Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tipo, eu não entendo mada de ubuntu, por anos usei somente windows, eu coloqyei este CD ai da imagem no pc, copieis os arquivos porém ao descompactar eu não encontro o instalador, o que devo fazer ? Eu não sei o que é tas.bz2, ta tudo muito complicado, se puderem me mandar o link do instalador do aplicativo software agradeço

IMG_20230603_143156_012.jpg

IMG_20230603_143145_043.jpg

• Membro VIP
Postado

Ubuntu 13.10 é muito antigo. Tente com uma versão mais nova, como o 22.04 LTS, pois existe a possibilidade do adaptador wi-fi ser suportado nativamente, sem precisar instalar nada.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Siga a dica do @Marcos FRM .

Você precisa se manter na 13.10?

.tar.bz2 é um arquivo compactado. Talvez ele esteja trazendo código-fonte.

Por vezes era necessário compilar o driver dentro de um novo kernel ou como módulo que se acopla a ele. É um processo avançado, mas você encontra instruções, tanto em TXT no próprio tar, como na Internet.

.deb é pacote de instalação em distribuições debian-like tais como a Ubuntu. Aquele que você tem é para Ubuntu Xenial, ou seja, a distro versão 16.04.

Postado

Alguém sabe me dizer onde baixo o driver de Ralink Wireless para esse Ubuntu 13.10 ?

Obs; infelizmente não posso atualziar para versáo mais recente tenho qie permanecer no 13.10.

É um driver que voce usa para conectar a rede wi-fi, você instala a antena na parte de tras do PC e depois instala o driver.

Info: Ubuntu 13.10

nome: ubuntu-APMCP61-D3

32 bits

disk 153.4GB

IMG_20230603_222810_018.jpg

• Membro VIP
Postado
58 minutos atrás, anonimo.0 disse:

Infelizmente não posso atualizar para versão mais recente. Tenho que permanecer no 13.10.

Você parece estar partindo do zero no seu Live CD. Por que não pode optar por algo mais novo?

Conforme a indução (equívoco) no outro tópico, seu dispositivo teria trazido drivers para o 16.04, o que estava sugerindo que você não encontraria pacotes em repositórios do 13.10. Poderia até encontrar! O cenário apontava para a necessidade de compilar.

Veja se algo a partir de aqui lhe ajuda.

@anonimo.0 , convém conhecer o retorno de seu comando uname -r

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, anonimo.0 disse:

Todos [esses arquivos] são [do CD de drivers], exceto esse [de] Xenial amd64.

Qual dos códigos-nomes refere-se ao seu modelo?

No CD de drivers, e especialmente dentro do .tar.bz2 correto, você deve encontrar informações úteis.

• Membro VIP
Postado

Parece que não, mas esse apontamento diz pouco. Melhor seria uma screenshot da árvore de diretórios e arquivos do CD de drivers.

A dificuldade está, por enquanto, em determinar qual arquivo (nome) corresponde às palavras-chaves.

Seria o RT5370?

Talvez o comando lsusb lhe diga.

Outra maneira de conhecê-lo seria no "Gerenciador de Dispositivos" do Windows.

Postado

@alexandre.mbm qual software uso para fazer um pendrive bootavel do ubuntu 18.10?

obs: um software que seria tipo o Rufus só que para Ubuntu ? Tipo, eu quero instalar o Rufus no meu ubuntu, é possível ?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, anonimo.0 disse:

ubuntu 18.10

É o mais atual para o qual você pode migrar? Por que?

A respeito de gravação de pendrive, use o sub-fórum existente para sistemas operacionais com Linux.

• Membro VIP
Postado

Segundo a Wikipédia, a Ralink é uma subsidiária da MediaTek. Esta disponibiliza os fontes do RT5372 para seus parceiros comerciais. Significa que já não é intenção deles que o usuário final esteja a lidar com  compilações do driver.

Em sistemas Ubuntu, historicamente os binários dessas coisas, ou seja, o driver compilado e funcional, para ser "instalado" facilmente, são disponibilizados em pacotes tais como: 

firmware-linux

firmware-linux-free

firmware-linux-nonfree

firmware-atheros

firmware-brcm80211

firmware-iwlwifi

firmware-libertas

firmware-ralink

firmware-realtek

Aquele site de drivers da MediaTek associa o código MT7601 ao Windows. Mas o nome de um arquivo no seu primeiro tópico faz a associação desse código com o Linux. Provavelmente MT7601 e RT5372 não são o mesmo produto. Deve ter sido aproveitamento de mídia.

Postado

@anonimo.0 Seu tópico está "vazio". Pode ser mais objetivo em relação ao que quer exatamente? Faz um apontamento de driver que vai no site da Lenovo do Egito referente a um driver para W7 32 bits sem fazer referência ao que quer. Mais abaixo faz referência a Linux Ubuntu. 

2 horas atrás, anonimo.0 disse:

instalar o Rufus no meu ubuntu, é possível ?

Não é compatível. Para Linux usa o WinUSB ou o WoeUSB.

2 horas atrás, anonimo.0 disse:

qual software uso para fazer um pendrive bootável do ubuntu 18.10?

Se vais usar, baixe a última versão, 22.04.2 LTS.

https://ubuntu.com/download/desktop

Tente essa versão para Linux do site da MediaTek, mas não sei se sobe para a 18.10

https://d86o2zu8ugzlg.cloudfront.net/mediatek-craft/drivers/DPO_RT5572_LinuxSTA_2.6.1.3_20121022.tar.bz2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!