Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i5 9600 KF atingindo 100° em turbo boost


Posts recomendados

Boa noite, senhores. Esses dias peguei um i5 9600kf na ali baratin, fui testar hoje pelo afterburner e o danado tava cravado em 100° com 1 min de cyberpunk. Chequei se tava tudo conectado certin na placa-mãe e voltei a testar ele, dessa vez, ficando entre 90 a 100° num life is strange fraquíssimo. Por desencargo de consciência, optei por desativar o turbo booster, GHz dele saiu de 4.3 para 3.7 e o problema acabou. Testei em diversos jogos e ele não passou de 75 graus em nenhum mas, o engraçado é que com ele em 100 graus não senti perda de performance nenhuma durante o teste. Como é um processador usado onde possivelmente já fizeram overclock, penso em algumas possibilidades como: bug no sensor de temp, processador bichado de overclock ou ele só é quente mesmo e meu cooler não tá tancando. Penso em adquirir um water cooler para testar o último caso. Enfim, me dêem suas opiniões, segue minha config:

 

CPU: i5 9600KF
GPU: GTX 1650 Super
placa-mãe: ASUS TUF Gaming H310M
Fonte: Corsair CX430
RAM: 2x8GB DDR4 2400mhz

Cooler: Blizzard T2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele em 100% de uso sem turbo boost bateu no máximo 75°, onde em idle se mantém em 40-50°. Com o turbo boost ativado todo jogo já abria com a CPU em 100°, se mantendo a 50-60° em idle com picos aleatórios de 70°. Meu gabinete é um Pichau Apus com 4 fans, três na frente e uma fazendo papel de exaustor atrás. Resumindo, dá pra usar ele suave sem o turbo boost, mas queria saber se tem alguma forma de usar com. Minha placa-mãe não suporta overclock, não sei se isso teria alguma relação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/05/2023 às 18:29, ferpimentel disse:

9600KF

Cooler: Blizzard T2

 

Com esse cooler "mixuruca" - 2 heatpipes, fan de 92mm, de ~10 anos atrás (foi testado no CDH em 2012);  sem novidades o resultado.

 

image.png.3a35cd15cd8155c744d25968dea091c5.png

 

Compre um DeepCool AG400 ou AK400 - na faixa de R$ 150,00 que temperatura reduzirá.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Eu boto fé que o cooler é um dos problema, mas não sei se é o único.. digo isso pela velocidade que a cpu chega nos 100° e pelas oscilações aleatórias em idle, onde ele sai de 50 pra 70 do nada e retorna pros 50. Vou mandar dois prints, o primeiro da cpu em idle padrão e o próximo dela com 6s de stress.

IMG-20230528-WA0008.jpg

IMG-20230528-WA0005.jpg

@Math.Pi Pasta térmica Snowdog Husky colocada certin e já tô indo atrás do AG400 pra vê se resolve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!