Ir ao conteúdo

Positivo Stilo One XC3550 sem som no Linux

Ir à solução Resolvido por justicebalatensa,

Posts recomendados

Postado

Peguei esse notebook pereba de um primo meu pra instala Linux(afinal o win10 que ja vinha nele deixava so 40mb pra uso💀) e ele não dá áudio de jeito nenhum, ja ta intankavel isso, o controle de volume na parte de dispositivos de saída sai como Saida Ficticia, existe alguma solução pra isso?

Postado

A maioria dos que tem esse....!... diz que bluetooth resolve. Arrisca.

Postado

@justicebalatensa Uma alternativa é usar fone USB que provavelmente resolve sua dor de cabeça

Esse tópico é já antigo até, quem diria nem lembrava dessa dor de cabeça

Enfim esse notebook até pode ter uma solução, se conseguir encontrar uma forma de converter o driver padrão que tem no site da Positivo que é de Windows próprio pro Linux você provavelmente conseguiria fazer funcionar, no Windows também não funciona de primeira as configurações porém se você instalar esse driver TUDO se resolve, só não lembro o nome dele infelizmente

é a belíssima gambiarra das peças de tablet implementadas em um notebook

Inclusive o processador é uma dor no coração de tão ruim

@Mega Blaster Bluetooth resolve questão de áudio sim, diversas das distros reconheciam meus fones, porém era meio estranho a qualidade do sinal, dava umas certas instabilidades

• Solução
Postado

É galera, depois de muito sacrifício cheguei a uma conclusão.

É inviável usar Linux com esses positivo pereba, se o seu Linux não pega quase tudo de primeira ou ele não ajeita nem a pau com todas as sugestões na internet(principalmente com esses positivo lascado), não adianta nem ir atrás, caixa de som usb existe, mas o som é meio pe de rato pelo o que vi nos fórum da Adrenaline.

o que eu fiz foi baixar uma iso customizada de win10 e baixar os drivers diretamente do site da fabricante usando o serial code, não recomendo fazerem isso por que você pode quebra as pernas com uma iso que venha com presentinho nela.(Infelizmente não posso falar de onde baixei, de quem baixei, ou o link, pra não levar o famoso dos adm).

Sobre Upgrades, esqueça, as memórias ram e a memória eMMC desse note são soldadas na placa-mãe,e nem adianta colocar HD que a fonte de tablet não da conta.

(Sim, esse notebook usa uma fonte de tablet cheia de gambiarra pra funcionar )

se você é pobetrao igual eu, não compre nada da positivo, se comprou, o que lhe recomendo pra pelo menos suportar até comprar algo melhor é:

instale um win10 customizado de confiança e compre um cartão de memória pra botar seus arquivos, e reze pra jesus lhe abençoar com dinheiro logo.

a conclusão que fica é: não compre posi !!! e se ja tiver comprado, so o que resta é chorar no banho todo dia.

já dizia um sábio: "entre ter positivo e não ter nada, prefiro não ter nada e esperar algo melhor"

@Mega Blaster bluetooth com certeza pega, mas vai sair aquele áudio todo ***** e atrasado, além de que vi relatos que dizem que o som sai meio estranho por bluetooth com esse note.

provavelmente o HDMI também funciona, então pra quem tem monitor, da pra dar uma caneta nesse problema do linux com ele, pra quem não tem, so resta se lamentar mesmo 

7 minutos atrás, justicebalatensa disse:

É galera, depois de muito sacrifício cheguei a uma conclusão.

É inviável usar Linux com esses positivo pereba, se o seu Linux não pega quase tudo de primeira ou ele não ajeita nem a pau com todas as sugestões na internet(principalmente com esses positivo lascado), não adianta nem ir atrás, caixa de som usb existe, mas o som é meio pe de rato pelo o que vi nos fórum da Adrenaline.

o que eu fiz foi baixar uma iso customizada de win10 e baixar os drivers diretamente do site da fabricante usando o serial code, não recomendo fazerem isso por que você pode quebra as pernas com uma iso que venha com presentinho nela.(Infelizmente não posso falar de onde baixei, de quem baixei, ou o link, pra não levar o famoso dos adm).

Sobre Upgrades, esqueça, as memórias ram e a memória eMMC desse note são soldadas na placa-mãe,e nem adianta colocar HD que a fonte de tablet não da conta.

(Sim, esse notebook usa uma fonte de tablet cheia de gambiarra pra funcionar )

se você é pobetrao igual eu, não compre nada da positivo, se comprou, o que lhe recomendo pra pelo menos suportar até comprar algo melhor é:

instale um win10 customizado de confiança e compre um cartão de memória pra botar seus arquivos, e reze pra jesus lhe abençoar com dinheiro logo.

a conclusão que fica é: não compre posi !!! e se ja tiver comprado, so o que resta é chorar no banho todo dia.

já dizia um sábio: "entre ter positivo e não ter nada, prefiro não ter nada e esperar algo melhor"

@Mega Blaster bluetooth com certeza pega, mas vai sair aquele áudio todo ***** e atrasado, além de que vi relatos que dizem que o som sai meio estranho por bluetooth com esse note.

provavelmente o HDMI também funciona, então pra quem tem monitor, da pra dar uma caneta nesse problema do linux com ele, pra quem não tem, so resta se lamentar mesmo 

esqueci de outra, se você caçar nos fórums do linux mint, você pode achar um post que um cara faz uma bruxaria la no kernel recompilando ele pra reconhecer a placa de audio específica la,  se não me engano era pra placa bytcr_rt5640, mas funciona tb pra bytcr_rt5645, vou deixar o link do post aqui pra quem quiser tentar operar um milagre: 

https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=390532

que deus ajude vocês 

• Curtir 1
Postado
Em 14/05/2023 às 20:09, justicebalatensa disse:

Peguei esse notebook pereba de um primo meu pra instala Linux(afinal o win10 que ja vinha nele deixava so 40mb pra uso💀) e ele não dá áudio de jeito nenhum, ja ta intankavel isso, o controle de volume na parte de dispositivos de saída sai como Saida Ficticia, existe alguma solução pra isso?

Usa o Ventoy para testar outras distros Linux e ver se alguma resolve o som.

Tenho um desktop 775 velho que também não sai dessa saída fictícia mas no Parted Magic tive som.

Testa aí as distros Body Linux e antiX que são para PCs antigos e são muito leves mas tem muitas outras.

• Membro VIP
Postado

A única saída seria um programador experiente fazer a engenharia reversa necessária, escrever o código (talvez aproveitando o que foi descoberto naquele tópico do fórum do Mint) e conseguir torná-lo "upstream", ou seja, fazer parte do kernel oficial. Assim, com o tempo, todas as distribuições passariam e ser compatíveis automaticamente.

Idealmente, esse trabalho seria feito por engenheiros do OEM que projetou o hardware (que não foi a Positivo), ou, por algum milagre, por gente da Positivo. No entanto, como é hardware de baixíssimo custo, compatibilidade com o Windows deve ser o suficiente na visão deles. Não vão colocar um centavo a mais em mão de obra para coisa alguma. E a Positivo também não vai fazer porcaria nenhuma.

Sempre existe a possibilidade de algum voluntário fazer o trabalho. Pode acontecer semana que vem, ou nunca...

Então, larga de mão e tenta conseguir um hardware decente, nem que seja usado. Isso aí é lixo eletrônico.

Postado

@Marcos FRM

Então os produtos montados pela Positivo e por outras empresas semelhantes são para atenderem esse mercado com pagamento parcelado. Essa população não pode adquirir produtos de qualidade e mesmo comprando esse lixo eletrônico ainda deixam de pagar as dívidas.

Postado
Em 16/05/2023 às 19:25, Marcos FRM disse:

A única saída seria um programador experiente fazer a engenharia reversa necessária, escrever o código (talvez aproveitando o que foi descoberto naquele tópico do fórum do Mint) e conseguir torná-lo "upstream", ou seja, fazer parte do kernel oficial. Assim, com o tempo, todas as distribuições passariam e ser compatíveis automaticamente.

Idealmente, esse trabalho seria feito por engenheiros do OEM que projetou o hardware (que não foi a Positivo), ou, por algum milagre, por gente da Positivo. No entanto, como é hardware de baixíssimo custo, compatibilidade com o Windows deve ser o suficiente na visão deles. Não vão colocar um centavo a mais em mão de obra para coisa alguma. E a Positivo também não vai fazer porcaria nenhuma.

Sempre existe a possibilidade de algum voluntário fazer o trabalho. Pode acontecer semana que vem, ou nunca...

Então, larga de mão e tenta conseguir um hardware decente, nem que seja usado. Isso aí é lixo eletrônico.

ja larguei mão desse bixo, nem era meu, papoquei um win10 mod nele e mandei pro cliente 

@Henrique - RJ irmão, ne nem negócio que o hardware é pereba, o problema é que é uma placa de tablet cheia de gambiarra, é intankavel isso

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!