Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal estou querendo montar um PC até com uma i5 13600k, mas dependendo do que responderem em outro tópico (i5 12400f) vamos pensar no i5 13600k. 

Um ASUS H610 aguenta esse processador junto com uma RTX 3060? 

A linha B tá com preço bem salgado. 

Não tenho intenção de fazer grandes upgrades. Se fizer vai ser com mais RAM ou no máximo um i7. 

Mas daqui uns 6 anos faz mais sentido comprar um setup todo novo. Exceto em um caso. A b760m da TUF ASUS que há tem PCI ex 5.0. Entretanto sinceramente não sei se vale o investimento, mesmo colocando um i9. Duas gerações de Intel e um i5 desbanca um i7 e no máximo isso. Pois além desse tempo já trocou o socket. 

Se eu fiz um upgrade em 6 anos um i5 19600k vai humilhar qualquer i9 da 13g.

Postado

O i5-13600K/KF tem consumo (TDP) elevado, as placas H610 não tem VRM para suprir este consumo, note que a maioria nem dissipador no VRM tem - a exceção (meia boca) é a ASUS Prime H610M-A, mas esta sumida do mercado; então pode ocorrer thermal throttling, o clock do CPU diminui porque o VRM esquentou muito e cortou a alimentação.

Do que adianta ter um CPU "high end" capado? Então se quer um CPU "high end", de preço alto, não economize em placa-mãe, pegue uma que não limite o CPU, pelo menos uma Gigabyte B660M GAMING X - R$ 990,00, que por usar DDR4 mantem o preço do kit mais baixo.

• Curtir 2
Postado

@1lokos ótimo, vou considerar essa informação bem importante. 

Uma ASUS ou gigabyte H610 aguenta sem problemas até qual i5 da 12° ou 13°

Dependendo do processador que o pessoal me indicar não justifica o custo em uma MOB superior. 

Postado
3 minutos atrás, Leonardobg7 disse:

Uma ASUS ou gigabyte H610 aguenta sem problemas até qual i5 da 12° ou 13°

O H610 só aguenta até i5 12400 ou i5 13400. Não tem como colocar o processador mais parrudo em uma placa-mãe fraca de entrada.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!