Ir ao conteúdo

placa-mãe B450M DS3H V2 suporta SSDs M.2 NVMe com Placa de Vídeo

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, preciso de uma ajuda!

Comprei uma placa Gigabyte B450M DS3H V2, um Ryzen 5 5600 e um SSD M.2, PCIe NVMe e atualmente tenho uma RX 5500 XT 8GB.

Agora que vem a duvida, vi alguns comentários pela internet sobre essa placa não suportar a placa de vídeo juntamente com o SSD M.2, PCIe NVMe, eu sou leigo no assunto, mas é algo sobre que o slot 16 é compartilhado.

Pesando pelo lado positivo, se funcionarem juntos, vou perder desempenho por conta disso? Seria melhor pegar um SSD Sata e deixar a porta do SSD M.2 na placa sem usar?

Obrigado por todos que me ajudarem!!!!

Postado
2 minutos atrás, Luan Girelli disse:

Agora que vem a duvida, vi alguns comentários pela internet sobre essa placa não suportar a placa de vídeo juntamente com o SSD M.2, PCIe NVMe, eu sou leigo no assunto, mas é algo sobre que o slot 16 é compartilhado.

Se fosse verdade, essa placa seria basicamente inútil. Pode comprar tranquilamente.

• Curtir 1
Postado
42 minutos atrás, Luan Girelli disse:

Isso NÃO procede..

• Curtir 1
Postado
34 minutos atrás, Imakuni disse:

Se fosse verdade, essa placa seria basicamente inútil. Pode comprar tranquilamente.

Obrigado pela ajuda!!!! vou comprar então com o coração tranquilo!!!!

agora, RS Faria disse:

Isso NÃO procede..

Obrigado pela ajuda, irei compra o SSD M.2 NVMe então, estava com medo da incompatibilidade! 

Postado

@Luan Girelli

Só pra explicar direito, os Ryzen tem 20 linhas de comunicação PCI-EX: 16 são ligadas ao slot PCI-EX principal e outras 4 ficam disponíveis pra um slot M.2.. Não tem compartilhamento de nada, pois são coisas independentes..

Pode até não ser uma desinformação que você viu, mas seria ótimo tentar entender o contexto disso aí..

Postado

@RS Faria Então não terei nenhum problema em usar todos juntos, certo? realmente não entendo nada sobre essas linhas de PCI-EX e coisas do gênero

Acabei vindo aqui, pois vi alguns comentários em um vídeo do youtube de um rapaz montando um PC com essa placa, porém não era com um M.2, era um SATA normal, e vi dois comentários pedindo sobre possíveis incompatibilidade, mas não tinha nada especifico do que seria o problema, apenas falando isso que colei ali na duvida, que seria o slot 16 ser compartilhado gerando incompatibilidade, então não poderia usar uma placa de vídeo com um M.2 NVMe, pois o SSD não funcionaria, poderia talvez ser por conta do processador ser diferente? no Vídeo não era um Ryzen 5 5600

Postado

@Luan Girelli

Ah sim.. Mas, fica tranquilo que uma coisa não afeta a outra.. Essas linhas PCI-EX são vias de comunicação entre dois hardwares, no caso, entre processador e placa de vídeo/SSD.. Essa comunicação do processador, tanto com a GPU, quanto com o SSD, tem vias separadas e uma não afeta a outra..

Postado

@RS Faria @Imakuni encontrei a duvida que estava tendo sobre a incompatibilidade que falei acima!!!

Assistam por favor a partir do minuto 7 o Vídeo abaixo, ele vai falar sobre o que estava me referindo ontem, vou ter algum problema com o modelo de processador que estou comprando, pra usar com M.2 NVMe e placa de Vídeo ou esse problema seria apenas com os que ele citou???

image.png.1de56035e9c9db2ca39231f36d4ab5b9.png

Postado
6 minutos atrás, Luan Girelli disse:

Assistam por favor a partir do minuto 7 o Vídeo abaixo, ele vai falar sobre o que estava me referindo ontem, vou ter algum problema com o modelo de processador que estou comprando, pra usar com M.2 NVMe e placa de Vídeo ou esse problema seria apenas com os que ele citou???

Você meio que respondeu a própria pergunta... isso é limitação do processador, não da placa-mãe. Inclusive, se olhar no site da placa-mãe, lá diz também sobre isso e quais as condições que não suporta M.2 PCIE.

Postado

@Imakuni É que realmente sou muito leigo nesse assunto, e mesmo vendo isso ainda não consigo entender completamente o que acontece de fato, mas poderia me ajudar com a duvida, com o KIT que estou montando, Ryzen 5 5600, placa de Vídeo rx 5500 xt 8gb, M.2 NVMe, terei algum problema referente a essa limitação? fico grato pela ajuda

Pois caso eu vá ter limitação de processador, dai eu troco por um sata III normal, e fico sem essa limitação certo? mesmo perdendo um pouco de performance do SDD

• Solução
Postado
agora, Luan Girelli disse:

@Imakuni É que realmente sou muito leigo nesse assunto, e mesmo vendo isso ainda não consigo entender completamente o que acontece de fato, mas poderia me ajudar com a duvida, com o KIT que estou montando, Ryzen 5 5600, placa de Vídeo rx 5500 xt 8gb, M.2 NVMe, terei algum problema referente a essa limitação? fico grato pela ajuda

A placa de vídeo é irrelevante.

Agora vá na página da placa-mãe, na parte de armazenamento. Lá tem o aviso,

*Supports only M.2 SATA SSDs when using an AMD Athlon™-series/ 7th Gen. A-series or Athlon™ X4 APU

Pergunte a si mesmo: seu 5600 é

1. Um Athlon?
  2. Um processador A?
  3. Um Athlon X4?

Não? Então a limitação não se aplica a você.

• Curtir 1
Postado
agora, Imakuni disse:

A placa de vídeo é irrelevante.

Agora vá na página da placa-mãe, na parte de armazenamento. Lá tem o aviso,

*Supports only M.2 SATA SSDs when using an AMD Athlon™-series/ 7th Gen. A-series or Athlon™ X4 APU

Pergunte a si mesmo: seu 5600 é

1. Um Athlon?
  2. Um processador A?
  3. Um Athlon X4?

Não? Então a limitação não se aplica a você.

Entendi, então essa limitação não se aplica no meu caso!

Realmente eu vi essa observação na placa, porém ao não entender vim pedir ajuda!! agradeço demais pela ajuda e pelo tempo de atenção!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!