Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fedora 38 trava ate mesmo com tarefas simples


Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Primeiramente, a especificação do hardware

placa-mãe M5a78l-usb3

CPU AMD FX 8120

GPU AMD RX 550

Fonte PCYes 400W

Fedora 38 Workstation (SO)

 

Detalhes do travamento
começou hoje a tarde, primeiro travou em um vídeo do youtube(teclado não funciona mais, então não tenho como resolver o problema num tty, ate apaga o led, mouse tambem não funciona, so resta forcar o reboot pelo botao do gabinete), imediatamente depois travou apos acessar o login do gnome, depois tentei reiniciar e travou enquanto estava digitando isso pela primeira vez aqui no forum clube do hardware. Estou digitando isso num Pendrive bootavel, ate agora nada de travamentos. Gostaria de saber se isso pode ser problema do hardware ou do software (SO). Ah, toda vez que ligo, depois da BIOS, aparece uma mensagem de grub error/ (alguma coisa pois essa tela aparece em milisegundos) e so depois o logo do Fedora aparece. O problema em questão e que tenho uma maquina toda customizada e sem backup dos meus apps em Flutter. No momento, estou tentando fazer backup dentro desse live usb antes de tentar qualquer coisa no meu SO instalado.
Se tiverem sugestoes, agradeco muitissimo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Alexandre Muniz Estou com o mesmo problema...

Eu formatei meu notebook e coloquei windows 10, roda sem travar... mas quando instalo o fedora 38, acontece esses travamentos, no youtube, as vezes navegando em alguma página outra hora trava na área de trabalho mesmo.

Já rodei diagnósticos de memória, processador e SSD e não acusou nenhum problema.

Estou achando que talvez seja algo relacionado ao tamanho da swap.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Abra uma janela do terminal e rode "journalctl -f" (sem aspas). Deixe essa janela sempre em primeiro plano, ocupando metade da tela. Use a máquina (navegador na outra metade da tela, por exemplo) até travar e daí veja se no terminal aparece algo útil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Marcos FRM disse:

Abra uma janela do terminal e rode "journalctl -f" (sem aspas). Deixe essa janela sempre em primeiro plano, ocupando metade da tela. Use a máquina (navegador na outra metade da tela, por exemplo) até travar e daí veja se no terminal aparece algo útil.

Vou tentar fazer isso. O erro do grub é relacionado a particionar em btrfs e não em ext4. Tirando isso, esses travamentos ocorrem quando estou num navegador. Ainda não experienciei um travamento sem o acelerador de hardware. Torcendo para que seja isso...
Quanto ao HD e SSD...
HD:ST1000VM002-1CT162 (SC23) realmente não sei a marca
SSD: RZX-19SSD6G/240GB (RZK1903B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Marcos FRM disse:

Se você usar o GNOME, ele tem um visualizador de logs que usa o journal como fonte, daí tem o mesmo efeito:

 

https://wiki.gnome.org/Apps/Logs

 

(marque "Todos" do lado esquerdo)

 

O que é "sem o acelerador de hardware"?

Estou achando que é minha placa de vídeo amd. Troquei por uma Nvidia GeForce 210(placa de vídeo antiga) e até agora não travou. 3 horas sem travamentos ligado direto.
acelerador de hardware é a tradução da opção para o navegador usar GPU. E usando navegadores, com essa opção desligada não travou usando minha placa amd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha conclusão: após passar um dia inteiro sem travamentos com a placa GeForce 210, percebi que o problema é de fato a placa de vídeo. Como não tenho condições, vou ter que usar essa placa mesmo(pode ser drivers mesa ou algo que esteja ocasionando esses travamentos). No Windows não acontece esse tipo de coisa, pois entre 20 de maio (dia que postei esse tópico) e 10 de junho, já mandei o PC para uma especializada de reparação de hardware e eles não descobriram nenhum defeito (usando WIndows, deixando bem claro). Então, a única coisa que posso fazer é entrar no fórum Fedora e procurar dar o máximo possível de logs para eles resolverem esse problema lá. 
Eu não tenho como ficar sem minha RX 550, pois só nela posso acessar o Waydroid, a plaquinha da Nvidia é fraca demais para isso. Prefiro sofrer travementos diários do que ficar improdutivo. E como estou usando o navegador sem aceleração de hardware, torço para que esses travamentos não ocorra quando estarei estudando online.
Agradeço pela atenção de todos, sempre solicitos para resolver meus problemas, mesmo que pareça besta à primeira vista. Desejo tudo de bom para vocês!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acontece em navegadores diferentes do Firefox?

 

Pois o Fedora é provavelmente a única distribuição que ativa decodificação de vídeo em hardware AMD por padrão, ver este tópico:

 

 

Por outro lado, se acontecer também, por exemplo, no Google Chrome, daí não tem ligação, pois o Chrome acho que não usa nada da GPU no Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!