Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD apresentando lentidão em aplicações simples


Ir à solução Resolvido por Lobarinhas,

Posts recomendados

Olá pessoal!

Tenho um SSD de 240GB, e nele está instalado SO e demais programas como Office, editores, compiladores, etc ... sem jogos.
O que acontece é que, de um tempo para cá, ele vem apresentando lentidão na hora de carregar aplicações até das mais simples, como um Word e até mesmo um navegador.
Baixei o CrystaldiskInfo e tenho as seguintes informações:
image.png.b2b512a09afff00c5afbdf56a0e646df.png

E outra coisa que achei curioso é que, sempre que rodo o comando CHKDSK via terminal, ele aponta "foram encontrados falhas de processos, o mesmos foram recuperados", e o que mais me deixa intrigado é que isso ocorreu uma vez logo após a formatação do SSD! Poderia mesmo um armazenamento recém formatado apresentar erros? Olhei no visualizador de Eventos e o máximo de informações que tenho são alocações de memória reestabelecidas.

Já ouvi falar que vida útil de SSD pode ser horas ligadas, e eu uso meu PC para trabalho também, papo de 14 ~ 16hrs ligados por dia ... e mesmo o programa acusando 23mil horas ligado, tenho o SSD desde meados de 2017.
Neste caso, será que é hora de aposentar o disco ou pode ter alguma coisa para retomar o desempenho decente do mesmo?

No mais, agradeço quem puder ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No seu caso teria duas questões:

1. o SSD está com ocupação muito alta?

2. ví que você citou uma reinstalação do Windows, mas será que não tem algum worm(vírus) atuando? O Windows reinstalado veio direto da Microsoft?

Outra coisa é que ví na sua configuração que parece q você tem um SSD M.2. A velocidade no M.2 é bem mais alta e eu recomendaria trocar o disco de boot, crie uma partição de boot nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX opa!
1: Sem ocupação alta, mesmo quando vou abrir determinadas aplicações, não rola pico de uso. Passa dos 60% ,mas bem momentâneo.

2: Cheguei a fazer um "drill down" utilizando Spybot, MRT e analisando até mesmo alterações em registros para saber se tem alguma coisa mais baixo nível, e não encontrei nada malicioso que possa estar afetando o disco.

3: Sim, eu tenho um M2, mas não sei o quão isso influenciaria porque o SSD começou a apresentar problemas mais neste ano, e tenho o M2 desde 2020 ... não tive conflitos entre eles, acabo dedicando o M2 para outras coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Lobarinhas disse:

Sim, eu tenho um M2, mas não sei o quão isso influenciaria porque o SSD começou a apresentar problemas mais neste ano, e tenho o M2 desde 2020 ... não tive conflitos entre eles, acabo dedicando o M2 para outras coisas.

Bem, o que eu estou dizendo é que como o SSD M.2 é bem mais rápido( não disse o modelo mas estou supondo que é um SSD NVMe) seria melhor fazer dele o disco de boot.

Quanto á lentidão no SSD tem mesmo que ver se tem algum vírus nele, é a única explicação .Ou então deu defeito mesmo, isso é uma coisa irreversível em discos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Sim, entendo sobre o M2, é que o SSD realmente já me supre para o desempenho das aplicações mais tradicionais e até boot de Windows, mas dependendo de como estiver meu SSD, pode ser que eu faça esse jogo de boot no M2.

Quanto ao SSD, irei verificar novamente a integridade dele, pretendo rodar novamente o comando de check disk e passar alguns programas para verificar Malware.
Teria alguma sugestão do que mais poderia analisar para tentar encontrar alguma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 minutos atrás, Lobarinhas disse:

Teria alguma sugestão do que mais poderia analisar para tentar encontrar alguma coisa?

Minha sugestão é se certificar que seu SanDisk não é falso:

suporte.thumb.jpg.8cedb5d6396377821238c0a1de9b7035.jpg

Depois usar outro SSD para fazer as mesmas tarefas e se não der a lentidão, quer dizer que o seu SSD não está mais dando conta do recado e está chegando a hora de se aposentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Lobarinhas disse:

Teria alguma sugestão do que mais poderia analisar para tentar encontrar alguma coisa?

Infelizmente não, mas como as especificações de SSD dizem que o MTBF(tempo previsto para falha) é da ordem de 1 milhão hs, seu SSD está longe disso, então só pode ser algum defeito.Como sugestão de imediato eu limparia os contatos ou tentaria um cabo SSD novo, tomando cuidado que seja um SATA 3 autentico, pois tem muito cabo baratinho que na verdade é SATA2 ou pior, SATA1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi Opa, muito obrigado pela contribuição!
Na época, acredito ter comprado o SSD na Kabum, mas irei entrar em contato com suporte para ver se tem como "certificar autenticidade".
E já conversando com colega acima, acho que irei mesmo testar em outro SSD para ver o comportamento e se resolveria isso, assim já mato a questão numa tacada só.

@PedraX De fato, não me recordo da ultima vez que mexi na parte do Hardware, então não sei como estão as condições de cabos e plugs na minha placa-mãe, vou tentar verificar esses pontos também.
Vou deixar o tópico em aberto para futuras atualizações. Muito obrigado até o momento!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS: tb pode trocar a porta SATA, de vez em quando pode dar defeito nessas portas, inclusive tem casos onde colocar um SSD M.2 pode interferir em uma das portasSATA, se não me engano é na SATA3(porta0,1,2,3 e 4)(devido a usar o mesmo canal)

Infelizmente o acesso do site da ASUS ficou difícil, não conseguí chegar na página dessa MB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, Lobarinhas disse:

"certificar autenticidade"

A regra geral é utilizar o programa do fabricante, se o SSD não for listado lá, significa que não é original porque o programa só reconhece o original. Se for reconhecido, significa que é original e pode rodar um diagnóstico, e também até pode ter disponível alguma atualização de firmware.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Pincipi@PedraX , boa noite!

Verifiquei questão de Hardware, tanto as entradas sata do disco quanto placa-mãe estão normais.
Cabo sata3 também sem avarias.
Troquei de porta SATA e fiz alguns testes, continuo com umas travadas esquisitas, principalmente com aplicações abertas.

Encontrei o Software para verificar saúde do SSD direto do fabricante, e as informações não estão tão distantes da primeira foto que postei lá em cima.
Executei o diagnóstico disponível no Dashboard (software do SSD), e não detectou erros.

Eu pensei em subir o boot para o M2, mas poderia ficar sem critério para tentar notar a diferença de velocidade no uso das aplicações, então instalei tudo num HDD mesmo, pois acho que ficaria mais evidente o "feeling" das travadas.

Moral da história: Mesmo em HDD e aguardando 10 minutos para o desktop ficar pronto para o disco sair de 100%, o resultado foi que eu consegui abrir e mexer as aplicações Office sem atraso nem travadas. Tanto navegador quanto compiladores rodaram normal, sem qualquer travinha incomoda, bem "smooth".

Então é isso ... acho que simplesmente chegou hora de aposentar o SSD, também encontrei a data de quando comprei ele ... Final de 2016.
Agradeço aos senhores pelas instruções e dicas, vou ver se eu quebro partição do M2 e transformo em boot ou monto num outro SSD em breve.

Muito obrigado!

image.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Lobarinhas disse:

mas poderia ficar sem critério para tentar notar a diferença de velocidade no uso das aplicações

Bem, o critério esse: SATA3: máximo 600mbs, em M.2 NVMe, entre 1.500 mbps até 3.500 mbps.

Se o M.2 for SATA(tb tem), então fica nos 600 mbs mesmo.

Mas isso é no carregamento(leitura).Dependendo da aplicação aí depende do que carrega ou troca dados durante o funcionamento.Se estiver fazendo leitura/gravação no mesmo SSD, aí sim, é melhor usar o disco mais rápido.

 

As velocidades acima aplicadas em MB com BUS PCI-e gen 3.0

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...