Ir ao conteúdo

A frequência DA memória INTERFERE NO TEMPO QUE O COMPUTADOR LIGA?

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Gostaria de tirar uma duvida, vou tentar resumir para ficar melhor o entendimento.

Meu setup eu uso o processador I5 10400F com 3 memórias RAM de 3000Mhz, a qual tenho conhecimento que o meu processador normalmente limita a frequência em até 2660Mhz, sei que pelo XMP eu consigo aumentar a frequência base da memória mesmo com a limitação do processador.

Tenho 1 memória da Vulcan e 2 duas outras que comprei no Paraguai.

Quando eu verifiquei eu estava utilizando 2400Mhz de frequência 

Minha placa-mãe é o modelo:

b560m Aorus Elite

Segue o anexo das memórias: 

Sendo assim quando eu entro no BIOS não tem a opção de XMP como se essas duas memórias do Paraguai não funciona-se esse tipo de tecnologia (Sei que deve ser alguma coisa do modelo da memória já que são duas iguais é um diferente).

Quando eu coloco apenas a da Vulcan a opção de XMP aparece para habilitar sendo assim conseguindo aumentar a frequência, pelos teste que fiz com uma memória a da Vulcan aguentou até 2900Mhz quando eu colocava em 3000Mhz o meu computador não ligava.
Até ai tranquilo com as 3 memórias juntas não funcionam o XMP eu tive uma ideia.
Usei o programa EasyTuner próprio da BIOS da placa a qual se consegue mexer em tudo da BIOS sem precisar entrar nela.
Setei o clock das memórias em 2900Mhz a qual o computador ligou saindo da frequência 2400Mhz que eu estava utilizando inicialmente para 2900Mhz

Só que nisso, o meu computador que normalmente ligava em 3 a 5 segundos por conta da minha memória de armazenamento NVMe M.2 , agora está demorando em torno de uns 15 a 20 segundos, estou achando estranho pois ele já não liga logo de cara como se tivesse processando algo.
Ele liga das os LEDS no computador demora um pouco a FAN do gabinete diminue a velocidade e depois a a aparece a tela da BIOS com isso ligando normalmente.

Parecendo quando você dá aquele reset na BIOS que demora um pouco para dá tela no monitor.

A mudança da frequência pode está interferindo nisso? 

Estou receoso por essa mudança com medo de acontecer alguma coisa futuramente tal como estragar algum componente.

Caso precisem de alguma informação a mais para entedimento completo é só me avisar que informo.

Segue os anexos das mudanças pelo Easy: 

OBS: Na imagem está 26,66 mas na verdade eu mudei para 29

Com isso a frequência está de fato em 2900Mhz.

memorias.jpg

clock-inicial.jpg

mudança-em-2900.jpg

Postado

@RS Faria Quando eu setor para a frequência que estava inicialmente de 2400Mhz, ele volta ao padrão de ligar normalmente rápido sem espera
Preciso confirma novamente pois fiz esse teste apenas uma vez e não foi hoje.

Ai não tenho tanta certeza sobre a informação 

Postado

@RS Faria Certo, se poderia me detalhar referente a isso e se causa algum tipo de problema futuramente por gentileza?

É como se a placa-mãe tivesse se adaptando a esse frequência toda vez que liga?

Gostaria de entender também o porque que quando escolho 3000Mhz que é a frequência base da memória o computador não liga?

(Referente a memória da Vulcan)

Postado
49 minutos atrás, Bruno.MP4 disse:

a qual tenho conhecimento que o meu processador normalmente limita a frequência em até 2660Mhz, sei que pelo XMP eu consigo aumentar a frequência base da memória mesmo com a limitação do processador.

Quem limita é a placa-mãe, não o processador, e XMP não ignora isso.

50 minutos atrás, Bruno.MP4 disse:

Usei o programa EasyTuner próprio da BIOS da placa a qual se consegue mexer em tudo da BIOS sem precisar entrar nela.

Não faça isso, esses programas não prestam. Até é compreensível (embora não recomendado) mexer no processador, mas com a RAM, esquece, deixe de preguiça e faça as alterações pela BIOS mesmo.

E isso não é só questão de não ser confiável. Com RAM em particular, tem algumas dezenas de timings secundários e terciários que a placa-mãe reajusta durate o processo de POST, então toda vez que mudar algo, tem que reiniciar para refazer esse processo.

54 minutos atrás, Bruno.MP4 disse:

A mudança da frequência pode está interferindo nisso? 

Estou receoso por essa mudança com medo de acontecer alguma coisa futuramente tal como estragar algum componente.

Vide acima.

Em todo caso, o que vai causar problema para seu hardware é tensão excessiva, mas eu duvido que você tenha mexido nisso.

Postado

@Imakuni Não entendi muito bom, pois essa placa-mãe suporta até 4000Mhz pelo que vi na ficha técnica
Então não faz sentido ele está puxando em 2400Mhz inicialmente

A config pelo Easy ele segura também pelos teste que fiz a qual fiz direto pelo BIOS ele não segurava a configuração pois o XMP nem tem opção de ligar ele.

Segue o anexo da configuração dentro  da BIOS: 

Quando eu setava a frequência dentro da BIOS em 2900 ou 3000 e depois salvava ele reniciava o computador mas quando eu abria a frequência ele se mantém no 2400Mhz 

De fato o unico jeito que deu certo foi utilizando pelo programa auxiliar da placa-mãe o Easy.

Caso eu tiver fazendo alguma coisa errada pode me informa pois meu conhecimento sobre memória ainda é raso, possa ser que eu tenha configurado algo errado de dentro da BIOS por isso a config não segurava.

Mudança dentro da bios.PNG

Postado
9 minutos atrás, Bruno.MP4 disse:

@Imakuni Não entendi muito bom, pois essa placa-mãe suporta até 4000Mhz pelo que vi na ficha técnica

De novo, o processador não impõe limitação na RAM. Inclusive, ele nem sabe direito o que ela está fazendo, ele só pede informação e a RAM entrega. Quem definite tudo sobre a memória é única e exclusivamente a placa-mãe.

No caso, assumindo que a BIOS esteja atualizada, você tem uma B560 que é liberada para overclock de RAM. Se ainda não fez isso, pare e atualize antes de continuar mexendo.

Então não faz sentido ele está puxando em 2400Mhz inicialmente

Porque esse é um dos valores padrão que a RAM roda até que você mande a placa-mãe fazer diferente.

A config pelo Easy ele segura também pelos teste que fiz a qual fiz direto pelo BIOS ele não segurava a configuração pois o XMP nem tem opção de ligar ele.

Tá, mas peraí. Mexer com RAM não é questão de só mudar a frequência, tem que também ajustar a tensão do pente e os timings primários. Se você não fez isso, é claro que vai dar problema.

Outra coisa, olhando seus pentes, eles são absolutamente HORROROSOS. Prefil de 3000mhz com CL22? Isso é uma procaria. Claro que se você tunar e conseguir arrumar, beleza, mas se não, são pentes beeeeeeem ruims.

Para facilitar sua vida, tire o pente desigual e fique só 16gb, já é suficiente. Coloque nos slots 2 e 4, e a partir daí você pode começar a ajustar as coisas manualmente. Passe aí um tempo vendo vídeos e tutoriais de overclock de RAM para ter uma ideia do que fazer.

Postado

@Imakuni Entendi no caso esse CL22 e triste mesmo, penso em futuramente em troca-las

Como foi uma aquisição barata atualmente é o que posso utilizar.

Nesse caso especifico que eu manteria as 3 memórias até comprar novas, seria melhor deixa no padrão ou fico dessa forma com a frequência mais alta e demorando para iniciar.

Se for questão só de esperar não dando nenhum tipo de problema eu não me importo de fato

Pois no ato da compra das memórias eu não estava ciente sobre CL16 e CL22 eu só comprei no ***** pela frequência mesmo.

• Solução
Postado

O melhor é você fazer o overclock manualmente para conseguir o máximo de desempenho pro seu hardware.

Não invente de comprar ainda mais ram, não precisa disso. Só tente vender seu pente desigual para ganhar uns trocados e deixe por isso mesmo, não é como se o seu processador fosse lá muito bom para precisar de RAM topo de linha.

Postado

@Imakuni Entendi, no caso o máximo que consegui mexer foi deixando em 2900Mhz em 3000Mhz o PC não liga. 
Acho que vou deixar dessa forma mesmo já que foi o melhor resultado que obtive, mesmo demorando para iniciar 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!