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Microondas Electrolux MTO30 liga display, faz contagem, mas não aciona o trafo


orieva

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antes de tudo gostaria de pedir aos organizadores excluir o outro topico referente a esse microondas.

eu refiz o topico porque conversei com o dono e ele assumiu que mexeu no microondas kkk

consegui resolver uma parte do problema...

agora ta assim;

ligo na lâmpada em serie acende o display aciona a contagem mais não dispara a alta tensão

quando abri a porta liga o ventilador e gira o motor ( mais não ta apresentando curto na lâmpada em serie)

fiz aquele teste nos conectores do primario escala 750 e apresenta 011v mais quando aciono o iniciar cai para 009v

vou ficar no aguardo e fazer os teste sugeridos pelos amigos.

já que esse microondas mim deu muita dor de cabeça kkk 

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@Renato.88 boa noite amigo

eu não sei o que o curioso fez

ate tentar fazer aligação direta sem a placa eu fiz e não deu certo.

vou tentar fazer um passo a passo para ver se vcs que tão de fora consegue encontrar o fio errado kkk ou o conector errado... acho que é isso

eu retirei a placa

chave de cima ( chave comum) conector 2 fios marrom 1 vai (L) o outro lâmpada

conector 2 fios tambem 1 amarelo vai ventilador e outro preto que vai para a chave de baixo e junto um branco que vai primario trafão junto um fio vermelho vai motor

2 conecto da chave de baixo 2 fios azul um vai para o rele e o outro conctor da placa (N)

agora no teste a chave de cima funciona assim

porta fechada conduz aberta não conduz

chave do meio porta fechada não conduz aberta conduz

conectores que fica no relé da placa 1 conector 2 fios azul um vai para a porta do meio e o outro para o prestotato da carcaça

outro conector que fica no rele 1 fio branco que vai para primario 

no teste so  conduz com a porta aberta

o conector ( L  N  MAN )

fio marrom é L PORTA DE CIMA

fio azul é N PORTA DO MEIO

fio amarelo é MAN  LÂMPADA

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49 minutos atrás, orieva disse:

ate tentar fazer aligação direta sem a placa eu fiz e não deu certo

Esse trafo está aberto, ou o termostato estragou. 

50 minutos atrás, orieva disse:

vou tentar fazer um passo a passo para ver se vcs que tão de fora consegue encontrar o fio errado kkk ou o conector errado... acho que é isso

É muito fio pra gente entender só lendo. 

Tenta desenhar igual eu fiz no outro tópico. 

  • Obrigado 1
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12 horas atrás, Renato.88 disse:

Cadê o relé que aciona o trafo no esquema? 

Tem algo errado, o trafo parece estar ligado nele mesmo com um só fio da rede chegando nele. 

boa tarde amigo

os dois conectores que pega no relé da placa ( essa placa só tem um relé)

um conector tem o fio branco que vai para o primário do trafão

o segundo conector tem 2 fios azul ( um vai para o termostato da carcaça que vai para o outro termostato do magnetron que vai para linha 220v ( tomada)

o outro fio azul vai para a chave do meio que é  jampeada com outro fio azul que vai para placa (N)

essa chave do meio tem outro conector que tem 2 fios um é branco que vai para o trafão primario e o outro fio é preto que vai para a chave de cima

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bom dia amigos

hoje fui retirando peças por peças 

magnetron , capacitor , diodo, trafão e testando em outro microndas bom.

o unico que apresentou defeito em uso foi o magnetron

o mesmo em teste frio não apresentou defeito. mais em uso aparenta esgotado. não esquentou no microndas teste.

a pergunta aos amigos: esse defeito no magnetron não tem nada a ver com o curto que ta apresentando citado por mim : 

ligo na lâmpada em serie acende o display aciona a contagem mais não dispara a alta tensão

quando abri a porta liga o ventilador e gira o motor ( mais não ta apresentando curto na lâmpada em serie)

outra coisa:

algum amigo saberia dizer se tem uma maneira de fazer uma ligação direta da força 220v de teste no fio?

eu sei fazer a ligação direta para não usar a placa.

mais tem outra? seria para saber onde e qual fio ta errado. 

 

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Em 23/05/2023 às 11:19, orieva disse:

bom dia amigos

hoje fui retirando peças por peças 

magnetron , capacitor , diodo, trafão e testando em outro microndas bom.

o unico que apresentou defeito em uso foi o magnetron

o mesmo em teste frio não apresentou defeito. mais em uso aparenta esgotado. não esquentou no microndas teste.

a pergunta aos amigos: esse defeito no magnetron não tem nada a ver com o curto que ta apresentando citado por mim : 

ligo na lâmpada em serie acende o display aciona a contagem mais não dispara a alta tensão

quando abri a porta liga o ventilador e gira o motor ( mais não ta apresentando curto na lâmpada em serie)

outra coisa:

algum amigo saberia dizer se tem uma maneira de fazer uma ligação direta da força 220v de teste no fio?

eu sei fazer a ligação direta para não usar a placa.

mais tem outra? seria para saber onde e qual fio ta errado. 

 

 

vou explicar como eu fiz a ligação direta

jamp no conectores do relé e jamp no conector (L) e (N)

a placa fica totalmente desconectada do microondas.

 

gostaria de saber se algum amigo saberia ensinar fazer um teste em serie de proteção de curto para microndas?

eu tenho um para ventilador com uma lâmpada esse não serve para microondas.

 

 

 

 

 

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Estou só observando desde o seu outro tópico. Tenho um forno desse. Não trabalho com isso mas já consertei uns outros antigos que tive de outras marcas e recentemente, da dona da casa em que moro (um Brastemp) apenas por passatempo. Observei que não faz referência de uso de uma ferramenta de extrema importância nos seus testes, que me parece, ser mais útil do que lâmpada em série ou circuito de proteção em série: MULTÍMETRO/MULTITESTE. Use um, bem provável que lhe dará melhores resultados de diagnóstico e com total segurança.

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Em 24/05/2023 às 11:48, Mega Blaster disse:

Estou só observando desde o seu outro tópico. Tenho um forno desse. Não trabalho com isso mas já consertei uns outros antigos que tive de outras marcas e recentemente, da dona da casa em que moro (um Brastemp) apenas por passatempo. Observei que não faz referência de uso de uma ferramenta de extrema importância nos seus testes, que me parece, ser mais útil do que lâmpada em série ou circuito de proteção em série: MULTÍMETRO/MULTITESTE. Use um, bem provável que lhe dará melhores resultados de diagnóstico e com total segurança.

amigo boa tarde

sobre o multímetro eu uso. no momento estou com o digital já que o analógico eu perdi fazendo visitas.

eu testei as chaves e no inicio percebi que a do meio apresentava as vezes defeito, então troquei por uma que tem 3 conectores,( mais usei só dois conectores já que o chicote só tem dois conectores) sobre as demais peças eu testei com o multímetro e com outro microondas.

então estou preso no "curto" que fez queimar duas resistências cita acima. já que as minhas lâmpadas quebraram (2) e só tenho uma que eu uso para ventiladores. então fui pesquisar tipos de forma para fazer uma lampada de seria sem á lampada kkkk porque ta difícil encontrar.

mais se o amigo poder e quiser mim ajudar eu aceito.

já que eu não tinha pego um problema desse.

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@orieva Não sou especialista em eletrônica. Já tens as maiores mentes do Fórum prestando ajuda. Não tenho com o que contribuir. Minha única dica é: instale uma placa nova. Está lidando com um eletrodoméstico descartável. Não compensa ficar perdendo tempo com um ítem que se compra barato, novo, com um ano de garantia.

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Em 23/05/2023 às 11:19, orieva disse:

quando abri a porta liga o ventilador e gira o motor (

Já começa errado aqui. 

Quando abre a porta é pra acender somente a lâmpada. 

 

O defeito é somente a ligação dessas chaves. 

Parece complicado, mas é simples:

São 3 chaves. Duas delas ficam em série na rede e alimentam trafo e os motores. 

A outra faz acionamento da lâmpada, costuma passar pela eletrônica da placa essa chave. 

1 hora atrás, Mega Blaster disse:

instale uma placa nova

Pelos relatos dele a placa original não parece ter defeito. 

1 hora atrás, Mega Blaster disse:

Está lidando com um eletrodoméstico descartável. Não compensa ficar perdendo tempo com um ítem que se compra barato, novo, com um ano de garantia.

Pois é.... 

Mas no caso o aparelho nem é dele, é manutenção para terceiros. 

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7 minutos atrás, Renato.88 disse:

Mas no caso o aparelho nem é dele, é manutenção para terceiros. 

Então Renato, é ai que me refiro. Não ganha dinheiro perdendo tempo com consertos simples. Precisa ser dinâmico. Ele está empacado no esquema elétrico. É até perigoso seguir adiante, do meu ponto de vista. Sem contar que o cliente sacaneou ele. Devolve e absorve o prejuízo. Tome isso como aprendizado e não pegue mais equipamento fuçado pelo cliente. Vai por mim, passei por isso muito e perdi dinheiro e cliente. Pula essa e vai em frente. 

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5 horas atrás, Renato.88 disse:

Já começa errado aqui. 

Quando abre a porta é pra acender somente a lâmpada. 

isso amigo e foi o que eu percebi, e assim testei as chaves e ate toquei a do meio. e como sempre gosto de fazer eliminei a placa e fiz a ligação direta, se tivesse funcionado eu colocaria a placa... como não descobri o que esta errado na fiação. fui testar os principais componentes em outro microondas; magnetron, trafão e capacitor e diodo. assim descobri que o magnetro tava esgotado.

mais gostaria de uma dica que ajudasse na fiação.

 

O defeito é somente a ligação dessas chaves. 

Parece complicado, mas é simples:

São 3 chaves. Duas delas ficam em série na rede e alimentam trafo e os motores. 

A outra faz acionamento da lâmpada, costuma passar

pela eletrônica da placa essa chave. 

amigo o seu texto dizendo ( simples) fez eu mim sentir incompetente kkkkkkkk para esse defeito kkk

são duas chaves com 2 ou 3 fios só em um conector e com cores diferente. 

 

 

Pelos relatos dele a placa original não parece ter defeito. 

Pois é.... 

Mas no caso o aparelho nem é dele, é manutenção para terceiros. 

amigos sobre o pensamento de lucro ou tempo

quando pego um aparelho eu gosto de consertar

e aviso ao cliente o que ta acontecendo e se o cliente disser algo que demostre pressa eu entrego.

eu to com o aparelho na bancada, mais isso não quer dizer que to preso a ele.  

renato se você tiver como mim ajudar com essas fiações eu agradeço.

 

eu to na quela face onde o defeito mim segou...

ele pode ta fácil... mais eu não vejo.  

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@orieva Amigo, está travado na parte mais simples. Renato já te orientou e não saiu do lugar. Seja honesto conosco e informe sua dificuldade. Entende que é difícil para nós darmos dicas e você não conseguir por em pratica? Isso pode ser perigoso para você e o cliente. Micro ondas parece ser simples, mas acarreta grave risco quando mal manutencionado, tanto para você quanto para o cliente. 

 

Partindo para a prática, fizeste o que Renato sugeriu? Entende que o circuito elétrico está errado ou mal instalado? Tu informa que usou um fim-de-curso diferente do original, entende onde está o erro? 

14 minutos atrás, orieva disse:

sobre o pensamento de lucro ou tempo

quando pego um aparelho eu gosto de consertar

Eu também penso assim. Mas precisamos ser pragmáticos. Em tudo! Tanto no fato de não conseguirmos no aspecto do tempo do conserto ou por incapacidade técnica nossa. Não podemos reter o equipamento se não temos como consertar, seja pelo motivo que for. Admita que não pode que fica mais fácil. O cliente não precisa saber. Ele pode estar explorando você achando que ficará mais barato, mas vai por mim, está com pé atrás se vai ficar bom. Tu tens a segurança de entregar um conserto funcional sem riscos para o cliente? E te garanto, ele (o cliente) já não está depositando confiança em você. Devolve isso e não corra mais riscos. É melhor.

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Sobre os fins de curso... 

Como deve saber, existe os tipos NA e NF. 

Em alguns uOndas só se usa NA e em outros se usa dos dois. 

Esse aí, se tiver somente um relé para acionamento do trafo e motores, deve ter uma chave NF para acionar a lâmpada. 

Fique atento àquela ligação meio maluca que eu apontei no outro tópico, onde um fim de curso fecha curto no circuito enquanto o outro está aberto. 

E atente-se a ligação da placa, se inverter os fios do relé também dá curto, pois a ligação dele é redundante. 

Ainda sobre a placa, você diz que ela só tem um relé. Achei estranho, gostaria de ver uma imagem dela. 

 

Nos testes, eu deixaria desligado o trafo grande. Você já testou sabe que funciona. 

Então seria mais coerente uma lâmpada comum no lugar dele para teste. 

Assim evita queima de fusível a toa como já aconteceu aí. 

 

Sobre as proteções, na minha bancada coloquei uma tomada separada com um disjuntor de 10A curva B para testar aparelhos duvidosos. 

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15 horas atrás, Mega Blaster disse:

@orieva Amigo, está travado na parte mais simples. Renato já te orientou e não saiu do lugar. Seja honesto conosco e informe sua dificuldade. Entende que é difícil para nós darmos dicas e você não conseguir por em pratica? Isso pode ser perigoso para você e o cliente. Micro ondas parece ser simples, mas acarreta grave risco quando mal manutencionado, tanto para você quanto para o cliente. 

 

Partindo para a prática, fizeste o que Renato sugeriu? Entende que o circuito elétrico está errado ou mal instalado? Tu informa que usou um fim-de-curso diferente do original, entende onde está o erro? 

bom dia amigo

eu já trabalho com microondas 1 ano e meio

mais nunca tinha ficado tão baratinado como agora

já peguei defeito de chaves etc

mais esse caso é diferente acho que é porque houve mudanças na fiação ou conexão

e isso tá mim deixando cego.

 

15 horas atrás, Mega Blaster disse:

Eu também penso assim. Mas precisamos ser pragmáticos. Em tudo! Tanto no fato de não conseguirmos no aspecto do tempo do conserto ou por incapacidade técnica nossa. Não podemos reter o equipamento se não temos como consertar, seja pelo motivo que for. Admita que não pode que fica mais fácil. O cliente não precisa saber. Ele pode estar explorando você achando que ficará mais barato, mas vai por mim, está com pé atrás se vai ficar bom. Tu tens a segurança de entregar um conserto funcional sem riscos para o cliente? E te garanto, ele (o cliente) já não está depositando confiança em você. Devolve isso e não corra mais riscos. É melhor.

 

14 horas atrás, Renato.88 disse:

Sobre os fins de curso... 

Como deve saber, existe os tipos NA e NF. 

Em alguns uOndas só se usa NA e em outros se usa dos dois. 

Esse aí, se tiver somente um relé para acionamento do trafo e motores, deve ter uma chave NF para acionar a lâmpada.

amigo Renato sobre a chave eu falei 

que todas só usa dois conectores

e testei e ta boa.

a de cima é comomente aberta

a do meio é fechada

ate fiz um desenho das mesma com os fios ( vou ver se consigo postar)

 

Fique atento àquela ligação meio maluca que eu apontei no outro tópico, onde um fim de curso fecha curto no circuito enquanto o outro está aberto. 

amigo essa parte eu não entendo

E atente-se a ligação da placa, se inverter os fios do relé também dá curto, pois a ligação dele é redundante. 

sobre o fio do relé eu posso ate ter invertido em algum momento,não tenho certeza 

um conector tem dois fios um passa por dois termostato e é linha 220v

o outro tem um fio que vai para o conector que vai para a chave do meio, mais esse conector tem outro fio que vai para o (N) da placa

Ainda sobre a placa, você diz que ela só tem um relé. Achei estranho, gostaria de ver uma imagem dela. 

vou tentar enviar

 

Nos testes, eu deixaria desligado o trafo grande. Você já testou sabe que funciona. 

Então seria mais coerente uma lâmpada comum no lugar dele para teste. 

Assim evita queima de fusível a toa como já aconteceu aí. 

fiz amigo usei a lâmpada de microondas não sei se ta certo nunca tinha feito. já usei o multímetro para testar se ta chegando tensão.

o defeito continua e a lâmpada não acendeu.

ta certo isso?

 

Sobre as proteções, na minha bancada coloquei uma tomada separada com um disjuntor de 10A curva B para testar aparelhos duvidosos. 

obrigado amigo vou comprar para fazer

 

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Essa foto da placa me esclareceu muita coisa:

 

Se nota que a placa tem 3 relés. 

 

O preto aciona somente o trafo grande. Logo aquele fio branco deve ir somente para este trafo. 

O outro fio do trafo deve passar por uma das chaves da porta, é a segurança de não ter o acionamento do magnetron com a porta aberta. 

 

A placa segue um padrão de cores, o fio azul podemos dizer que é o neutro da rede e o marrom é a fase. 

Logo esses dois fios não devem entrar em contato junto, nem pelas chaves e nem pelos relés. Devem se encontrar apenas nas cargas (trafo, lâmpada e motores). 

 

Preste atenção no conector com fio azul e branco ali no relé preto. Com o circuito desligado, o fio azul deve ter continuidade com o outro fio azul que está no soquete. Enquanto que o fio branco não deve ter contato com nada, se isso ocorrer significa que o conector está invertido ou o relé está colado. 

O fio branco só deve se conectar com o azul quando aperta o botão de liga no painel com a porta fechada. 

 

O fio amarelo faz acionamento da lâmpada e dos motores, através do relé branco. Porém ele trabalha em conjunto com as chaves da porta de maneira que a lâmpada acende sozinha com a porta aberta, mas não liga os motores. 

E quando a porta está fechada a lâmpada e os motores podem ser acionados pelos botões do painel. 

Sendo assim, o fio amarelo conforme seus esquemas passa pela lâmpada, e pelos motores. Isso está correto. 

O outro fio dos motores deve passar pelas chaves da porta e seguir para o fio marrom. 

 

Vou postar novamente esse esquema, por tudo que vi até agora ele está quase igual ao que foi mostrado:

MQ0HUcJ.jpg

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18 horas atrás, Renato.88 disse:

Essa foto da placa me esclareceu muita coisa:

 

Se nota que a placa tem 3 relés. 

estou aqui na bancada tentando encontrar o defeito com a sua ajuda.

sobre o relé eu pensei que você tinha se referido a 2 preto. desculpa amigo.

 

O preto aciona somente o trafo grande. Logo aquele fio branco deve ir somente para este trafo.

esta no trafão 

 

O outro fio do trafo deve passar por uma das chaves da porta, é a segurança de não ter o acionamento do magnetron com a porta aberta. 

esta no trafão mais tem um fio jampeado no conector fio vermelho que vai para o motor e outro fio com conector com 2 fios que tem outro conector com 2 fios para fica em serie com o conecto e outro fio amarelo que vai p a lâmpada ( no desenho que eu fiz mostro isso) 

resumindo eu tenho 4 conectores para colocar em 2 chave com 2 pinos.

eu fiz assim

chave de cima ( comumente aberta)

conector 2 fio azul rele e (N)

conector 2 fio branco trafão e fio preto serie com chave do meio

chave do meio ( comumente fechada)

conector 2 fio preto vem da chave de cima e fio amarelo ventilador

conector 2 fios marrom lâmpada e placa (L)

e conectei tudo da placa e no conector que vai para o trafão coloquei uma lampada de microondas

ainda não testei porque não fiz o teste de serie com o

dijuntor citados por vcs. comprei hoje

 

eu estou querendo fazer uma só para tudo 

com a unica lâmpada que sobrou acho que é de 150w ou 100w.  ( sem resistência de chuveiro) kkkkkk

  

 

 

A placa segue um padrão de cores, o fio azul podemos dizer que é o neutro da rede e o marrom é a fase. 

Logo esses dois fios não devem entrar em contato junto, nem pelas chaves e nem pelos relés.

ok testei não conduz com a porta aberta e nem fechadas

Devem se encontrar apenas nas cargas (trafo, lâmpada e motores). 

 

Preste atenção no conector com fio azul e branco ali no relé preto. Com o circuito desligado, o fio azul deve ter continuidade com o outro fio azul que está no soquete. Enquanto que o fio branco não deve ter contato com nada, se isso ocorrer significa que o conector está invertido ou o relé está colado. 

O fio branco só deve se conectar com o azul quando aperta o botão de liga no painel com a porta fechada.

ta conduzindo só com a porta fechada.

e não vi nenhuma troca de conector que de jeito

já que uma tem dois fios marrom e outra tem 2 fios azul

se eu colocar as duas na chave de cima porta fechar vai ter contato

se eu colocar na chave do meio quando a porta aberta vai ter contato

são 4 conectores para 4 pinos das chaves.

vou ficar doido kkk

sim, e isso acontece do mesmo jeito se eu desconectar o conector (L) (N) ( MAN)

 

 

   

 

O fio amarelo faz acionamento da lâmpada e dos motores, através do relé branco. Porém ele trabalha em conjunto com as chaves da porta de maneira que a lâmpada acende sozinha com a porta aberta, mas não liga os motores. 

E quando a porta está fechada a lâmpada e os motores podem ser acionados pelos botões do painel. 

Sendo assim, o fio amarelo conforme seus esquemas passa pela lâmpada, e pelos motores. Isso está correto. 

O outro fio dos motores deve passar pelas chaves da porta e seguir para o fio marrom. 

acho que é esse conector que tá errado amigo

o motor um é fios vermelho que ta no conector do trafão com outro fio jampeado que sobe para o conector da porta. o outro fio do motor sobe e vai para á lâmpada.

 

Vou postar novamente esse esquema, por tudo que vi até agora ele está quase igual ao que foi mostrado:

MQ0HUcJ.jpg

 

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boa noite amigos

consegui uma fiação igual e coloquei no microondas com chaves também. testei todas ok

mais antes eu tinha retirado a placa para limpar e fiz teste básicos; onde percebi que a tensão de 12v só apresenta 9v

e o relé não apresenta continuidade.

tem o 5v. troquei relé capacitores e ate o relé MAN.

 

gostaria de fazer aquele teste direto sem a placa só para ver se o defeito inicial sumiu. só que estou com duvidas sobre o teste em serie com o dijuntou b10 indicado por um dos amigos

ainda tenho uma lampa de 100w ou é 150w incandescente

caso fique melhor usando os dois.

não quero repetir o erro da resistência do chuveiro que torrou kkkk     

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1 hora atrás, orieva disse:

gostaria de fazer aquele teste direto sem a placa só para ver se o defeito inicial sumiu. só que estou com duvidas sobre o teste em serie com o dijuntou b10 indicado por um dos amigos

ainda tenho uma lampa de 100w ou é 150w incandescente

Coloca a sua lâmpada no lugar do trafo. 

Liga o aparelho em série com o disjuntor. 

Liga o aparelho e aciona o timer, se funcionar os motores e a lâmpada acender tá beleza. 

Se o disjuntor desarmar ainda tem defeito. 

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