Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

atualmente tenho 8gb 3000mhz e quero comprar mais 8gb de 3200 (eu sei que as duas irao ficar limitadas em 3000mhz, mas a diferença de preço é tão mínima no aliexpress que nem compensa pegar de 3000), ou poderia comprar 2x8 de 3200mhz. Vcs acham que compensa comprar duas de 3200 e deixar uma de 3000 guardada? O pc é um r5 5600g na vega 7 e os jogos que jogo são competitivos como valorant e csgo. Eu já vi muitos videos de teste, porém todos eles eram com memórias de 3200, quantos % de desempenho devo perder nesses jogos?

• Membro VIP
Postado

A diferença  de desempenho causada por essa redução de 200MHz na frequência das memórias é irrisória, mas o que PODE acontecer é que por usar memórias RAM com chips que provavelmente são diferentes, a placa-mãe pode ter problemas na hora de carrega o perfil XMP de ambas as memórias e "setar" latências não muito boas, causando mais perda de desempenho (isso também dificulta pra tu manualmente mudar esses timings) mas mesmo essas duas coisas em conjunto, com um Ryzen 5000 não tem muito com o que se preocupar, isso era mais relevante nos ZEN e ZEN+

Mas agora falando com base em relatos de outros usuários, e minha experiência própria, tu provavelmente consegue colocar esse seu módulo de 3000MHz em pelo menos 3200Mhz de maneira estável sem problemas, se tu não tiver experiência e quiser tentar, O Ryzen DRAM Calculator ajuda bem nisso pra iniciantes.

Postado
30 minutos atrás, Felipe93929 disse:

atualmente tenho 8gb 3000mhz e quero comprar mais 8gb de 3200 (eu sei que as duas irao ficar limitadas em 3000mhz, mas a diferença de preço é tão mínima no aliexpress que nem compensa pegar de 3000), ou poderia comprar 2x8 de 3200mhz. Vcs acham que compensa comprar duas de 3200 e deixar uma de 3000 guardada? O pc é um r5 5600g na vega 7 e os jogos que jogo são competitivos como valorant e csgo. Eu já vi muitos videos de teste, porém todos eles eram com memórias de 3200, quantos % de desempenho devo perder nesses jogos?

200mhz não muda nada, apenas compre o segundo pente e faça o OC manualmente para o máximo que você conseguir.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Felipe93929 disse:

@Imakuni com essa minha juhor dá certo? kkkkk porque ela ta estranha no cpuz, a dram frequency fica alternando muito as vezes fica 1200 1333 933 e por aí vai

imagem_2023-06-10_221423703.png

@Imakuni  aproveitando que voce já está aqui, a frequência da ram é normal ficar instável?

Postado
6 minutos atrás, Felipe93929 disse:

@Imakuni  aproveitando que voce já está aqui, a frequência da ram é normal ficar instável?

É, tem alguma coisa muito errada aí. A memória estar em 1866 não é normal, o mínimo seria 2133... você ativou o xmp?

Postado

@Imakuni eu não ativei o xmp porque estou atualmente com um processador que funciona no máximo em 2666mhz, o estranho é que é só no cpuz, quando vou no gerenciador de tarefas está lá 2666mhz

Postado
4 minutos atrás, Felipe93929 disse:

eu não ativei o xmp porque estou atualmente com um processador que funciona no máximo em 2666mhz

Ignore o processador, o 5600g não impoem limite para a RAM. Só quem vai fazer isso é a placa-mãe, que você não mencionou.

4 minutos atrás, Felipe93929 disse:

o estranho é que é só no cpuz, quando vou no gerenciador de tarefas está lá 2666mhz

Não confie no gerenciador de tarefas.

De qualquer forma, atualize sua BIOS e ative o xmp. Depois atualize também o CPUZ para a versão mais recente e veja o que ele diz.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!