Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias DDR4 3600Mhz funcionando a 2400Mhz...


Posts recomendados

Fala pessoal, beleza?

Estou com uma dúvida com relação a frequência das memórias do meu PC. Possuo a placa-mãe ASRock Steel Legend B550M, meus pentes são 2x16GB DDR4 3600Mhz Kingston Fury RGB mas só estão setando em 2400Mhz. gostaria de fazer elas funcionarem em overclock a 4200Mhz. Alguém saberia como fazer pra me ajudar? Desde já agradeço a atenção.

WhatsApp Image 2023-05-31 at 11.01.55 (1).jpeg

WhatsApp Image 2023-05-31 at 11.01.55 (2).jpeg

WhatsApp Image 2023-05-31 at 11.01.55 (3).jpeg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wisage É bem simples fazer o OC das memórias, siga os passos abaixo:

 

  • Reinicie o computador e acesse o BIOS pressionando a tecla designada durante a inicialização. Geralmente, é a tecla "Delete", "F2" ou "F10", mas pode variar dependendo do fabricante da placa-mãe.
     
  • Dentro do BIOS, procure por uma seção relacionada à configuração de memória. Isso pode variar dependendo do BIOS, mas é comumente encontrado nas opções de "Advanced" ou "Overclocking".
     
  • Procure por configurações relacionadas à frequência da memória ou "DRAM Frequency". Aqui você poderá selecionar a frequência desejada. Selecione 4200MHz.
     
  • Além da frequência, você pode precisar ajustar outras configurações relacionadas à tensão da memória ou aos tempos de latência (timings). Essas configurações podem ser encontradas nas seções relevantes do BIOS.

    Se você não se sentir confortável em fazer o overclock manualmente, também pode considerar o uso de perfis XMP (Extreme Memory Profile) se eles estiverem disponíveis no BIOS da sua placa-mãe. Os perfis XMP são predefinições de overclock fornecidas pelo fabricante da memória que permitem que você selecione automaticamente configurações de frequência e temporização otimizadas para suas memórias específicas.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem a opção de usar o perfil XMP, mas com voce quer ir além, daí tem que usar os parâmetros custom, como o colega sugeriu... Se fosse nos 3600, ficaria melhor usando o perfil XMP, pois fica melhor do que o automático da placa-mãe...

 

Recomendo verificar os parâmetros da memória com o AIDA 64, daí voce tem uma base de como pode configurar.. CL 17/18,19... e outros parâmetros.

 

Um exemplo..., porém recomendo que teste sempre com o memtest 64bits antes de iniciar o sistema operacional, na primeira vez com os parâmetros a testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As memórias rodam por padrão dentro do perfil SPD por questão de segurança, no seu caso esse perfil é limitado a 2400MHz, cabe ao usuário ativar manualmente o XMP quando iniciar o PC pela primeira vez (ou toda vez que reiniciar as configurações de fábrica da placa-mãe).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Achei uma lista de memórias suportadas em OC com ryzens, direto da AMD...

 

Lista de compatibilidade de memória com overclocking do processador Ryzen

 

 


Queria ao menos fazer elas funcionarem em 3600Mhz ou em 3200Mhz. 2400Mhz é paia demais. Tá dando sttutering nos jogos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As minhas memórias BalistX de 2400, suportam bem 3200 MHz, bem digo que liga... pois não dá tannnnta diferença assim no desempenho...

As minhas Crucial normais de 2400, suportam só 2666 MHz, além disso não liga.

Vale a pena trocar as memórias hehe, as minhas paguei 200,00 em 2 pentes de 8G 4000Mhz CL19. Nesse tópico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

As minhas memórias BalistX de 2400, suportam bem 3200 MHz, bem digo que liga... pois não dá tannnnta diferença assim no desempenho...

As minhas Crucial normais de 2400, suportam só 2666 MHz, além disso não liga.

Vale a pena trocar as memórias hehe, as minhas paguei 200,00 em 2 pentes de 8G 4000Mhz CL19. Nesse tópico...


Mas são memórias compradas lacradas. São de 3600Mhz. Deveriam funcionar nesta frequência ou ao menos em 3200Mhz que é o padrão do processador. Usava um par Kingston Hyper-X de 2400Mhz num Ryzen 7 1700X e conseguia colocar elas pra rodar à 3200Mhz numa ASUS Prime B450-A...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummmmmm Na minha também liga a 2666Mhz e preciso setar manualmente qual é o perfil que quero ou o multiplicador que pretendo usar. A minha o XMP dá só a opção de 4000Mhz CL19, e dá erro assim. Então eu deixei em 3600 CL16. Mas preciso setar manualmente alguns parâmetros.

Na sua placa está na aba OC Tweaker, na opção DRAM Frequency, ou no Load XMP Setting. O que aparece lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rodrigo J Polette disse:

Hummmmmm Na minha também liga a 2666Mhz e preciso setar manualmente qual é o perfil que quero ou o multiplicador que pretendo usar. A minha o XMP dá só a opção de 4000Mhz CL19, e dá erro assim. Então eu deixei em 3600 CL16. Mas preciso setar manualmente alguns parâmetros.

Na sua placa está na aba OC Tweaker, na opção DRAM Frequency, ou no Load XMP Setting. O que aparece lá?


Quando chegar em casa eu abro a BIOS e te mando uma imagem...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!