Ir ao conteúdo

Álcool de fluxo de solda serve para limpar componentes de PC?

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Olá, (não achei o tópico correto para essa dúvida)

Fui comprar um álcool isopropílico e me venderam um que é fluxo para solda.

Quero saber se posso usar esse produto pra limpar os componentes do PC?imagem_2022-12-29_1209269181-75955583191f20367f16723268054714-480-0.png.630ab71a72a8f9a043827b6dddc1aea1.png

Quero limpar placa de vídeo, que nunca limpei e recentemente ela esta sumindo o Vídeo e os fans começa a girar muito rápido.

• Moderador
  • Solução
Postado

@Tick San Olá amigo, tudo bem?

Seguinte, não sou um entendedor desse assunto, tem gente no fórum que sabe mais sobre isso, mas até onde eu sei não é a mesma coisa não..

Segue esse vídeo comentando sobre as diferenças dos dois tipos de produto: Fluxo de Solda e Álcool Isopropílico Fazem a Mesma Coisa?

OBS- No vídeo ele se refere muito a soldagem, mas pode ignorar essa questão e prestar a atenção na ação dos dois tipos de produtos, no quesito limpeza.

Em resumo seria:

Para remoção de impurezas e oleosidade, o indicado é o Álcool Isopropílico, já o Fluxo de Solda é utilizado para remoção de oxidação, ou seja, acredito que não se aplica no seu caso, já que a ideia é fazer uma limpeza de impurezas e sujeira de modo geral.

1 hora atrás, Tick San disse:

Fui comprar um álcool isopropílico e me venderam um que é fluxo para solda.

Tenta explicar para quem lhe vendeu essa diferença de uso e pode troca, ou a devolução do produto/dinheiro.

Espero ter ajudado,

Abraço! ✌️

• Curtir 1
Postado

Observe o que está escrito na própria embalagem: Não limpa.

Solda.png

• Membro VIP
Postado

Antigamente na linha de produção limpava-se a placa com um álcool pois o fluxo era resinoso. Depois inventaram este fluxo 'no clean' cuja tradução é algo como 'não é necessário limpar depois que passa pela onda pois ele não deixa resíduos'

Mas sim, de fato ele não serve pra limpeza. Seria apenas pra ressolda a qual dispensaria a limpeza posterior.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

O fluxo líquido é algumas substâncias diluídas em álcool isopropílico, não é álcool isopropílico puro.

Andei xeretando mas o pessoal que produz fluxo não costuma especificar que substâncias são essas.

Xeretando mais fundo, encontrei que a turma usa boro (na forma de borato), ácidos (oxálico e outros), óleos e outras coisas, mas com muita dificuldade...

Para limpar a placa de restos de soldagens tem que ser álcool isopropílico puro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...