Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Perdoe-me o titulo provocativo e pouco claro, fiz isso com o intuito de capturar a atenção dos leitores do site.

Esse site tem me ajudado bastante na minha carreira, já comprei dois livros deste, especificamente o de 'Montagem de Micros' e o de 'Eletrônica'. Digo isso pois foram conteúdos que nas minha entrevistas de emprego foram requisitadas e consegui meu emprego na área de TI em uma empresa onde sou um dos responsáveis por manutenção de computadores (Hardware), redes de internet e instalação de sistemas para a finalidade dela.

Dado esse contexto percebi que minha faculdade que ainda estou cursando pouco ou nada tem me ajudado para o exercício da minha função, os livros do fórum me ajudaram muito mais que os conteúdos do meu curso superior em engenharia de software pois quando precisei trocar ou colocar os SSDs da minha empresa nos computadores recém chegados eu recorria aos conteúdos deste livros do Torres.

É complicado. Nenhum defeito que ocorre na comunicação da empresa seja em sistema, internet ou no próprio computador é previsível, então uma coisa que larguei de mão foi a intenção de prever problemas e sim me tornar o mais solicito possível para me adaptar ao problema. Recentemente no meu local de trabalho meus colegas não conseguiram acessar a impressora que todos os outros utilizavam por um erro que mesmo pesquisando na internet e independente da quantidade de tentativas minhas eu não obtive o exito em conectá-los para esse dispositivo, o que me frustrou muito, não por causa da desconexão (que foi resolvida enviando os arquivos para outro computador que tinha conexão com a tal impressora) mas sim pelo fato de que eu estou lá para resolver esses conflitos entre o computador e a impressora.

Vi que alguns colegas nesse site possuem experiência na área da tecnologia e em empresas. Que tiveram obstáculos e que resolveram por perguntar nesse site.

Poderiam me falar como superam essas adversidades em suas carreiras?

Obs: estou adorando meu trabalho, estou aprendendo muito. Só estou em dúvida se o processo é esse de aprendizagem, na base do tentativa e erro.

• Solução
Postado

Vais ouvir relatos pessoais. Cada um tem uma experiência única, diferente, o que obviamente não terá uma regra nem um padrão. Sim, eu aprendi por tentativa e erro, lendo o que podia e tinha à disposição (no meu começo de carreira não tinha internet) e a maior e melhor fonte de informação que tinha: pessoas que já tinham experiência e trilharam o caminho primeiro. Uma outra característica que influencia muito, é o DOM. Alguns tem isso muito evoluído, outros menos, mas todos tem. Quando cai a ficha, o aprendizado é quase instantâneo. Lembro quando consertei minha primeira lava-louças industrial. Nunca tinha visto uma de perto. Quando me disseram o que ela deixou de fazer e vendo o esquema elétrico na tampa, matei a charada em 5 minutos, onde outros (serviço autorizado) já tinham passado e não resolveram. A mesma situação inversa também aconteceu, onde a frustração de não conseguir resolver é terrível e piora depois que outro vai lá e consegue e você vê que era mais simples do que parecia, estava na cara e não viu. Fica para experiência e aprendizado. O ensino no Brasil está montado para tornar as pessoas burras e deixarem elas dependentes. Não há mais discernimento nem desenvolvimento intelectual. Apenas militância política. Basta ver as grades curriculares desde a pré escola até ao doutorado. É vergonhoso um estudante do ensino médio não saber uma regra de 3 simples. 

É isso. Seu tópico tem futuro para desabafos e relatos frustrantes. Mas um bom ponto de discussão para ouvir a experiência mais nobre de cada um. Ficarei lendo.

Postado

@Mega Blaster Obrigado pela resposta ao meu post, texto muito bem escrito e claro!

Este trecho abaixo é precioso! Por isso que gosto de fóruns, é uma forma incrível de aprender. Pessoas com suas experiências individuais auxiliando com seus conhecimentos as outras.

33 minutos atrás, Mega Blaster disse:

a maior e melhor fonte de informação que tinha: pessoas que já tinham experiência e trilharam o caminho primeiro.

Eu obtive nessa experiência de trabalho contato de pessoas com mais experiência de vida e que já estão no mercado a bastante tempo e que me advertem sobre conteúdos para eu aprender para útilizar na área.

44 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Seu tópico tem futuro para desabafos e relatos frustrantes. Mas um bom ponto de discussão para ouvir a experiência mais nobre de cada um. Ficarei lendo.

Quanto ao texto acima eu anseio que pessoas diferentes relatem também suas experiências, é algo que percebo constantemente que eu como toda pessoa passam eventualmente por momentos de dificuldades e que a constatação de que minha experiência não é unica mas sim semelhantes a de outros colegas que estão trilhando na mesma área é algo aliviador, que mostra que não sou inferior a outras pessoas, pois isso que gera o entristecimento momentâneo.

Espero que aos leitores que lerem no futuro este texto e caso se idententifiquem com a situação exposta possam sair daqui melhores e com as lições aqui explanadas.

Estou aprendendo utilizar os recursos de resposta como a citação e o botão mencionar, peço perdão caso utilize de forma pouco clara.

att, Hugo.

• Membro VIP
Postado

Educação formal é criação de índices em nossas inteligências. Os registros-objeto mais úteis poderão estar na sua mãe, numa revista ou num artigo científico. Mas eles precisam ser achados e identificados como tais. Muito artigo científico é lixo, assim como muita "sabedoria" de família também é lixo.

Prever possibilidades é a receita numa estratégia de acúmulo baseada em indexação. No meio do mato é melhor saber "para que lado fica" o destino, ao invés de chutar uma tentativa-e-erro em 360⁰ que poderá decidir entre vida e morte.

Não seja tolo. A sorte não está sempre conosco. Prepare sua bagagem!

Não estou dizendo para ser alegremente estuprado. (muitos de nós somos alegres durante todo o estupro do ensino médio, e depois ainda no ensino superior; tendo sido aliciados com maior eficiência)

Inteligência é necessariamente geração de viés. Isso parece com apetite. Tem a ver com gosto. O dom é gratuito mas não é o mesmo para todos. Desenvolver o dom deve ser uma escolha.

Obedecer é contratar um viés, presumir um sistema.

O que é útil aprender? Tudo aquilo que estiver organizadamente necessário.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!