Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Deixei o processador cair no chão. E agora?


Posts recomendados

Bom dia galera.

Vou contar minha novela. Meu SSD estava "sumindo" com o PC ligado, resolvi que iria tirar ele, limpar e reinstalar. Só que eu precisei tirar o cooler do processo primeiro, porque estava na frente, ai deu problema.

 

O processador saiu junto com o cooler, soltou da placa-mãe. Eu descolei com cuidado e fui limpar a pasta termica para poder reinstalar, nessa hora, deixei o processador cair no chão de uma altura de 1 metro. Ele primeiro caiu na cadeira e depois no chão, com os pinos para baixo. 

Não vi nenhum pino torto, mas foi uma bela queda. Amassou uma quina do processador que aparentemente não tem nada, nem circuito. 

 

Conectei tudo novamente com cuidado, mas agora o PC só inicia com 1 pent de memória RAM. Tenho 2 de 16gb, testei todas as combinações, já que a minha placa-mãe B550M ASUS tem 4. Só liga quando deixo 1 pent no slot 1, qualquer outra coisa ele não liga.

 

Com 1 slot ele liga e tudo funciona, testei em jogos, tudo normal. 

 

Por mais óbvio que seja, pela experiência de vcs, essa queda poderia ter gerado algum problema no processador? Será que já posso comprar outro sem medo?

 

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No  WM "gambiarras" Informático tem vídeo de um CPU danificado - pinos tortos; comprado no M. Livre, que foi "consertado, mas  funcionou só um canal de memória numa placa-mãe, foi testado em outra placa-mãe nova e ela também ficou "mono channel". Vai saber se o vídeo não foi só "conteúdo click bait"...

 

Mas existe o risco de um CPU danificado danificar a placa-mãe, que por sua vez pode danificar um CPU novo. Só testando para saber, ou seja é  "pagar para ver".

 

Pensando com meus botões: "Mas é mais fácil limpar a pasta térmica com o CPU preso no soquete do que segurando ele na mão... além de menos perigoso." 🤔

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
17 minutos atrás, rafaelcsferreira disse:

O processador saiu junto com o cooler 

4 minutos atrás, 1lokos disse:

Pensando com meus botões: "Mas é mais fácil limpar a pasta térmica com o CPU preso no soquete do que segurando ele na mão... além de menos perigoso." 🤔

 

Acho que grudou nele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, 1lokos disse:

No  WM "gambiarras" Informático tem vídeo de um CPU danificado - pinos tortos; comprado no M. Livre, que foi "consertado, mas  funcionou só um canal de memória numa placa-mãe, foi testado em outra placa-mãe nova e ela também ficou "mono channel". Vai saber se o vídeo não foi só "conteúdo click bait"...

 

Mas existe o risco de um CPU danificado danificar a placa-mãe, que por sua vez pode danificar um CPU novo. Só testando para saber, ou seja é  "pagar para ver".

 

Pensando com meus botões: "Mas é mais fácil limpar a pasta térmica com o CPU preso no soquete do que segurando ele na mão... além de menos perigoso." 🤔

@rafaelcsferreira Bom dia

 

Como nosso colega falou, quando se mexe no cooler do processador deve se tomar muito cuidado e se for trocar a pasta térmica não remova o processador do slot.

Processador do tipo PGA (AM4, AM3, etc) para remover o cooler nunca se tira puxado para cima de uma única vez, porque corre grande risco de arrancar o processador junto com o cooler.

Se o PC estiver funcionando corretamente, ligue ele por uns 10 minutos só para pasta térmica esquentar e amolecer.

Se não tiver como ligar o PC, pegue um secado de cabelo e aqueça o dissipador de calor por uns 5 minutos, e mesmo assim solte um pouco os parafusos e gire o dissipador levemente de um lado para o outro para desgrudar o dissipador do processador.

Assim que você perceber que desgrudou, ai você começa a remover os parafusos .

E se grudar faça o procedimento do vídeo, e faça em cima da mesa ou até em cima da sua cama.

Você falou que o processador não entortou nem um pino, mais veja se todos os pinos estão lá.

Se não tiver marca de batida tente acionar a garantia da AMD.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!