Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conector de fan do painel frontal


Ir à solução Resolvido por AdrianoSiqueira,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, tudo bom?

 

Recentemente eu montei um PC usando o gabinete Cougar Panzer Max G. Esse gabinete possui no painel frontal um controlador de rotação de fans, porém ele não vem com as fans. Eu comprei um kit com 3 fans Cougar Vortex ARGB VK 3x120mm CF-VK12HB3-RGB. Esses fans possuem conector de quatro pinos conforme mostrado nas imagens:

fan-01.thumb.jpg.0218b8e096c8bbef215b4aac091e5c3b.jpgfan-02.thumb.jpg.c8313ca41f96ac3114c0c255d4235e1c.jpg

 

Porém os cabos do painel frontal do gabinete são de 3 pinos:

painel-01.thumb.jpg.b4eb948324a551733b6abe8e2d73341e.jpgpainel-02.thumb.jpg.5d49dcfaa9ec50b9610e895e107f72ed.jpgpainel-03.thumb.jpg.3dfd057e9f8d0ea4bc9a75aa1c29646e.jpg

 

Alguém sabe se preciso comprar um adaptador para conectar nesses cabos? Estou pensando em comprar um controlador da própria Cougar, mas antes vou ver como é feita a montagem dele para evitar de gastar dinheiro à toa.

 

Minha placa-mãe possui 3 conectores CHA_FAN, mas eu queria aproveitar o controlador do painel frontal. Se alguém puder dar uma ideia de como eu posso prosseguir, ficarei grato.

 

Bom domingo à todos 👋.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse controlador de fans no gabinete é tipo antigo, por variação de tensão, para diminuir a rotação dos fans, por isso o conector de 3 pinos, que pela foto só tem 2 pinos conectados, não é vantagem usar. E mesmo ligando as ventoinhas nele não vai ter controle do "fru fru" dos LEDs ARGB.

 

Como as fans que comprou são PWM - conector de 4 pinos, ligue no SYS_FAN da placa-mãe que o BIOS controla a RPM em função da temperatura - supondo que seja uma placa-mãe moderna. Verifique se a placa-mãe tem conector para LED ARGB - 3 pinos com falha no meio; se tiver não precisa comprar controladora ARGB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos , você tem razão, estive olhando melhor na BIOS e vi que lá tem um sistema nativo para controlar fans ligadas ao CHA_FAN. No fim de semana vou fazer a instalação delas e ver o que acontece.

 

Falando nisso, esqueci de mencionar que minha placa-mãe é uma ASUS TUF GAMING H670-PRO WIFI D4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Solução

Conectei as fans diretamente na placa-mãe pelos conectores CHA_FAN, e configurei os perfis de operação diretamente pela BIOS. Já o controle de iluminação eu conectei no ADD_RGB (de 4 pinos), como uso Linux é meio chato configurar a iluminação, mas o padrão já ficou show de bola.

 

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!