Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell N4050 defeito teclas F8, 8, I, K, . pensei que era teclado mas não é


Pincipi

Posts recomendados

  • Membro VIP

Comprei uma sucata de Dell N4050 com um vendedor que fala "La garantia soi jo." No momento da compra o notebook não ligou e ele abriu o notebook e trocou a memória, ai o teclado não respondeu e ele trocou o teclado e me entregou como pronto e reparado.

Com calma eu fui constatando uma série de problemas e estou me divertindo em ir reparando um a um os diversos problemas nele, um deles, assunto deste post, seria o defeito no teclado; as teclas F8, 8, I, K, e ponto não respondem ou não funcionam, como usei um teclado USB e não teve defeito nele o diagnóstico foi rápido e certeiro condenando o teclado.

Acontece que comprei um teclado novo, anunciado como novo mas, na realidade é usado, o pacote chegou dobrado ou empenado, os correios são cruéis quando a embalagem não é adequada e o teclado novo chegou empenado:

empenado.jpg.b512ba87d24dad5edd73a1fecce726f8.jpg

Mesmo assim eu encaixei ele e apresentou exatamente o mesmo defeito nas mesmas teclas, quando me dei conta de que não pode ser uma simples coincidência dois teclados apresentarem o mesmo defeito.

Ou melhor me expressando; achei mais certo investigar melhor o que está acontecendo antes de comprar outro teclado e usei a lupa no conector do teclado:

1.jpg.2950f4196fffbf5ef286fbed62deaaab.jpg

Eis que algo está diferente ou esquisito, observem na parte destacada em vermelho, parece que alguma coisa empurrou o pino:

3.jpg.4b659166f2e212a3f836ac4808d7f83e.jpg

O pino se deslocou, quebrou parte da carcaça branca e levantou parte da trilha, além do que a ligação entre o pino e a trilha se rompeu.

Estou estudando o que fazer neste caso; penso primeiramente em tentar empurrar o pino de volta à sua posição original, se der certo pretendo refazer a ligação da trilha com o pino, primeiro ver se um pingo de solda consegue ligar e se não der certo, tentar ligar um fio no lugar da trilha, unindo o pino até o ponto final da trilha na placa.

Alguma sugestão? Ou melhor estratégia?

De fato constatei que o pino estava solto dentro da base de plástico branco e a trilha não havia se rompido como eu pensava, coloquei o melhor possível na posição original e pus uma gota de super bonder no rachado, deixando o pino preso porém, fora da posição certa dele, de modo a impedir que o flat do teclado conseguisse se encaixar.

Com uma chave de fenda bem fina fui mexendo no pino até ele ficar na posição em que é possível encaixar o flat mas, o mesmo defeito ainda se manifesta.

Eu imagino que seja mau contato neste pino, acho muito improvável que os dois teclados estejam com defeito.

Consegui outra máquina para testar os teclados e eles estão bons, inclusive coloquei o teclado desta outra máquina e deu o mesmo defeito, agora sim, tenho certeza que o problema é na placa-mãe, estou pensando em comprar outra placa-mãe por R$ 200,00 no Ali mas, antes vou desmontar esta e olhar do outro lado para ver se encontro o motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Comprei uma placa-mãe nova no Ali:

https://pt.aliexpress.com/item/4001207998182.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.28.21efcaa4XgREgn&gatewayAdapt=glo2bra

Paguei R$ 200,00 e não foi tributado, mandei a placa-mãe original para orçamento e a máquina com a nova placa-mãe funciona muito bem rodando o Win11, o único incomodo é a inicialização muito demorada, depois disso este Dell N4050 não deixa nada a desejar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pincipi,

 

Estou aqui no seu posto. Que aventura divertida é essa de mexer com essas máquinas velhas ! Eu estava na internet à cara de entender a situação do note e me dei conta de que posso colocar peças mais evoluídas. Penso que com um certo risco, mas estou apto a prosseguir em frente. 

 

Com a bicicleta fiz o contrário, coloquei peças de décadas atrás porque não gosto de detalhes pretos da moda atual. 

 

Vou conferir está placa do seu link. Espero que ele esteja funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pesquise por placa-mãe para Dell N4050 e veja que tem muitos resultados com muitos preços diferentes, a do meu caso veio usada e não sei porque não apareceu a opção de avaliar o vendedor, neste anúncio tem zero avaliações, em outros anúncios tem avaliações, na maioria boas, eles testam antes de enviar.

A vantagem desta placa-mãe do Dell N4050 é que existem muitas opções que se encaixam fisicamente perfeito em qualquer N4050 e como o processador já vem soldado na placa, nem precisa se preocupar se a memória e o cooler que já tem vai servir ou não. Depois na formatação, o Windows reconhece todos os drivers.

Se fosse o modelo em que o processador é encaixado, tinha que fazer contas se o TPM dá ou não.

Aqui no Brasil não achei placa-mãe para ele por menos de R$ 500,00 e se acontecer de ser taxado, mesmo assim ainda compensa o valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pincipi,

Você falou no chip soldado e eu não entendo isso. Eu posso colocar um processador i7-2860QM ?  Eu vi que desse jeito vou ter que adicionar fontes de 90w.

 

Pelo que vi os meus custos serão:

 

placa-mãe, processador,  8GB RAM, pasta térmica e adesivo térmico, fonte 90w, base com cooler, cerca de 850 dinheiros. E a máquina vai ficar mais esperta.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, brunoc7 disse:

Você falou no chip soldado e eu não entendo isso. Eu posso colocar um processador i7-2860QM ?  Eu vi que desse jeito vou ter que adicionar fontes de 90w

No meu caso deste N4050 o processador veio soldado na placa-mãe, não tem o socket, só para confirmar abra seu notebook e tire uma foto dos dois lados da placa-mãe, sem o cooler ou então verifique se o processador abaixo do cooler é soldado diretamente na placa ou se tem um socket que geralmente vem o tipo escrito nele.

3 horas atrás, brunoc7 disse:

Pelo que vi os meus custos serão:

 

placa-mãe, processador,  8GB RAM, pasta térmica e adesivo térmico, fonte 90w, base com cooler, cerca de 850 dinheiros

No caso do seu Dell é melhor escrever no post dele porque lá constam os dados, se não me engano é este?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim é este post. Na placa-mãe vi que tem escrito 989.

Nesse link teve umas soluções interessantes para diminuir a temperatura de operação:

 

https://www.hardmob.com.br/threads/667445-Upgrade-em-Notebook-HP-Core-i7-2860QM-ainda-e-um-bom-processador/page2

 

Polimento do cooler, limpeza, aplicação de adesivo térmico azul + pasta, base com cooler. Eu tenho lixa 1200 que deixa o alumínio um espelho.To de olho pra fazer isso no de casa.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Demorou mas, achei o artigo

https://www.dell.com/community/Inspiron-Notebooks/Processadores-para-N4050/td-p/5449790

Eu imagino que tenha que ver qual é o socket da sua placa que queimou e comparar com o socket mencionado no artigo.

Se eu estivesse com o seu caso, placa-mãe queimada e todo o resto bom, analisaria duas possibilidades, comprar a placa mais barata que já vem com o processador soldado ou comprar a placa-mãe que sirva no processador que já tenho e depois que estiver tudo funcionando, analisar se dá para colocar outro processador melhor.

Depois eu enviaria a placa queimada para orçamento.

Conforme a estimativa de gastos se eu for gastar perto de 50% do valor de outro notebook igual, não gastaria.

No meu caso especifico eu não pensei em upgrade, só pensei no reparo em si e no valor que iria gastar.

Minha conta ficou assim, eu gastaria 354 na sucata mais 43,30 no teclado, mais 132,89 na bateria e mais 37,44 no SSD no total de 567,73 assim ficou dentro do meu orçamento, só que o defeito não era no teclado e acabou ficando assim

R$ 354,00 sucata do N4050

R$ 132,89 bateria nova

R$  37,44 SSD novo

R$ 200,44 placa-mãe nova

R$ 190,00 peças que já tinha, fonte 90W, CR2030 e memória

No total gastei R$ 914,17 que imagino ser o preço médio de outro N4050 de igual configuração.

Ainda estou esperando o valor do orçamento da placa-mãe original para ver qual será meu próximo passo.

 

Estava revendo aqui e vi que a minha placa-mãe original tinha socket e processador, na realidade não tinha o processador soldado, o processador serviu na placa-mãe nova, um i3-2310M 2,10Ghz.

O que já vem soldado é o coprocessador, eu me atrapalhei todo.

Acho que eu poderia colocar o i7-2630QM 2,9Ghz sugerido no artigo mas, acho que não vai fazer muita diferença. No Ali está por R$ 120,00.

Acredito que a placa-mãe de quarta geração não terá problema algum a não ser que seu processador seja de quinta para cima, só não sei se vai valer a pena gastar mais por isso, não sei se o investimento de maior valor vai dar uma diferença significativa de desempenho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava vendo agora os preços no Ali e a placa com processador i7 4gen sai por quase 700 pilas. Fica caro, o triplo do preço de uma placa 2gen.

 

Sim, vou considerar mandar a minha placa pra orçamento. Ela aceita o i7-2860QM e já é um bom upgrade.

 

Valeu Pincipi.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!