Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite , minha duvida é a seguinte , se a luz do bairro acabar e eu estiver com o computador ligado na hora , pode ocasionar danos a algum componente do PC? e se sim uma fonte boa protege o computador?

Postado

Uma fonte de boa qualidade tem elementos de proteção, mas é indicado proteger a fonte com um anti-surto como o Clamper Energia. 

Caso a conexão internet seja com cabo coaxial é necessário proteger esta ligação também. Caso seja fibra ou WiFi não é necessário.

Mas caso ocorra uma tempestade com raios o mais seguro é desconectar tudo da tomada.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, PTKPATRICK disse:

Boa noite , minha duvida é a seguinte , se a luz do bairro acabar e eu estiver com o computador ligado na hora , pode ocasionar danos a algum componente do PC?

Sempre que há queda, há risco de corromper arquivos. Mas em termos de dano físico, o que danifica nunca é queda de tensão em si, mas sim um surto para cima, que geralmente vem como consequência do retorno da energia.

1 hora atrás, PTKPATRICK disse:

e se sim uma fonte boa protege o computador?

Falou bem: "protege", não "deixa completamente imune".

• Membro VIP
Postado
Em 24/05/2023 às 19:20, PTKPATRICK disse:

Boa noite , minha duvida é a seguinte , se a luz do bairro acabar e eu estiver com o computador ligado na hora , pode ocasionar danos a algum componente do PC?

Bom dia, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

O que prejudica os eletrônicos da casa não é a queda de luz em si, se puxar da tomada o PC ligado ele nunca vai queimar por isso (Mas isso pode corromper o sistema operacional e programas/arquivos abertos). O que prejudica MESMO é o surto de tensão que pode ocorrer quando a energia volta, podendo atingir um pico de até 1000V por alguns milissegundos. Para evitar que isso aconteça, sempre retire todos os aparelhos eletrônicos da tomada quando faltar energia, e utilize DPS para proteger caso não dê tempo de retirar as coisas da tomada antes da energia voltar.

Em 24/05/2023 às 19:20, PTKPATRICK disse:

e se sim uma fonte boa protege o computador?

A fonte em si sempre pode queimar em caso de surto, mas as fontes de qualidade não deixam passar o surto para as saídas, então sim, ela vai proteger o restante do computador, mas não necessariamente irá sobreviver. A menos que seja um surto pequeno que ela suporte. Lembrando que o surto pode vir pela tomada do roteador, passar pelo cabo de rede e queimar o CI de rede da placa-mãe, ou vir pela tomada do monitor, passar pelo cabo de vídeo e queimar a placa de vídeo. (Ou componentes da placa-mãe, caso seja vídeo integrado).

Além de DPS no quadro de disjuntores e no padrão de entrada, é interessante ter um DPS classe III ligado diretamente na tomada do computador e demais eletrônicos, filtros de linha de qualidade como o Clamper Energia 5 tem DPS classe III integrado. Pode usar DPS classe III mesmo que não tenha DPS no padrão de entrada ou no quadro de disjuntores, mas a proteção não será 100% eficaz dessa maneira. Mas é melhor do que nada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...