Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, galera! Comprei um filtro de linha da UPSAI, esse novo modelo Pocket Eletro 220V. Me decepcionei com a proteção pelo preço pago! R$ 189,00!!!

É um filtro que desliga quando aumenta muito variação de tensão, que a meu ver, isso é muito ruim!

Prós: Carcaça e ligação robusta com terminais faston. A estrutura está ótima! Obs.: Os terminais faston vieram com capa proteção, removi para tirar as fotos. Inclusive uma delas está na parte superior de uma foto da placa, que calcei por baixo para tirar a foto. 

Prós: Falta fusível térmico (os principais), indutor, capacitor de filtragem, etc... 

Bem, eu não entendo muito de filtros, apenas um pouco devido ler as postagens do @faller, mas vou deixar a análise por conta de vocês e registro desse filtro que não vale o valor investido. Se desse pra postar no tópico dos filtros de linha que foram abertos, seria ótimo, mas acho que está fechado...

É como o velho ditado: "Se quiser algo bem feito, faça você mesmo!"

1683942961634.jpg

1683942961637.jpg

1683942961639.jpg

1683942961642.jpg

1683942961644.jpg

1683942961650.jpg

1683942961653.jpg

1683942961655.jpg

1683942961659.jpg

• Curtir 1
Postado

Pessoal, hoje não é possível editar ou excluir mais um tópico criado? Preciso corrigir algumas coisa nesse post e não aparece o botão de editar

• 1 ano depois...
Postado

Realmente é um produto muito simples, não tem um mísero indutor.

Um bom filtro deve ser feito combinando capacitores e pelo menos 2 indutores. Na internet tem alguns esquemas de filtros bem melhores. Eu mesmo fiz um para o meu som/TV, e posso afirmar que até a imagem da TV ficou melhor, produzindo cores mais vivas. Eu agradeço a sua postagem por mostrar esse UPSAI aberto, pois quem entende um pouco de eletronica, vendo o que tem dentro não compra. Uma sugestão para melhorar esse seu, é comprar no ML ou mesmo da china filtros EMI prontos, dependendo o modelo talvez dê para instalar nessa caixa da UPSAI.

• mês depois...
Postado

Não sou engenheiro elétrico, mas pode-se ver que a redução de ruído é apenas por capacitor X (modelo X2). Não sei exatamente qual eficiencia desse modelo exato para filtrar ondas RFI e EMI mas me parece pouca coisa, talvez de uma amenizada em frequencias bem altas que podem causar defeito em aparelhos sensíveis

O interessante desse aparelho é o relé mesmo, que desliga se por exemplo a energia chegar a menos de 200V. não é incomum em cidades 220V a energia residencial chegar a 80, 90V em dias de chuva, e até raramente em dias de verão ou quando há uma manutenção mal feita, ou equipamento transformador com problema.

Ar condicionado geralmente desliga abaixo de 203V porém eu já vi pessoalmente ar condicionado ficar em "pane" quando chegou a 198V, ele não sabia se desligava, se ligava e ficava ligando e desligando rapidamente. Por sorte eu estava em casa e não queimou. 

Nem todos aparelhos possuem full range e nem todas geladeiras, ar condicionado e microondas possuem proteção contra subtensão/sobretensão. 

A sobretenção, em teoria, é mais incomum. Dificilmente em uma residencia você vai ver chegar a 380V ou acima de 450V, mas raramente pode acontecer um problema grave, mas é mais fácil a subtensão

Fora isso, o aparelho não serve para nada. Pelo menos não tem capacitor Y, pois isso aí pra geladeira seria desnecessário. Além do que, as geladeiras inverters possuem capacitores Y sem necessidade de usar um filtro externo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!