par de memórias de no máximo até CL16, assim acredito que não estarei limitando muito meu par CL15, e se eu conseguir deixar as 4 na frequência 2933mhz acho que já tá de bom tamanho.

Postado

Isso mesmo, também achei que funcionaria, mas nesse fim de semana vou tentar setar CL17 para ver se funciona...

Já tinha fixado em CL16, e nos testes PCMark05 e 3dmark06 passaram, mas no 3dmark Vantage travou...

Postado

Consegui CL18 mas a 2667Mhz e 1.32V . Com essas memórias acho que é o máximo que vou conseguir... No 3dmark vantage a 2667Mhz CL18 marcou 18910 e a 2667Mhz CL17 marcou 19096 (quase 1% a mais...).

Se eu aumento a tensão ou o clock, o PC não liga... (com os 4 pentes, com os 2 melhores eu consigo ir até 3133Mhz e até 1,5V)

Memorias-2667-CL18.jpg

Postado

Atualizando o post:

Acabei comprando mais dois pentes do mesmo modelo que eu já tinha antes galera (2x8gb Corsair Vengeance LPX DDR4 3000mhz CL15).

Ainda não pude testar muito mas a princípio tudo ok, sistema reconheceu certinho os 32gb, elas estão em Dual Channel Single Rank e consegui colocar a frequência das 4 ao mesmo tempo em 2933mhz via XMP. 

Obrigado a todos.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...