Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Comprei uma sucata de Dell N4050 com um vendedor que fala "La garantia soi jo." No momento da compra o notebook não ligou e ele abriu o notebook e trocou a memória, ai o teclado não respondeu e ele trocou o teclado e me entregou como pronto e reparado.

Com calma eu fui constatando uma série de problemas e estou me divertindo em ir reparando um a um os diversos problemas nele, um deles, assunto deste post, seria o defeito no teclado; as teclas F8, 8, I, K, e ponto não respondem ou não funcionam, como usei um teclado USB e não teve defeito nele o diagnóstico foi rápido e certeiro condenando o teclado.

Acontece que comprei um teclado novo, anunciado como novo mas, na realidade é usado, o pacote chegou dobrado ou empenado, os correios são cruéis quando a embalagem não é adequada e o teclado novo chegou empenado:

empenado.jpg.b512ba87d24dad5edd73a1fecce726f8.jpg

Mesmo assim eu encaixei ele e apresentou exatamente o mesmo defeito nas mesmas teclas, quando me dei conta de que não pode ser uma simples coincidência dois teclados apresentarem o mesmo defeito.

Ou melhor me expressando; achei mais certo investigar melhor o que está acontecendo antes de comprar outro teclado e usei a lupa no conector do teclado:

1.jpg.2950f4196fffbf5ef286fbed62deaaab.jpg

Eis que algo está diferente ou esquisito, observem na parte destacada em vermelho, parece que alguma coisa empurrou o pino:

3.jpg.4b659166f2e212a3f836ac4808d7f83e.jpg

O pino se deslocou, quebrou parte da carcaça branca e levantou parte da trilha, além do que a ligação entre o pino e a trilha se rompeu.

Estou estudando o que fazer neste caso; penso primeiramente em tentar empurrar o pino de volta à sua posição original, se der certo pretendo refazer a ligação da trilha com o pino, primeiro ver se um pingo de solda consegue ligar e se não der certo, tentar ligar um fio no lugar da trilha, unindo o pino até o ponto final da trilha na placa.

Alguma sugestão? Ou melhor estratégia?

De fato constatei que o pino estava solto dentro da base de plástico branco e a trilha não havia se rompido como eu pensava, coloquei o melhor possível na posição original e pus uma gota de super bonder no rachado, deixando o pino preso porém, fora da posição certa dele, de modo a impedir que o flat do teclado conseguisse se encaixar.

Com uma chave de fenda bem fina fui mexendo no pino até ele ficar na posição em que é possível encaixar o flat mas, o mesmo defeito ainda se manifesta.

Eu imagino que seja mau contato neste pino, acho muito improvável que os dois teclados estejam com defeito.

Consegui outra máquina para testar os teclados e eles estão bons, inclusive coloquei o teclado desta outra máquina e deu o mesmo defeito, agora sim, tenho certeza que o problema é na placa-mãe, estou pensando em comprar outra placa-mãe por R$ 200,00 no Ali mas, antes vou desmontar esta e olhar do outro lado para ver se encontro o motivo.

• 2 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Comprei uma placa-mãe nova no Ali:

https://pt.aliexpress.com/item/4001207998182.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.28.21efcaa4XgREgn&gatewayAdapt=glo2bra

Paguei R$ 200,00 e não foi tributado, mandei a placa-mãe original para orçamento e a máquina com a nova placa-mãe funciona muito bem rodando o Win11, o único incomodo é a inicialização muito demorada, depois disso este Dell N4050 não deixa nada a desejar.

• Obrigado 1
Postado

Pincipi,

Estou aqui no seu posto. Que aventura divertida é essa de mexer com essas máquinas velhas ! Eu estava na internet à cara de entender a situação do note e me dei conta de que posso colocar peças mais evoluídas. Penso que com um certo risco, mas estou apto a prosseguir em frente. 

Com a bicicleta fiz o contrário, coloquei peças de décadas atrás porque não gosto de detalhes pretos da moda atual. 

Vou conferir está placa do seu link. Espero que ele esteja funcionando.

• Membro VIP
Postado

Pesquise por placa-mãe para Dell N4050 e veja que tem muitos resultados com muitos preços diferentes, a do meu caso veio usada e não sei porque não apareceu a opção de avaliar o vendedor, neste anúncio tem zero avaliações, em outros anúncios tem avaliações, na maioria boas, eles testam antes de enviar.

A vantagem desta placa-mãe do Dell N4050 é que existem muitas opções que se encaixam fisicamente perfeito em qualquer N4050 e como o processador já vem soldado na placa, nem precisa se preocupar se a memória e o cooler que já tem vai servir ou não. Depois na formatação, o Windows reconhece todos os drivers.

Se fosse o modelo em que o processador é encaixado, tinha que fazer contas se o TPM dá ou não.

Aqui no Brasil não achei placa-mãe para ele por menos de R$ 500,00 e se acontecer de ser taxado, mesmo assim ainda compensa o valor.

Postado

Pincipi,

Você falou no chip soldado e eu não entendo isso. Eu posso colocar um processador i7-2860QM ?  Eu vi que desse jeito vou ter que adicionar fontes de 90w.

Pelo que vi os meus custos serão:

placa-mãe, processador,  8GB RAM, pasta térmica e adesivo térmico, fonte 90w, base com cooler, cerca de 850 dinheiros. E a máquina vai ficar mais esperta.

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, brunoc7 disse:

Você falou no chip soldado e eu não entendo isso. Eu posso colocar um processador i7-2860QM ?  Eu vi que desse jeito vou ter que adicionar fontes de 90w

No meu caso deste N4050 o processador veio soldado na placa-mãe, não tem o socket, só para confirmar abra seu notebook e tire uma foto dos dois lados da placa-mãe, sem o cooler ou então verifique se o processador abaixo do cooler é soldado diretamente na placa ou se tem um socket que geralmente vem o tipo escrito nele.

3 horas atrás, brunoc7 disse:

Pelo que vi os meus custos serão:

placa-mãe, processador,  8GB RAM, pasta térmica e adesivo térmico, fonte 90w, base com cooler, cerca de 850 dinheiros

No caso do seu Dell é melhor escrever no post dele porque lá constam os dados, se não me engano é este?

Postado

Sim é este post. Na placa-mãe vi que tem escrito 989.

Nesse link teve umas soluções interessantes para diminuir a temperatura de operação:

https://www.hardmob.com.br/threads/667445-Upgrade-em-Notebook-HP-Core-i7-2860QM-ainda-e-um-bom-processador/page2

Polimento do cooler, limpeza, aplicação de adesivo térmico azul + pasta, base com cooler. Eu tenho lixa 1200 que deixa o alumínio um espelho.To de olho pra fazer isso no de casa.

Postado

Pincipi,

Ainda quero saber se posso colocar uma placa de 4ª geração, já que a minha queimou.

Você não pensou nisso para o seu upgrade ?

• Membro VIP
Postado

Demorou mas, achei o artigo

https://www.dell.com/community/Inspiron-Notebooks/Processadores-para-N4050/td-p/5449790

Eu imagino que tenha que ver qual é o socket da sua placa que queimou e comparar com o socket mencionado no artigo.

Se eu estivesse com o seu caso, placa-mãe queimada e todo o resto bom, analisaria duas possibilidades, comprar a placa mais barata que já vem com o processador soldado ou comprar a placa-mãe que sirva no processador que já tenho e depois que estiver tudo funcionando, analisar se dá para colocar outro processador melhor.

Depois eu enviaria a placa queimada para orçamento.

Conforme a estimativa de gastos se eu for gastar perto de 50% do valor de outro notebook igual, não gastaria.

No meu caso especifico eu não pensei em upgrade, só pensei no reparo em si e no valor que iria gastar.

Minha conta ficou assim, eu gastaria 354 na sucata mais 43,30 no teclado, mais 132,89 na bateria e mais 37,44 no SSD no total de 567,73 assim ficou dentro do meu orçamento, só que o defeito não era no teclado e acabou ficando assim

R$ 354,00 sucata do N4050

R$ 132,89 bateria nova

R$  37,44 SSD novo

R$ 200,44 placa-mãe nova

R$ 190,00 peças que já tinha, fonte 90W, CR2030 e memória

No total gastei R$ 914,17 que imagino ser o preço médio de outro N4050 de igual configuração.

Ainda estou esperando o valor do orçamento da placa-mãe original para ver qual será meu próximo passo.

Estava revendo aqui e vi que a minha placa-mãe original tinha socket e processador, na realidade não tinha o processador soldado, o processador serviu na placa-mãe nova, um i3-2310M 2,10Ghz.

O que já vem soldado é o coprocessador, eu me atrapalhei todo.

Acho que eu poderia colocar o i7-2630QM 2,9Ghz sugerido no artigo mas, acho que não vai fazer muita diferença. No Ali está por R$ 120,00.

Acredito que a placa-mãe de quarta geração não terá problema algum a não ser que seu processador seja de quinta para cima, só não sei se vai valer a pena gastar mais por isso, não sei se o investimento de maior valor vai dar uma diferença significativa de desempenho.

Postado

Eu tava vendo agora os preços no Ali e a placa com processador i7 4gen sai por quase 700 pilas. Fica caro, o triplo do preço de uma placa 2gen.

Sim, vou considerar mandar a minha placa pra orçamento. Ela aceita o i7-2860QM e já é um bom upgrade.

Valeu Pincipi.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!