Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escopo de empresa de Recuperação de dados / backup após falha de banco de dados


Posts recomendados

Pessoal boa tarde! Desculpem "invadir" o espaço de vocês, mas estou mesmo desesperada. Sou completamente leiga e portanto o que vou expor aqui certamente e uma mera banalidade pra vocês mas pra mim e quase questão de vida ou morte rsrs. Trabalho em uma empresa q usa um software terceirizado para gestão dos dados e informações.

 

A dois meses atrás com a missão de organizar o sistema que estava e ainda esta uma bagunça acabei excluindo algumas categorias de informações e isso afetou toooodoo o banco de dados e registros anteriores. Ou seja o banco de dados agora não serve pra quase nada. Perguntei ao suporte como e feito o backup e qual a versão mais antiga para restauração e eles me disseram que não fornecem este "serviço de restauração" para clientes e que o backup é apenas para segurança interna... ou seja, desconfio mesmo que eles nem façam backups.

 

 Agora seguem alguns apontamentos e questionamentos que gostaria que me ajudassem a entender e como proceder:

1 - Se a exclusão destas categorias poderiam afetar os dados anteriores considero uma grande falha do sistema que exista a possibilidade de serem excluídas, esta correta a minha compreensão?.

2 - Caso eles não façam mesmo o backup do sistema existe a mínima possibilidade de fazer a recuperação destes dados por algum outro procedimento?

3 - Uma empresa de software pode mesmo se negar a corrigir esta situação (seja pela restauração de backup ou outra forma) considerando que o erro primordial foram deles que não protegeram esta categoria de dados.   

4 - É possível "exigir" isto de maneira legal caso o dono do software se negue a fazer esta recuperação?

5 - Existiria a possibilidade de um profissional de fora da empresa acessar estas informações e recupera-las?

 

Gente to bem envergonhada mas para além da minha vergonha esta o desespero rsrs

 

Fico imensamente grata a quem puder me ajudar!

 

Abs

       

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi vcs não tem TI e é uma empresa terceirizada que fornece o banco de dados? Qual o sistema? (claro, não passe nada sigiloso ou que entregue algo que vai te prejudicar)

Até onde vai meu conhecimento, se não estiver especificado em contrato, a empresa terceirizada não tem obrigação com a entrega do backup(se tiver backup), sua única obrigação legal é manter o banco em funcionamento, e esse backup que eles "fazem" é para esse fim. Mas meu conhecimento sobre isso é pouco, espere alguém especializado responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Oi Swalls, obrigada por responder!

 

Você esta realmente certo em relação a não haver nenhuma obrigação legal sobre os backups exceto quando especificado em contrato... no entanto, o contratante (meu chefe), sequer assinou um contrato ou foi informado sobre não existir um backup e os danos que isso poderia ocasionar. 

 

E sim, você entendeu corretamente, não temos TI e esta empresa nos fornece um ERP voltado para o agronegócio.

 

Você sabe me dizer se teria alguma outra forma de restaurar / resgatar / trazer de volta / colocar os trem tudo no lugar de novo (rsrsrs) que não seja via backup? 

 

Obrigada!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pollyscampos Eu até sei como, mas como não tenho a base sólida de como está armazenado, qual seu ERP, que tipo de banco de dados usa, etc, não há muito o que eu possa fazer. (recuperação também não é minha área, sou dev)

Se o ERP que eles fornecem permite se auto-destruir com alguns cliques sem opções de roll-back ou "desfazer alterações", então não é um bom ERP.(estou falando por cima, não conheço o ERP).
dos que eu acho que entendem do assunto, tem o @Mega Blaster , o @ozzy_RJ, ou o mestre @arfneto.

o arfneto quase certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • OPiantino alterou o título para Escopo de empresa de Recuperação de dados / backup após falha de banco de dados
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!