Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Código para leitura de sensores com Arduino.


Posts recomendados

  • Membro VIP
12 horas atrás, GustavoH93 disse:

1,2v neste caso essa tensão será considerada como zero naquela hora, um outro dia ao ligar o sensor deu 1,0v

Desconheço tal sensor mas uma olhadela no d.s. dele pode lhe elucidar algo.. algo como se a temperatura ou horóscopo e etc influencia na leitura. Ele pode também exigir baixa corrente e/ou tensão pra operar a contento bem como alimentação regulada e exclusiva. Um toque pessoal seria algo como o que já disse: alimentar apenas no momento da leitura. Um chaveamento com 01 pnp pode ser uma opção. Além claro dos já ditos filtros no hw e sw

(aff)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Thiago Miotto disse:

tem que colocar no pino 5v.

alimentar com 5v o arduino em qualquer pino de 5v? Achei que pra alimentar era só pelo pino Vin...

 

13 horas atrás, Thiago Miotto disse:

você já postou foto ou link desse sensor?

infelizmente só tenho as informações incluindo a tabela de tensão do sensor no anuncio dele:

 

https://pt.aliexpress.com/item/32644017622.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.5.57a0caa4D17tXE&gatewayAdapt=glo2bra

 

Procurei no sensor e não tem nada estampado nele nem escrito, peguei esse porque ele mede vácuo e pressão no mesmo sensor, a maioria dos sensores ou só mede vácuo ou só mede pressão, ou então trabalha com tensões diferentes de 5v, achei que esse seria o ideal pro projeto mas agora empaquei não sei bem como prosseguir.

 

Liguei hoje   e  deu 1,18v   242 sem pressão nenhuma, cada dia dá uma leitura diferente...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, GustavoH93 disse:

alimentar era só pelo pino Vin

Como falei, o Pino Vin é o mesmo de dentro do plug p/ fonte.
Muito provavelmente teu Arduino estava recebendo algo em torno de 4,7V. Ele funciona, mas pode causar alguns bugs loucos.

Já os pinos 5V, estão em série c/ a saída do 7805 e c/ os 5V do Mc.

 

No link do alibaba, tem uma tabela um pouco mais completa:
https://portuguese.alibaba.com/p-detail/High-1600487327565.html?spm=a2700.shop_plser.41413.14.36c56055ksQLH8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Já os pinos 5V, estão em série c/ a saída do 7805 e c/ os 5V do Mc.

entendi vou ligar os 5v no arduino diretamente, mas o sensor ainda continua me intrigando. 

 

22 horas atrás, Thiago Miotto disse:

dei uma olhada e a tabela é bem útil, o problema é que quando ligado o sensor deveria marcar diretamente 1v ou pelo menos perto disso, mas sempre marca a mais ou a menos e estou pensando como resolver, o sensor não tem nada escrito é totalmente liso e não tem informação do fabricante também parece ser bem genérico.

 

Em 06/06/2023 às 07:18, .if disse:

alimentar apenas no momento da leitura.

pensei nisso também mas percebi que dependendo da hora do dia ele tá leitura diferente, então supondo que a cada 500ms ele vai alimentar e fazer a leitura, mesmo assim o erro ainda vai estar ali, mostrando uma tensão que não condiz com a pressão atual, realmente estou achando que a pressão atmosférica no momento que liga o sensor interfere na leitura que ele faz, por isso pensando se teria como fazer um código que leva como referencia a tensão que o sensor envia no momento que é ligado, acham que realmente não tem como fazer algo do tipo? Usar a tensão que é lida a partir do momento que é ligado e essa tensão é a referencia para a pressão 0?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É uma alternativa sim mas continuo achando que a p.a. é bem baixa se comparada à que ele deve monitorar. A variação dela também penso ser imperceptível pra este tipo de sensor.

 

8 horas atrás, GustavoH93 disse:

 

Em 06/06/2023 às 07:18, .if disse:

alimentar apenas no momento da leitura.

Isso daí foi relacionado a baixo consumo e eventualmente à questão de algum autoaquecimento. Ainda continuo achando que deves buscar informações sobre seu sensor. Algo me diz que ele opera a contento com alta a altíssima pressão o que torna a ambiente quase zero pra ele. Dica: compare com manômetro ligando os 2 nas mesma rede. Monitore a tensão ou resistência, aqueça, esfrie, anote e etc. Ponha a mão na massa e pára com frescura teórica pow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/06/2023 às 14:14, GustavoH93 disse:

Liguei hoje   e  deu 1,18v   242 sem pressão nenhuma, cada dia dá uma leitura diferente...

Já tentou alimentar ele c/ 12v e medir c/ um multímetro?

Outro teste é colocar o resistor + alto que você tiver entre o pino de leitura e o gnd. Se ficar 0 fixo quer dizer que o leitor está c/ estragado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Já tentou alimentar ele c/ 12v e medir c/ um multímetro?

não, mas será que tentar colocar 12v não vai queimar? justamente não ter muitas informações atrapalha muito vou tentar colocar os 12v e ver no que dá.

 

7 horas atrás, .if disse:

Dica: compare com manômetro ligando os 2 nas mesma rede. Monitore a tensão ou resistência, aqueça, esfrie, anote e etc. Ponha a mão na massa e pára com frescura teórica pow

o manometro só usa 12v para ligar o led de iluminação, ele é mecânico como falei antes, funciona só com a mangueira sem nada elétrico até assoprando com a boca ele marca alguma coisinha, vou tentar colocar 12v e ver o que dá, talvez até abrir o sensor também o corpo dele é parafusado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, GustavoH93 disse:

não, mas será que tentar colocar 12v não vai queimar? justamente não ter muitas informações atrapalha muito vou tentar colocar os 12v e ver no que dá.

Digo colocar vermelho e preto numa fonte 12V (ou na bateria do carro). Depois mede c/ o multímetro. De repente o sensor tem algum material que não conduz direito c/ correntes mais fracas. Se alimentar c/ 12 v e colocar o fio de retorno no arduino pode queimar (se passar de 5V)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Digo colocar vermelho e preto numa fonte 12V (ou na bateria do carro). Depois mede c/ o multímetro. De repente o sensor tem algum material que não conduz direito c/ correntes mais fracas. Se alimentar c/ 12 v e colocar o fio de retorno no arduino pode queimar (se passar de 5V)

Testei agora com voltímetro alimentando com 5v, e 0 de pressão dá 1,28v com 12v dá 1,32v praticamente pode ser considerado margem de erro eu acho.

 

Abri o sensor e eu achei que fosse algum CI mas pelo jeito é só resistor, transistor e capacitor que tem ali:

 

image.thumb.png.5d89a360081b5e70e4fcc5b6b201b817.png

 

do outro lado onde encaixa a mangueira só tem uma borrachinha pra vedar e o sensor propriamente dito:

 

image.thumb.png.96259c65ec49a28ff3027fd1ebe86cf0.png

 

 

Realmente agora empaquei, tanto com 12 ou 5v a tensão é a mesma sem pressão nenhuma, mas isso foi hoje cada dia que eu ligo ele dá uma tensão diferente, não encontrei nada na internet sobre ele, e dentro do sensor parece que não tem pista nenhuma também 😞

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então são 3 fios pow. vcc,gnd,sinal. E parece bem frutado mesmo. Merece sim uma pesquisadela na net pra não fazer cocô. Praticamente impossível não ter informações sobre ele. Pesquise algo como pressure board sensor. Dica: recorte o sensor na imagem e pesquise com o google lens mas não sem antes descobrir qual ci é aquele 6155. Dica pesquise smd marking code

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, .if disse:

Então são 3 fios pow. vcc,gnd,sinal.

Ué isso falei desde o começo O.o

 

 

21 horas atrás, .if disse:

Merece sim uma pesquisadela na net pra não fazer cocô. Praticamente impossível não ter informações sobre ele. Pesquise algo como pressure board sensor.

pesquisei:

 

pressure board sensor

5v boost pressure sensor

vac boost sensor

eletronic pressure sensor for turbo

 

só um desses resultados apareceu o bendito sensor e ele aparece na maioria das vezes sendo vendido já com o manometro dele:

 

https://pt.aliexpress.com/item/4001228101348.html?spm=a2g0o.productlist.main.13.21547f42j2CW7g&algo_pvid=32cf2581-9caf-4ad7-bd6c-0f9b2c86576c&algo_exp_id=32cf2581-9caf-4ad7-bd6c-0f9b2c86576c-6&pdp_npi=3%40dis!BRL!76.25!60.21!!!!!%40211bea0816863391310626979d07b9!12000024830646882!sea!BR!881910984&curPageLogUid=XQQ6qnOPHCWJ

 

 

52-mil-metros-Turbo-Boost-Gauge-Temp-da-

 

consegui achar uma imagem explicando como liga:

 

image.png.b85e466163d3f2c3330529c4b0b5cce6.png

 

 

achei uma outra tabela, mas é basicamente a mesma que usamos antes:

 

image.png.09212157ca633e82649e91c08850fae6.png

 

 

21 horas atrás, .if disse:

Dica: recorte o sensor na imagem e pesquise com o google lens mas não sem antes descobrir qual ci é aquele 6155. Dica pesquise smd marking code

o google lens só mostra circuitos redondos parecidos com esse mas dá pra ver que não é igual, o 6155 fuçando por aí parece que é um regulador de tensão:

 

https://pt.aliexpress.com/item/1005001771188582.html?gatewayAdapt=glo2bra

 

 

fiz um novo teste como no esqueminha aí mostrava que o sensor é realmente 12v liguei o arduino de novo nos 12v pelo conector principal e liguei o positivo do sensor em 12v também, ainda não deu o tal 1v com zero de pressão, mas dessa vez ficou em 0,95v e ficou estável a leitura. 

 

@.if e@Thiago Miotto  vou ligar o sensor em diferentes horas do dia pra ver se observo alguma variação, se não tiver nenhuma então acho que poderiamos fazer um tipo de matriz, por exemplo de 0,94v até 1,5v ele exibe pressão 0, acima disso por exemplo de 1,6 até 1,10v é 0,1 de pressão positiva e assim por diante, não é uma conversão exata não usa map nem nada só uma tabela mesmo, mas dessa forma temos como ter uma margem para a pressão zero e também  uma matriz consome menos recursos do que uma função MAP não é?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de pensar também em uma "área morta" por exemplo de 0,94v até 1,05v o arduino exibe 0 de pressão, acima disso usa um MAP para calcular a pressão e abaixo disso usa outro MAP para realizar outro cálculo, imagino que isso poderia resolver o problema da pressão 0 não ser sempre a mesma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, GustavoH93 disse:
23 horas atrás, .if disse:

são 3 fios pow. vcc,gnd,sinal.

Ué isso falei desde o começo O.o

Sinistro... não to vendo 3 fios ...

image.png

neste que seria o carro chefe do tópico.

2 horas atrás, GustavoH93 disse:

isso falei desde o começo

É que pra mim imagens anulam palavras.. esquece...

 

Se prestar atenção na imagem...

52-mil-metros-Turbo-Boost-Gauge-Temp-da-

... vai ver que talvez o ponteiro seja um voltímetro dc analógico. Neste existe um filtro mecânico que impede oscilações... é o que você deve fazer com capacitor e resistor algo como o já dito filtro R&C

 

Já o de 3 fios é totalmente diferente e sim, suas medições são válidas. Sugiro alimentar com tensão regulada tipo 5V... mas antes ache datasheet do treco pra não ficar tateando no escuro

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, .if disse:

Sinistro... não to vendo 3 fios ...

cafundiu um tikinho, esse era o sensor de pressão do combustível @.if  na página anterior medindo a resistência descobrimos que ele só começa a medir a pressão quando ela está perto ou acima de 1 bar, então pro sistema que eu uso que tem pressão baixa ele não serviu, vou ter que arrumar outro sensor de pressão de combustível, então como tenho mais sensores que preciso fazer a leitura já expliquei que iria tentar fazer a leitura do sensor de vácuo/pressão que vou usar para outro sistema e é esse sensor que estamos tentando fazer a leitura agora...

 

11 minutos atrás, .if disse:

neste que seria o carro chefe do tópico.

 

o carro chefe do tópico era fazer a leitura do gerenciador de sonda, conseguimos fazer aí passei para o sensor de pressão de combustível e vimos que não teria jeito, agora passamos ao sensor de vácuo/pressão que está dando bem mais dor de cabeça do que imaginei.

 

13 minutos atrás, .if disse:

... vai ver que talvez o ponteiro seja um voltímetro dc analógico. Neste existe um filtro mecânico que impede oscilações... é o que você deve fazer com capacitor e resistor algo como o já dito filtro R&C

 

Já o de 3 fios é totalmente diferente e sim, suas medições são válidas. Sugiro alimentar com tensão regulada tipo 5V... mas antes ache datasheet do treco pra não ficar tateando no escuro

 

esse sensor de pressão do combustível é realmente uma resistência, o bom é que serve tanto para pressão de óleo como combustível, como a pressão de óleo é bem mais alta então ele deve servir, mas o pepino agora é esse de 3 fios, e já revirei tudo não tem datasheet só essas informações que enviei na mensagem anterior, pelo que percebi vendem esse sensor avulso pro caso da pessoa ter perdido ou quebrado por acidente, mas ele trabalha com 12v e a saída é de 0 a 5v teoricamente igual a tabela aqui em cima mas não tá marcando como deveria nem a pau...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Note: These meters are stepper motors and need to be powered on to return to zero. It is normal that the pointer does not return to zero."
O manômetro é um motor de passo.

1 hora atrás, .if disse:

Se prestar atenção na imagem...

52-mil-metros-Turbo-Boost-Gauge-Temp-da-

... vai ver que talvez o ponteiro seja um voltímetro dc analógico. Neste existe um filtro mecânico que impede oscilações... é o que você deve fazer com capacitor e resistor algo como o já dito filtro R&C

Considerando que um motor de passo de 4 fios se movimenta recebendo 2 tensões diferentes, como nessa imagem:

8wireParallel.png

Me parece que esse fio verde, é um gnd c/ pwm, que diminui a corrente de 12 V.

Agora, vem a grande dúvida, como medir isso c/ o arduino.
 

Minha sugestão:
Até achei algumas exemplos na net de modos de leitura, mas não gostei dos mesmos. Eu faria a seguinte montagem: Pega um 5V, liga um resistor fraco p/ lado do fio verde do sensor e um resistor forte pro lado de uma das saídas analógicas.

Deste modo, a tensão lida vai diminuir a medida que o sensor sobe a pressão.

Que acha @.if, viajei muito na solução?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teorizei também que a saída do treco é digital (pwm é digital). Caso o amigo autor não ache nenhuma informação porquê não existe mesmo na net, ele pode medir com osciloscópio. Ou pelo menos pra saber se são pulsos basta um led de alto brilho em série com um capacitor de centenas de nF: se acender é pulso.

Ah e pra converter pwm em dc é moleza. Basta um filtro rc coerente com a freq

 

Mas se o manômetro for mesmo motor de passo baseado em pwm, ele deve ter mais circuitos e inteligentes. Relativamente complexo e caro, não sei se enquadra na realidade automotiva... talvez na hobista. Neste caso é de total interesse do autor que algo me diz que em algum momento deve achar todas as informações baseadas em nossa bola de cristal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/06/2023 às 20:26, Thiago Miotto disse:

O manômetro é um motor de passo.

Provavelmente é sim, tive outros manômetros bem parecidos com esses quando liga ele vai até o final da escala depois volta, e quando faz isso o som dele lembra muito motor de passo.

 

Em 10/06/2023 às 08:02, .if disse:

Teorizei também que a saída do treco é digital (pwm é digital). Caso o amigo autor não ache nenhuma informação porquê não existe mesmo na net, ele pode medir com osciloscópio. Ou pelo menos pra saber se são pulsos basta um led de alto brilho em série com um capacitor de centenas de nF: se acender é pulso.

Não achei nada mesmo só as informações que postei anteriormente, capacitor eletrolítico de 220 uF dá conta de fazer esse teste?

 

Em 10/06/2023 às 08:02, .if disse:

Ah e pra converter pwm em dc é moleza. Basta um filtro rc coerente com a freq

 

Mas se o manômetro for mesmo motor de passo baseado em pwm, ele deve ter mais circuitos e inteligentes. Relativamente complexo e caro, não sei se enquadra na realidade automotiva... talvez na hobista. Neste caso é de total interesse do autor que algo me diz que em algum momento deve achar todas as informações baseadas em nossa bola de cristal.

realmente pode der bastante eletrônica nos manômetros desse fabricante, mas olha só fiz os testes de manhã e a tarde pra ver se iria ter variação e teve mas pequena:

 

0,97v  199  7:47

0,95v    195  16:09

 

ás  7:47 da manhã     0,97v           199

ás 16:09 da tarde       0,95v           195

 

talvez anteriormente as variações muito altas como quando liguei e ficou em  1,18v   242 provavelmente aconteceu porque estava alimentando com 5v ao invés de 5, estou com palpite de que se definir uma "zona morta" pra eliminar o erro das pequenas variações pode funcionar bem, mas se realmente for PWM a saída do sensor pode atrapalhar o arduino fazer a leitura ou também funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, GustavoH93 disse:

mas se realmente for PWM a saída

... deve variar mais se colocar um filtro rc. Chute 10K/100nF e remeça variando a pressão. Me diga também se possui osciloscópio. Mesmo se for daqueles meia boca que liga na entrada de som do pc dá pra ter ideia. Confirme também se entendeu o lance de ligar 2 leds em antiparalelo com um capacitor em série nesta saída: a ideia é saber se há pulso: o capacitor em série bloqueia dc e só deixa passar pulso que acende os leds. Entendeu ou quer que eu desenhe?... nem vou.. meu lápis quebrou e não tenho apontador...🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/06/2023 às 08:00, .if disse:

Me diga também se possui osciloscópio. Mesmo se for daqueles meia boca que liga na entrada de som do pc dá pra ter ideia. Confirme também se entendeu o lance de ligar 2 leds em antiparalelo com um capacitor em série nesta saída: a ideia é saber se há pulso: o capacitor em série bloqueia dc e só deixa passar pulso que acende os leds.

Não tenho OSC mas estou improvisando um aqui com alguns resistores e um celular, aparentemente entendi sim a ideia do capacitor bloquear a DC, falando em desenho serial algo assim? 🙃

 

image.png.3666f79fb0bfed2ffacf2030d07bdf6e.png

 

Vou tentar improvisar o OSC e tentar mandar uma frequência com o arduino pra ver se ele vai conseguir identificar daí testarei no carro pra descobrir se é PWM e postarei os resultados aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É isso aí...

Mas antes eu colocaria 2 leds aqui

                                                ->|-

                                                -|<-

image.png

Quase dá pra 'ver' acesos com o ac

 

Em 12/06/2023 às 08:00, .if disse:

o lance de ligar 2 leds em antiparalelo com um capacitor em série nesta saída

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/06/2023 às 20:26, Thiago Miotto disse:

Minha sugestão:
Até achei algumas exemplos na net de modos de leitura, mas não gostei dos mesmos. Eu faria a seguinte montagem: Pega um 5V, liga um resistor fraco p/ lado do fio verde do sensor e um resistor forte pro lado de uma das saídas analógicas.

Resolvi desenhar o que propus:
image.png.e467501e56f9d7080e48badac4d39033.png

SE minha teoria estiver certa, com esse arranjo, você teria uma leitura analógica inversamente proporcional (Quanto maior a leitura analógica, menor a pressão). Em qual nível? Só testando p/ saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok... vou permitir desta vez que você use o tal tinkercad de um tópico de agora há pouco. É muito menos feio do que seu desenho .. Se entendi direito sua mente, a tensão do fio verde vai provocar a queda em A0... é.. tentou né. Infelizmente não é isso que ocorre. Além do + você apenas conectou um pullup no A0.. ou seja tá totalmente perturbador. Dá uma estudadela no tal tinkercad então... Mas não sem desconsiderar o recente conselho...

😁

 

 Nunca fiz um trem deste mas teoricamente  além do plug ter que ser o correto, também a conexão no terminal correto do microfone/gnd tem que ser.

8 horas atrás, GustavoH93 disse:

fazer o osciloscopio pra celular e pra variar não funcionou, soldei certinho coloquei garrinha de jacaré, resistor de 100 ohms e 10k e pronto nada do celular reconhecer, sei não esse P3 que comprei parece ser meio grosso não entra no celular por inteiro aí não funcionou de jeito nenhum, o celular fica exibindo o som do microfone na tela do OSC não recebe sinal, tentei em 2 celulares e não deu...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2023 às 06:50, .if disse:

Mas antes eu colocaria 2 leds aqui

vou fazer isso, estava tentando fazer o osciloscopio pra celular e pra variar não funcionou, soldei certinho coloquei garrinha de jacaré, resistor de 100 ohms e 10k e pronto nada do celular reconhecer, sei não esse P3 que comprei parece ser meio grosso não entra no celular por inteiro aí não funcionou de jeito nenhum, o celular fica exibindo o som do microfone na tela do OSC não recebe sinal, tentei em 2 celulares e não deu...

 

vou tentar com os leds e uns capacitores aqui porque pelo jeito OSC não vai rolar 😕

 

se os leds não acenderem então deve ser DC não PWM, mas vou ter que pressurizar para a tensão do sensor subir, porque com 1v led não acende, tenho uns leds vermelhos que devem acender perto dos 2v

 

WhatsApp Image 2023-06-16 at 21.12.36 (1).jpeg

WhatsApp Image 2023-06-16 at 21.12.36.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/06/2023 às 09:17, .if disse:

além do plug ter que ser o correto, também a conexão no terminal correto do microfone/gnd tem que ser.

Ou o celular correto, tentei com dois celulares não foi aí emprestei o da minha mãe e deu certo, vai entender...

 

eu fiz uma plaquinha com 555 que uso para gerar onda pra testar as coisas, coloquei o celular nela e deu certo.

 

Mas os resistores abaixam muito o sinal, coloquei no carro com o sensor desligado a linha fica bem plana, com o sensor ligado e pressão nele ela fica levemente quadrada.

 

isso acho que serve de pista pra dizer que é realmente PWM, mas não é 100% vou tentar com o capacitor e os leds.

 

 

 

 

WhatsApp Image 2023-06-17 at 14.35.13.jpeg

WhatsApp Image 2023-06-17 at 14.35.23.jpeg

WhatsApp Image 2023-06-17 at 14.35.33.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2023 às 06:50, .if disse:

Quase dá pra 'ver' acesos com o ac

image.thumb.png.d6e60de249bdfc8d3b810cc5a582de45.png

 

 

@.if fiz como disse e testei um a um esses capacitores que estão espetados aí, usei led comum porque com tensão menor tem mais chance de acender, e mesmo pressurizando o sensor e olhando a tensão dele passar de 4v nada acendeu, olhei as conexões e estava tudo ok, mesmo com o osc de celular indicando que talvez seria PWM esse teste de led acho que é mais confiável, e realmente não acendeu nada.

 

Querem que eu faça mais algum teste ou melhor tratar como o sinal sendo DC mesmo e partir para a programação? Só falta esse sensor que é mais complicado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!