Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock de RAM até limite do processador, é possível?


Wgbs

Posts recomendados

Montei um setup com placa-mãe Aorus B550M Elite, Processador Ryzen 5600G e 16GB (2x8) de RAM 3600mhz. 
A placa-mãe suporta até 4000mhz de frequência da RAM, porém o processador suporta somente até 3200mhz.

Tentei ativar o xmp na BIOS, porém joga a frequência da ram pra 3600 e o processador não suporta então nem liga a pc.

Teria como aumentar a frequência da ram até 3200 mesmo ela sendo 3600 de modo que funcione tudo normalmente ?

 

Obs.: atualmente rodando a ram a 2133mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ignore tanto o que o processador e placa-mãe dizem, você quase sempre consegue mais que isso se as condições forem adequadas. Aliás, eu me pergunto de onde você tirou que só aceita até 4000mhz na placa-mãe, sendo que a página lista 4733... mas tudo bem.

 

De qualquer forma, comece eliminando erros básicos. Coloque a RAM nos slots certos (2 e 4) atualize a BIOS. Veja se assim já é suficiente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Imakuni disse:

Ignore tanto o que o processador e placa-mãe dizem, você quase sempre consegue mais que isso se as condições forem adequadas. Aliás, eu me pergunto de onde você tirou que só aceita até 4000mhz na placa-mãe, sendo que a página lista 4733... mas tudo bem.

 

De qualquer forma, comece eliminando erros básicos. Coloque a RAM nos slots certos (2 e 4) atualize a BIOS. Veja se assim já é suficiente.

Falei 4000 pra arredondar mesmo, os slots já estão corretos e a BIOS está atualizada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, JochenO disse:

@Wgbs pra usar memórias com frequências altas precisa que elas tenham um chip de boa qualidade, então se for aquelas memórias custo/benefício vai ser muito difícil jogar acima de 3200MHz, tem algumas que nem em 3200MHz ficam estáveis. Se possível deixe modelo e marca das memórias.

Estou usando duas Geil Super Luce 3600mhz 8GB DDR4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Wgbs disse:

Falei 4000 pra arredondar mesmo, os slots já estão corretos e a BIOS está atualizada

Certo, tente então colocar a frequência e timings manualmente, aumentando também a tensão do pente para 1.4v e colocando VSOC em 1.1. Se mesmo assim não resolver, tente o mesmo, mas baixando um pouco a frequência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Imakuni disse:

Certo, tente então colocar a frequência e timings manualmente, aumentando também a tensão do pente para 1.4v e colocando VSOC em 1.1. Se mesmo assim não resolver, tente o mesmo, mas baixando um pouco a frequência.

Vou tentar sim, obrigado!! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...