Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fumaça no conector 12v e cheiro de eletrônico queimado na fonte


Posts recomendados

Comprei um kit upgrade novo e fui instalar ele no meu gabinete. Fiz a instalação e ao ligar a fonte o computador não dava nenhum sinal, desliguei a fonte e tirei da tomada e revisei se havia conectado algum conector errado. Após isso religuei o computador na tomada e fui tentar ligar, para minha surpresa saiu uma pequena fumaça na conexão 12v 4 pinos da placa-mãe e eu desliguei imediatamente. Com isso, ficou um cheiro de eletrônico queimado apenas na fonte, visivelmente não detectei nada derretido ou queimado na placa-mãe. Após isso não fiz mais nada no computador e mandei para um técnico, porém ele só verá segunda-feira. 

OBS: a conexão da fonte é 8 pinos porém bipartidos, e a placa-mãe é 4 pinos, faz alguma diferença ligar um desses esses 8 pinos bipartidos ou tem que ser um exato?

Aí eu pergunto, o que pode ter causado isso e caso tenha queimado a fonte, o que pode ter ido junto com ela; CONFIG DO PC ABAIXO:

Ryzen 5  5500
Biostar b450-mh
12gb ram 2666mhz
Rx 570 4gb
Fonte evga 430w 80plus
SSD 256 e HD 500

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que relatou, algo estava em curto.. O que exatamente é complicado de dizer, pois são alguns fatores pra avaliar..

 

10 minutos atrás, Matheus121 disse:

OBS: a conexão da fonte é 8 pinos porém bipartidos, e a placa-mãe é 4 pinos, faz alguma diferença ligar um desses esses 8 pinos bipartidos ou tem que ser um exato?

A função do conector ser partido ao meio é essa mesmo: permitir o uso em PCs com conexões mais antigas ou PCs mais simples, e atender PCs mais modernos, ao mesmo tempo..

 

Nisso, vem um dos possíveis fatores que poderiam ocasionar isso: falha humana.. Se o conector foi colocado de forma errada, talvez isso tenha sido a causa dele falhar ao ligar, na primeira vez: proteção contra curto atuou.. Porque não atuou na segunda vez, não sei dizer.. Claro, seria uma possibilidade..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Matheus121 disse:

@RS Faria Com isso, eu tenho chance de não ter perdido nada além da fonte ou posso ter perdido todos os componente que estavam juntos?

E caso tenha sido só a fonte, consegue me recomendar uma de até 400 reais para esse kit?

 

olha essa é boa e barata ->

https://www.kabum.com.br/produto/369657/fonte-msi-mag-a550bn-atx-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0?gclid=CjwKCAjwjYKjBhB5EiwAiFdSfo9NLo9suLgpgMlN23M-BQzQ3YXdeA61BuoKrGYqatFzGrfHm07D0RoCVTEQAvD_BwE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus121 disse:

Fonte evga 430w 80plus

Aproveite e troque logo essa fonte, esse modelo W1 da evga está na lista negra de modelos de fontes para se evitar a todo custo.

56 minutos atrás, franciscaum disse:

O modelo de 650w está no mesmo preço.

Fonte MSI MAG A650BN 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus121 disse:

Com isso, eu tenho chance de não ter perdido nada além da fonte ou posso ter perdido todos os componente que estavam juntos?

É possível.. Até é possível que, algo no kit estava com defeito, o que causou o problema com a fonte.. Mas é difícil avaliar de longe..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, RS Faria disse:

É possível.. Até é possível que, algo no kit estava com defeito, o que causou o problema com a fonte.. Mas é difícil avaliar de longe..

Vou pegar a fonte que me recomendaram, e torcer pra que não tenha queimado os outros componentes 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!