Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acelerar o fan da placa d vídeo a danifica a longo prazo?


Posts recomendados

Eu já vi muita gente fazendo esse tipo d coisa na Internet para esfriar as próprias placas d vídeo (principalmente s eram placas com cooler blower). Mas eu fico questionando, deixar o cooler rodando a 100% o tempo todo, pode danificá-lo a médio e longo prazo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dragãozinho_com_sono1234 Uma ventoinha rolamentada dura ate 40 mil horas ou mais rodando na velocidade maxima! isso são 4.5 anos rodando 24 horas por dia, se você joga "só 8 horas por dia levaria uns 20 anos pra ventoinha estragar, é bem mais fácil nesse meio tempo você quebra a ventoinha em uma limpeza ou a placa queimar mesmo, eu mesmo tenho um Ge force 9600GT  que foi minha primeira placa de vídeo, e a ventoinha durou mais do que a placa de vídeo, que alias foi usada em um PC secundário ate ano passado, durou só 12 anos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/04/2023 às 17:31, dragãozinho_com_sono1234 disse:

deixar o cooler rodando a 100% o tempo todo

Deixar o tempo todo a 100% é uma péssima estratégia, pensando em maximizar a vida útil da placa. Assim você aumenta a variação térmica, pois quando a carga é baixa o fan continua em 100% e a placa resfria demasiadamente, que é o que mais desgasta as soldas. Use uma curva bem agressiva (por exemplo 100% em 70, 65 ou 60 graus), mas deixe os fans no mínimo até a uns 50 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!