Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade - Sugestões para uma config melhor


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Estou querendo fazer um upgrade no meu pc, porém não faço ideia de por onde começar 

Minhas configs são as seguintes: 

Ryzen 5 3600
Placa ASRock A320M-HD
GeForce GTX 1660 6GB OC
16GB DDR4
HD 1Tb
SSD M.2 1Tb
Fonte de 400w

Meu objetivo inicial é trocar o processador para um Ryzen  7 5700G e para uma 3060 TI. O que acham? 
Seria preciso trocar a placa-mãe e a fonte tb? Aceito sugestões! 
Meu orçamento ta até 5k

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual seria a marca e modelo da fonte? Qual a frequência da RAM?

 

Pessoalmente eu não recomendo a RTX 3060 Ti, como usuário da GTX 1660 Ti, eu também estava de olho nela ou na RTX 3070 como futuras opções de upgrade, mas agora com esses jogos mal otimizados que estão saindo e que ainda vão sair, não vale mais a pena pegar uma GPU com esse nível de desempenho e apenas 8GB de VRAM, a vida útil dela será bem curta no futuro. A RTX 3070 já está começando a apanhar em 1440p, que é a resolução alvo dela, e também em 1080p Ultra, enquanto a rival mais próxima da AMD, a RX 6750 XT, está bem mais tranquila com seus 12GB.

 

O 5700G também é uma opção bem ruim de upgrade, na verdade você não teria ganho quase nenhum de desempenho. O 5700G é baseado na nova arquitetura, mas ele tem metade do cache L3 do Ryzen 5 3600, então por mais que a arquitetura seja mais nova e mais eficiente, o cache L3 acaba pesando um pouco mais no desempenho de alguns jogos, e ele acaba empatando com o Ryzen 5 3600. Você teria mais ganho de desempenho com um Ryzen 5 5600 do que com o 5700G. Lembrando que o 5700G é uma APU, para encaixar o vídeo integrado nele foi preciso fazer alguns cortes, como no cache L3. Os processadores 5700G e 5600G, por exemplo, são inferiores em jogos aos outros modelos 5700X, 5600X e 5600, por exemplo.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Razzee Querendo pegar uns jogos mais atuais com melhor desempenho kk minha 1660 ta sofrendo

Meu gabinete é um Magpie da Pichau. O modelo da fonte eu não me recordo, só sei q é uma 400w

@GuilhermeGB O modelo da fonte eu não recordo, so que é 400w
As RAMs provavelmente vou ter q dar um upgrade, são antigas de 1200Mhz. (2 pentes de 8GB)
Entendi! Não sabia desses detalhes do 5700G, pensei nele mais por ser da família Ryzen 7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viniciusl94
 

Se você está planejando fazer um upgrade no seu PC, tenho algumas sugestões para você

 

Processador: O Ryzen 7 5700G é uma ótima opção. Ele possui mais núcleos e threads em comparação com o seu processador atual, o que resultará em melhor desempenho em tarefas que exigem mais processamento, como jogos e edição de vídeos. No entanto, lembre-se de que você precisará trocar sua placa-mãe para uma compatível, como a B550 ou X570.

 

Placa de vídeo: A GeForce RTX 3060 Ti é uma escolha poderosa e vai trazer um grande salto no desempenho gráfico. Com ela, você poderá desfrutar de jogos em resolução mais alta e taxas de quadros mais suaves. Certifique-se de verificar a compatibilidade com a nova placa-mãe antes de fazer a compra.

 

Placa-mãe: Como mencionei anteriormente, você precisará trocar sua placa-mãe para uma B550 ou X570 para ser compatível com o Ryzen 7 5700G. Essas placas oferecem recursos avançados e maior suporte para futuros upgrades.

 

Fonte de alimentação: Com as atualizações propostas, é importante garantir que você tenha energia suficiente para alimentar o sistema. Recomendo uma fonte de alimentação com capacidade de pelo menos 600W para lidar com o novo hardware de forma adequada.

 

Com um orçamento de até 5k, você deve ter uma boa margem para realizar esses upgrades. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Viniciusl94 se não tem certeza sobre o modelo da fonte, talvez seja uma boa trocar, aproveita e já pega uma com maior capacidade. Sobre o gabinete, qual versão do Magpie é o seu? Tem uns modelos aí que possuem uma tampa de vidro na parte da frente e isso costuma causar problemas na temperatura interna do gabinete, a recomendação é remove-la.

 

 

Dependendo do tipo de jogos que você joga mais, o upgrade de placa de vídeo seria o que mais daria resultado pra você, como é o caso de jogos mais modernos onde você procura rodar com o melhor gráfico possível sem prejudicar tanto o desempenho.

 

A troca de processador e/ou RAM na maioria dos jogos melhoraria mais a estabilidade, mas sim, existem jogos onde a melhoria de processador seria mais notável que da placa de vídeo também, especialmente jogos competitivos com gráficos simples ou jogos que o usuário propositalmente força baixa qualidade para aumentar o FPS e acaba ficando limitado pelo processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!