Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Passo a passo de como reclamar na prática contra empresa certificada ISO


Posts recomendados

  • Membro VIP

Quem vê a apresentação de uma empresa como sendo certificada com alguma ISO tem a tendência a pensar que o produto é melhor que o produto de outra empresa não certificada, quando ocorre que na realidade a certificação ISO está relacionada a um conjunto de requisitos estabelecidos e não a qualidade do produto em si, se quiser saber mais sobre o mundo da qualidade total, existem vários cursos gratuitos e pagos no mercado que irão lhe abrir a cabeça.

Enfim; se você está lendo este texto é porque está descontente com algum produto ou prestação de serviço de uma empresa certificada, veja bem, faz parte do sistema ter um canal de reclamação ou de comunicação entre o cliente e a empresa que pode funcionar ou não funcionar no sentido de solucionar o problema e é ai que entra o nosso assunto de reclamar na prática contra uma empresa certificada ISO e para expor nossa aula vamos pegar como exemplo a empresa bola da vez que está deixando seus clientes muito descontentes e insatisfeitos, digamos que tenha feito uma compra ou uma reserva com direito a um lindo número de protocolo #171171 e depois  resolveu cancelar:

1.jpg.97ec2573ba83582775e31c09b4a2c60d.jpg

A empresa tem os canais por telefone, pela internet e pessoalmente na loja para aceitar o seu pedido de cancelamento, inclusive vão entrar em contato para saber o motivo e vão oferecer diversas alternativas para lhe manter como cliente, como brindes, descontos e outras promessas de prazos.

Tudo faz parte do processo que é como uma pesquisa de satisfação, primeiro identifica o problema, depois direciona para o setor que revê o processo e passa a corrigir a falha apontada que neste caso prático, ao dar entrada no cancelamento nenhum protocolo ou possibilidade de acompanhamento do andamento é disponibilizado pela empresa, ou seja, o cliente fica apenas com o protocolo inicial de compra do qual apenas consegue ver que o pedido está ativo e o prazo de entrega, não consegue visualizar que foi dado entrada no cancelamento.

O cliente pode reclamar no suporte da empresa:

2.jpg.9c1622aa01029c85b82a04e99448738c.jpg

Digamos que a sua reclamação seja a não entrega do produto ou serviço, neste caso a solução implícita seria a entrega do produto ou serviço dentro do prazo estabelecido e se isto não ocorrer, já tem todas as condições para reclamar na instância superior mas, antes de irmos para lá vamos mostrar o outro lado da didática do funcionamento do sistema:

Digamos agora que a sua reclamação foi a falta de um protocolo ou de uma transparência no sentido de visualizar o andamento do cancelamento, ou seja, você não reclamou da não entrega do serviço ou produto, esta reclamação foi encaminhada ao setor e tomaram a providência de implantar no sistema uma forma de acompanhar o andamento do cancelamento, ocorreu que demitiram quem implantou o sistema e contrataram outra pessoa, o cara que entrou não tem acesso ao sistema antigo que permanece como está e cria um novo sistema paralelo para o acompanhamento do cancelamento fornecendo um novo protocolo #171 no qual você pode acompanhar e verificar que seu cancelamento está em processamento e que deverá ocorrer em 30 dias, neste caso a certificação ISO funcionou perfeitamente porque foi identificado uma anomalia que foi corrigida e o processo teve a fluidez esperada, em outras palavras a esperança ou promessa de que vai receber seu dinheiro está de pé porque este é o produto no final do processo, diferente do caso em que o produto no final do processo seria a entrega do bem ou do serviço.

Este tipo de reclamação não habilita a entrar com a reclamação na instância superior porque se tornou um caso solucionado, a esperança ou promessa foi entregue dentro do prazo.

Entendeu?

Continuando na explanação, você já viu que o seu caso não foi solucionado e quer formalizar sua queixa na empresa certificadora, então, deve procurar nos canais de atendimento quem concedeu a certificação e o respectivo meio de comunicação.

No caso de nossa empresa bola da vez estas informações não estão disponíveis e será necessário fazer a pesquisa prática para se chegar no meio de contato:

3.jpg.fe5fb372a851f2c17a94b9f1c22a152a.jpg

Já sabemos o nome da empresa e a norma ISO a qual está certificada, na sequência vamos pesquisar na consulta de empresas ABNT:

4.thumb.jpg.565095c0ddf12c0e22779f75a1484705.jpg

Em resposta ao nome da empresa apareceu a ISO dela:

5.jpg.96e7f32615b26b934419136cbe987af1.jpg

O que nos importa saber agora são:

-Padrão normativo;

-Organismo Certificador;

-Se é ou não acreditado pela CGRE;

-Escopos e;

-Situação.

O padrão normativo é a norma a qual tudo está vinculado, em nosso caso prático é uma norma ABNT e em outros casos poderia ser outra norma não nacional, esta norma está à venda no site da ABNT e também pode ser encontrada numa simples pesquisa pelo nome da norma seguida por PDF, a finalidade dela é determinar como será concedida a certificação e também como é a hierarquia a qual vamos seguir as etapas.

Lembrando, primeiramente reclamamos na empresa certificada, a próxima a registrar a reclamação é a empresa certificadora e acima desta seria o organismo acreditador.

A nossa empresa de exemplo está com a certificação ativa e se estivesse inativa, seria outra história por estar se apresentando como certificada e não estar certificada.

Agora que sabemos quem é responsável por quem, vem a parte de saber como eles se comprometeram e para isso temos que seguir a mesma metodologia de pesquisar no site.

6.jpg.a9632a82521a64a1e541fde2817084f8.jpg

Antes de prosseguir, fica o adendo sobre o nome desta empresa em especial estar ligada ao evento de Brumadinho e ai já é outro assunto, a ser comentado em outro lugar.

O que interessa saber agora são as normas estabelecidas e basta ler todos os documentos relativos que o site fornece, separar aquilo que não está em conformidade e usar como argumento da reclamação.

Tendo os argumentos prontos, seguimos a pesquisa no site:

6a.jpg.a5af7e8ee0e2b6b81c5ff187dcdd32f3.jpg

Neste caso, clique em certificação e auditoria, depois em trânsito, veículos e ferrovias, depois em veículos rodoviários e por fim em motos, triciclos, quadriciclos. Que é exatamente o escopo da certificação. Role a página até chegar em contato.

7.jpg.7ef38d72cc2ff80e97bb326b04ca9c56.jpg

Ufa! Finalmente chegamos no local onde reclamar:

8.thumb.jpg.ecdb5be6ced39ff1a25cce76cf3adff6.jpg

Escolha reclamação, elogios ou criticas e exponha seus argumentos.

Nesta fase seguiremos os mesmos fundamentos da fase anterior, ou melhor explicando, conforme o argumento exposto, o sistema vai corrigir alguma falha sem inativar a concessão ou vai inativar a concessão.

Se você usar algum argumento que não seja o caso de inativação, não abre precedente a reclamar na próxima instância (acreditadora) e se você usar argumento que enseja inativação da concessão, abre precedente para reclamar na próxima instância.

A terminologia varia muito de uma situação para outra e aplicando ao nosso caso prático, observemos parte do material disponibilizado:

cance.jpg.9b9a9d7e04c647126ee12043eab0b658.jpg

Cancelamento acima e suspensão abaixo:

susp.jpg.77514f840e3703441fe377d1578bb21f.jpg

Digamos que tenha escolhido a opção de reclamar pela não entrega do produto e que esta não entrega se prolonga por mais de seis meses, pela lógica é um caso de cancelamento que também pode se enquadrar em suspensão, tudo depende de como vai expor seus argumentos e provas.

Lembrando que ao entrar com a reclamação, esta passa a ser interna e o que acontece lá dentro da empresa, fica lá dentro, o que eles vão fazer ou deixar de fazer é responsabilidade deles.

Muitas cabeças são cortadas dentro do sistema sem você saber.

Se você reclamou na empresa certificada e não teve solução, pode reclamar na empresa certificadora e se também não teve solução pode reclamar na empresa acreditadora e se não tiver solução pode ir reclamar com o papa porque depois disto não há mais nada a fazer.

Espero ter ajudado e me proponho a tentar fornecer mais informações caso precise.

Eu já estive dentro do sistema de qualidade total e muitas coisas funcionam maravilhosamente cada mais para melhor e outras vão piorando cada vez mais com a interação do sistema de qualidade total entre o cliente e o fornecedor de mercadorias ou prestador de serviços.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!