Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente montei um Pc com placa-mãe ASUS x570 plus, tentei usar um NVMe que eu tinha na outra maquina,ela até abria o windows mas dava erro e reiniciava,tudo bem pois talvez ela não reconhecesse o windows já que a máquina anterior era velha.

Deixei o NVMe de lado pois já havia comprado 2 de um TB cada para ela, instalei o windows 11 em um SSD sata,hoje chegou meu NVMe e instalei no Pc,aloquei o disco,fiz um clone de SSD sata(o que tá o windows) para o NVMe.

Reiniciei o PC para mudar a ordem de boot,na BIOS aparece todos os discos do Pc,mas não aparece para dar boot,só aparece o que eu instalei inicialmente.

Já que é um clone do outro,não era para apetecer como opção de boot?

Como faço para mudar o boot para o NVMe?

Detalhe,se eu desconecto um outro SSD da máquina (está com 2 sata e um NVMe) aperece para recuperar o windows sendo que o SSD desconectado não tem nenhum arquivo do windows 

• Membro VIP
Postado

A instalação original do SSD SATA era UEFI? Olhe em "Informações do sistema" -> "Modo da BIOS".

Se não estiver UEFI ali, é o problema. NVMe precisa de instalação em UEFI para inicializar.

Postado

Retire todos os discos e deixe apenas o NVMe, se mesmo assim não der boot, houve algum problema com o windows, mas se não for algo grave, você consegue recuperar pelo próprio assistente de restauração.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Deve ser isto:

0 é o SSD SATA sem nada, que, infelizmente, ficou com a partição EFI.

1 é o SSD SATA com Windows.

2 é o NVMe, que tem uma cópia das partições do 1.

O problema é evidente: a partição EFI do disco 0 precisa estar no disco 2 (NVMe) para ele ser inicializável. Você pode reduzir uma das partições do disco 2 e depois clonar a partição EFI de 100 MB do disco 0 para o disco 2. Isso o tornará inicializável. Uma vez que funcione, ou seja, que inicie pelo NVMe sem ambos os SATA conectados, remova a partição EFI de 100 MB do disco SATA.

Postado

@Manuel Fernandes Da Silva 

Está bem bagunçado isso aí, até onde sei o disco C: deveria ter 3 partições:

Apaga tudo isso aí e clona novamente.

Use o ADATA Toolbox, nunca tive problema com ele, se mesmo assim der errado, por que você simplesmente não formata logo? Mesmo pra instalar os programas novamente, se é um NVMe vai ser bem rápido.

Mas se quiser continuar, faça como o @Marcos FRM disse, eu utilizo o gparted num pendrive por ser mais fácil de redimensionar partições.

Aqui vai um print do meu esquema de partições pra você ter uma base:

discos.png

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Greatested disse:

deveria ter 3 partições:

Sim, idealmente, a partição EFI estaria no mesmo disco do Windows. É que o Windows sempre aproveita partição EFI caso haja uma existente em qualquer disco não removível durante a instalação.

Note que a sua instalação não é UEFI, daí não existe esse reaproveitamento que aconteceu com o @Manuel Fernandes Da Silva .

Pesquise outros programas que permitam clonar apenas uma partição.

• Membro VIP
Postado

Já expliquei o que precisa ser feito para resolver seu problema. Uma alternativa é instalar o Windows do zero no NVMe. Contudo, desconecte o SATA contendo a partição EFI enquanto instala, pois senão será aproveitada novamente. Assim, você garante que o instalador criará uma partição EFI no NVMe. Depois de instalado e inicializando a partir do NVMe, conecte o SATA e exclua a partição EFI dele.

EDIT: o ideal é desconectar ambos os SATA enquanto instala para evitar dor de cabeça.

Postado

@Marcos FRM eu tentei copiar apenas a partição pelo easyus,mas diz que a partição tá em uso e cancela a operação.

De fato,eu não percebi que o disco não tinha as 3 partições necessárias para inicialização.

Eu tive o cuidado em instalar o windows em UEFI,mas cometi o erro de usar o SSD que estava no outro Pc junto com o NVMe do outro Pc,daí retirei o NVMe e coloquei outro SSD sata e instalei o windows.

Vou formatar ele novamente 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!